Com a chegada do frio e os sintomas da gripe, procuramos bebidas quentes. Vamos mostrar-lhe sete excelentes opções de chás para a gripe que aliviam. Porque é fatal como o destino, quando chega o frio, normalmente somos atingidos, principalmente quando se tem crianças na escola. Quando estamos com gripe nas estações mais frias, sentimos que as bebidas quentinhas nos ajudam imenso.
Estas bebidas são uma necessidade que permite encurtar os episódios de gripe. Embora estes problemas sejam inevitáveis, há formas de os minimizar. Numa estação em que se convive diariamente com o frio e com a chuva, o chá encontra-se entre as melhores formas de prevenção da gripe. Saiba quais são as opções desta bebida que deve ter em sua casa.
7 chás para a gripe: alívio natural e reconfortante
O que é a gripe sazonal?
A gripe consiste numa doença aguda viral que consegue afetar as vias respiratórias. É através das partículas de saliva de uma pessoa infetada com a doença que o vírus da gripe é transmitido. A transmissão surge quando as partículas de saliva são expelidas através da tosse e dos espirros. Além disso, o vírus pode ser transmitido através das mãos, do contacto direto com partes do corpo ou até com o contacto com superfícies contaminadas.
Normalmente, o tempo decorrido entre o momento em que alguém é infetado e o surgimento dos primeiros sintomas é de 2 dias. Contudo, este período pode variar entre 1 a 5 dias. O período de contágio tende a iniciar 1 a 2 dias antes do início dos sintomas, durando até sete dias depois.
Geralmente, a gripe é uma doença de curta duração. Os respetivos sintomas apresentam uma intensidade ligeira a moderada. Normalmente, a recuperação completa tende a surgir após 1 ou 2 semanas. No entanto, a recuperação pode ser mais demorada nas pessoas idosas e nos doentes crónicos. Aliás, nos grupos de risco, o risco de complicações também é maior.
Diferenças entre a gripe e a constipação
Ambas são as infeções respiratórias mais comuns. Acontecem frequentemente nas estações do outono e do inverno. No entanto, a gripe e a constipação são diferentes, apesar de partilharem alguns sintomas.
É frequente alguém achar que está com uma gripe quando, na verdade, só está com uma grande constipação. As constipações ocorrem duas vezes por ano, em média, isto nos adultos. Nas crianças, pode haver 10 constipações. Acontece antes de desenvolverem o seu sistema imunitário. Já a gripe é bastante menos comum.
Eis as principais diferenças entre gripe e constipação
Na febre
Ela está raramente presente na constipação. No entanto, na gripe, tende a ser elevada.
Dor de cabeça
Tende a ser rara na constipação, mas é forte na gripe.
Dor no corpo
Costuma ser ligeira na constipação. No entanto, é frequente e intensa na gripe.
Fadiga e fraqueza
Normalmente, é ligeira na constipação. Contudo, é frequente e mais intensa na gripe.
A exaustão
Enquanto na constipação a exaustão é inexistente, no início da gripe é intensa.
O nariz entupido
É bastante comum na constipação, sendo ocasional na gripe.
Os espirros
Este sintoma é muito frequente na constipação, sendo ocasional na gripe.
A garganta inflamada
Também é muito frequente na constipação, enquanto surge por vezes na gripe.
A tosse e a sensação de peso no peito
Estes sintomas na constipação são distintos. A tosse é seca, habitualmente. Além disso, tende a apresentar-se de forma ligeira a moderada. Já na gripe a tosse é intensa e até pode ser acompanhada por expetoração.
As complicações
As complicações associam-se comummente a congestão nasal e a dor de ouvidos na constipação, enquanto na gripe as complicações associam-se frequentemente a bronquite, pneumonia e otite.
Métodos para prevenir a gripe
Existem diversas estratégias que permitem evitar a gripe. A vacinação anual é das mais eficazes. No entanto, há outros cuidados a ter que são importantes. Reunimos um conjunto de métodos que podem ajudar a reduzir a probabilidade de contágio, nomeadamente:
1 – Lavar as mãos com água e sabão. Faça-o frequentemente. Se não for possível, use toalhetes desinfetantes ou álcool gel;
2 – Em épocas de gripe, é importante evitar estar espaços fechados, sempre que possível. Evite locais como centros comerciais e salas de espera de hospitais;
3 – É também importante evitar a proximidade com pessoas que apresentem sintomas gripais, nomeadamente: dores musculares, falta de ar, febre, tosse, vómitos e diarreia;
4 – Se tiver sintomas gripais, após usar os lenços de papel, coloque-os no lixo;
5 – É também importante evitar tocar nos olhos, nariz e boca sem ter lavado as mãos;
6 – A pessoa infetada deve ainda reduzir (dentro do possível) o contacto com outras pessoas;
7 – No momento de espirrar e tossir, convém proteger a boca com um lenço de papel ou com o antebraço. É importante ter em conta que as mãos não devem ser usadas para este efeito, porque elas podem contaminar as superfícies em que tocam;
8 – Tenha o cuidado de lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar ou tossir.
7 chás bons aliados contra a gripe
1 – Chá de poejo
Este chá é indicado para cenários de constipação, tosse e gripe;
2 – Chá de equinácea
Os cientistas associam a planta equinácea a diversos benefícios. Segundo os estudos, ela contém propriedades anti-inflamatórias e fortalecedoras do sistema imunitário. Por isso, o consumo deste chá pode ajudar a prevenir as complicações associadas à gripe;
3 – Chá de alecrim
Esta bebida é útil em situações de gripe. No entanto, este chá também é recomendado em casos de infeções externas e rouquidão;
4 – Chá de eucalipto
Esta bebida tem grande utilidade em casos de tosse, asma, bronquite, constipações e gripe;
5 – Chá de perpétuas roxas
Esta bebida atua ao nível da tosse e da inflamação da garganta. A bebida também atua em cenários de bronquite, dores de cabeça e certos problemas associados às cordas vocais;
6 – Chá de carqueja
Este chá é uma boa ajuda para a constipação, dores de cabeça, tosse e gripe;
7 – Chá de gengibre
Esta bebida pode ser uma boa ajuda no tratamento de gripes e constipações. O chá de gengibre contém propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antisséticas.