São atrações turísticas populares com um motivo de interesse incomum: as assombrações tornam estes castelos imperdíveis. Conheça 7 castelos e palácios assombrados.
Todas as pessoas sentem arrepios com histórias de fantasmas. Há algumas delas que envolvem castelos. Uma vez que estas construções têm uma história ligada a algumas das famílias mais poderosas das regiões onde se encontram, facilmente são associadas a histórias do sobrenatural.
Coisas muito assustadoras aconteceram nestes castelos. Há passados mórbidos e cruéis que podem originar que no presente alguns destes castelos fiquem assombrados. Os fantasmas realmente existem. Pelo menos o povo diz que sim e que estes habitam os castelos que iremos partilhar consigo. Estas construções até são bastante visitadas por turistas de todo o mundo.
No presente artigo do NCultura, apresentaremos castelos que supostamente têm fantasmas por lá… Fique a conhecer atrações turísticas populares com um motivo de interesse incomum: as assombrações tornam estes castelos imperdíveis.
7 castelos e palácios assombrados e os seus fantasmas. Um é português!
1 – Palácio de Versalhes
Esta construção encontra-se em França. Maria Antonieta viveu por muitos anos neste palácio. Segundo o povo local, o famoso Palácio de Versalhes abrigaria fantasmas. Os fantasmas de Maria Antonieta e da sua corte por lá permanecem.
Após Maria Antonieta ter morrido na guilhotina, punição realizada em plena Praça da Concórdia, o espírito de Maria Antonieta ter-se-ia mudado para o Petit Trianon. É dentro de Versalhes que Maria Antonieta permanece até aos nossos dias. Há quem diga que ela já foi vista por lá várias vezes.
2 – Castelo de Predjama
Este castelo localiza-se na Eslovénia. Segundo o povo local, neste monumento, viverá o fantasma de Erasmo de Predjama. Trata-se de uma espécie de “Robin Hood esloveno”. Erasmo de Predjama foi um cavaleiro que conseguiu resistir durante um ano ao cerco realizado pelas tropas da Áustria. A localização do castelo de Predjama fez com que Erasmo de Predjama pudesse fugir para obter suplementos fora do castelo e regressar, sem ser apanhado.
No entanto, um dos seus empregados traiu Erasmo de Predjama e ele foi preso e morto. Desde então, o fantasma de Erasmo de Predjama continua no seu castelo, como uma assombração.
3 – Palácio de Liria
Este palácio encontra-se em Espanha. Segundo o povo local, o Palácio de Liria será a casa do espírito de uma imperatriz francesa. Esta construção espanhola é considerada uma das residências de Madrid mais extraordinárias.
No Palácio de Liria, há uma coleção maravilhosa de obras de artes, entre os destaques estão as pinturas de El Greco e Goya. Neste palácio, o fantasma da Imperatriz Eugénia de Montijo ainda permanece a assombrar a habitação. Eugénia foi esposa de Napoleão III. Esta mulher morreu num dos quartos, tinha então 94 anos.
4 – Torre de Londres
Esta torre tornou-se num dos principais pontos turísticos da capital do Reino Unido. A Torre de Londres é um símbolo de Inglaterra. Esta torre fica próxima do rio Tâmisa (ou Tamisa). A Torre de Londres é composta por um conjunto de edifícios. Este espaço já serviu de prisão, de residência real, de arsenal e até de câmara do tesouro das joias da coroa.
Existe a crença de que o espírito de Ana Bolena permanece a habitar a Torre de Londres. Ana Bolena foi a segunda esposa do rei Henrique VIII. Esta mulher foi decapitada na Torre de Londres. Por isso, o povo local refere que o fantasma sem cabeça de Ana Bolena ainda permanece na Torre de Londres.
No entanto, neste caso, o povo vai mais longe, pois defende que há outros fantasmas na Torre. Segundo consta, teriam sido vistas pessoas ilustres como o rei Henrique VI (que foi esfaqueado, mais precisamente na capela da torre Wakefield), o príncipe Eduardo V e o duque de York.
Ambos os irmãos teriam sido trancados pelo seu tio Ricardo III na torre para este manter o seu reinado sem receio de perder o trono. Os irmãos desapareceram sem deixarem vestígios.
5 – Castelo de Edimburgo
Este castelo encontra-se na Escócia. O Castelo de Edimburgo é uma fortaleza imponente situada bem no centro da cidade. Neste castelo, estariam diversos fantasmas. No entanto, o principal deles é o do flautista solitário.
Segundo reza a lenda, teria sido ordenado que ele tocasse para entrar nas passagens secretas do Castelo de Edimburgo. No entanto, nunca mais conseguiu sair de lá. Segundo conta o povo local, a alma do flautista estaria presa no subsolo e as pessoas que visitam o Castelo ainda conseguem ouvir o som de sua gaita de foles.
Leia também:
- Os 6 castelos no Alentejo preferidos pelos espanhóis
- Castelo do Adriano: construiu com os filhos um castelo de sonho em Portugal
- 15 dos castelos mais bonitos de Portugal
6 – Castelo de Bran
Este edifício está presente na Roménia. O Castelo de Bran já ganhou o apelido de “Castelo do Drácula”. Existem grandes semelhanças entre este castelo e o castelo descrito no livro do Drácula, de Bram Stocker. Provavelmente, o Castelo de Bran terá servido de inspiração.
O romancista, poeta e criador de contos Bram Stocker ficou mundialmente conhecido por causa do seu romance gótico Drácula. Drácula, do irlandês Bram Stocker, foi a principal obra no desenvolvimento do mito literário moderno do vampiro.
Segundo consta, no quarto andar deste castelo, algumas criaturas míticas da mitologia romena circulam livremente, nomeadamente fantasmas e lobisomens.
7 – Palácio Nacional de Mafra
O conjunto arquitetónico português que surge nesta lista é o Palácio de Mafra, frequentemente referido como convento de Mafra. Este Palácio é uma referência em Portugal.
A obra megalómana tornou este monumento num dos mais icónicos de Portugal. O Palácio Nacional de Mafra está rodeado de mitos. Segundo o povo local, no palácio, estarão os espíritos dos trabalhadores que morreram quando trabalhavam na construção desta incrível obra.
No Palácio Nacional de Mafra, também se chegou a defender a presença de enormes ratos mutantes. Estes animais circulariam nos túneis do palácio central.
Informação Útil:
Localização GPS: 38º56’12” N 9º19’34” O
Morada: Terreiro D. João V, Mafra
Contactos: 261 817 550
Preço dos bilhetes:
O preço normal do bilhete de adulto é de 6€ (este bilhete integra Arte Sacra e Núcleo Conventual, Paço Real e Biblioteca).
No entanto, existem vários descontos de que pode usufruir se reunir certos requisitos, tais como:
– cartão Jovem – 50%;
– cartão de Estudante – 50% ;
– idade igual ou superior a 65 anos – 50%;
– bilhete Família (2 adultos + mínimo 2 filhos, menores de 18 anos) – 50%.
Há ainda contextos em que a visita pode ser gratuita, como acontece nos seguintes casos:
– aos domingos e feriados para cidadãos residentes em território nacional;
– para crianças até aos 12 anos, inclusive;
– visitantes em situação de desemprego, residentes na União Europeia (nota: desde que devidamente comprovado através de documentação).