Há destinos rurais que são verdadeiramente maravilhosos. Uns são pouco conhecidos, mas apresentam uma riqueza encantadora.
No nosso país, não faltam pequenas aldeias fascinantes. Algumas das mais espetaculares encontram-se no Centro do nosso país. Alguns destes paraísos rurais podem não ter a popularidade de alguns destinos mais famosos, mas não deixam de ser destinos perfeitos para uma escapadinha de sonho.
Há aldeias que proporcionam experiências que ficam para sempre na nossa memória. Além de estarem presentes num local de grande beleza natural, estas aldeias apresentam um património rico e diversificado, com um conjunto de atrações incrível.
Há destinos rurais que são verdadeiramente maravilhosos. Uns são pouco conhecidos, mas apresentam uma riqueza encantadora.
7 aldeias quase secretas no Centro de Portugal
1 – Foz d’Égua
Esta aldeia encontra-se presente bem no coração da Serra do Açor. Foz d’Égua situa-se no concelho de Arganil, mais precisamente. Esta aldeia apresenta uma beleza verdadeiramente incomum.
Foz d’Égua encontra-se perfeitamente enquadrada num cenário de grande beleza natural. As casas encontram-se em perfeita harmoniza com a Natureza. O mesmo acontece com as pontes (de madeira e de pedra), os moinhos, o santuário…
Por apresentar tantas atrações, esta aldeia pitoresca revela-se um destino perfeito para todos os amantes da Natureza e para todos os adeptos de aventuras. Em Foz d’Égua, vive-se uma experiência imperdível, inesquecível.
2 – Candal
Esta aldeia está integrada na popular Rede das Aldeias do Xisto. Candal é uma das 27 aldeias do Xisto que se encontram no centro de Portugal. Esta aldeia encontra-se encaixada na belíssima Serra da Lousã.
Portanto, está num cenário de grande beleza natural. Candal apresenta-se numa colina voltada a Sul. Esta aldeia pitoresca é reconhecida como a mais desenvolvida das aldeias serranas, sendo uma das aldeias serranas mais visitadas. Nesta aldeia, poderá usufruir de momentos de verdadeira tranquilidade.
Nesta aldeia pode descansar, enquanto descobre um mundo rural fascinante, repleto de atrações. A Ribeira do Candal é um elemento importante para a aldeia, dando ainda mais encanto a este paraíso rural.
As casas em xisto são as construções mais populares da aldeia, mas há outras atrações fantásticas, como o miradouro local que dá acesso a vistas deslumbrantes. O Baloiço do Trevim encontra-se a 1200 metros de altitude. Trata-se de uma atração que mexe com as emoções, fruto do cenário. A paisagem local é arrebatadora!
3 – Sobral de São Miguel
Este maravilhoso destino rural encontra-se presente na Covilhã. Nesta aldeia, há menos de 300 habitantes. No entanto, há muitos encantos em Sobral de São Miguel. Há muita beleza no “coração do xisto”. É desta forma que Sobral de São Miguel é apelidada.
Esta aldeia apresenta um dos maiores aglomerados de edifícios em xisto do nosso país. No entanto, a grande maioria das construções encontra-se rebocada e pintada predominantemente de branco. É de Sobral de São Miguel que se exporta xisto para o mundo.
Esta aldeia romana apresenta diversas construções feitas em xisto. A Igreja de São Miguel (Matriz) é uma das várias atrações presentes nesta aldeia. Há outras construções religiosas na aldeia, nomeadamente a Capela de Santa Bárbara e a Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem (Pereiro).
4 – Pena
A Aldeia da Pena proporciona uma experiência memorável. Esta aldeia encontra-se abrigada pelos Penedos de Góis, estando bem escondida num vale profundo. A Aldeia da Pena está assim num contexto peculiar que leva a que tenha poucas horas de luz por dia.
Na entrada desta aldeia, um castanheiro secular e monumental apresenta-se. Ele serve de ponto de partida para a visita. Este castanheiro encontra-se junto à ponte sobre a Ribeira da Pena.
Esta aldeia pitoresca encontra-se abrigada pelos belos e colossais Penedos de Góis. A ribeira local apresenta água cristalina. Ela contribui para que o visitante se sinta acolhido, por via do cenário verdadeiramente encantador.
A Aldeia da Pena é uma das doze Aldeias do Xisto presentes na Serra da Lousã. Nesta pequena aldeia, há uma única rua e várias quelhas que desenham a malha urbana da aldeia. A Aldeia da Pena apresenta um casario típico, feito em xisto e quartzito.
Há apenas uma dezena de casas nesta aldeia, havendo menos moradores do que casas. O Parque Florestal da Oitava, a alminha (que é o único elemento de vocação religiosa da aldeia) e o fontanário (que se trata de um elemento bastante apreciado pelos habitantes locais) são algumas das atrações da aldeia, além da beleza natural arrebatadora que circunda esta singela aldeia.
5 – Fajão
Há destinos rurais memoráveis. Este é um dos que se visita e fica para sempre na nossa memória. Pelo património natural que circunda a aldeia e pelo conjunto de atrações que apresenta, esta aldeia pitoresca revela-se um destino perfeito para uma escapadinha.
Fajão é uma das aldeias que integra a rede das “Aldeias do Xisto”. A aldeia do Xisto de Fajão está situada na serra do Açor, encontrando-se sobre a nascente do rio Ceira. A aldeia Fajão fica encastrada entre penedos de quartzito, num cenário de rara beleza. Além das casas típicas, esta encantadora aldeia apresenta um vasto património.
O Museu Monsenhor Nunes Pereira é um dos espaços de visita obrigatória. A Igreja Matriz é outra atração imperdível. Nela destacam-se os vitrais de Monsenhor Nunes Pereira. Outra construção religiosa bastante popular é a Capela de N. Sr.ª da Guia.
Nesta capela, estão presentes pinturas de matriz religiosa de Guilherme Filipe. Este famoso e ilustre Fajaense foi discípulo de Malhoa, nome emblemático da História da Arte de Portugal.
Leia também:
- 8 das melhores praias fluviais do Centro de Portugal
- Uma das mais belas aldeias do mundo fica no Centro de Portugal
- As 25 melhores praias do Centro de Portugal que tem de conhecer
6 – Ferraria de São João
A aldeia Ferraria de São João tem um nome comprido. No entanto, os seus habitantes chamam frequentemente apenas Ferraria à aldeia.
Ferraria de São João encontra-se presente num local onde a riqueza paisagística é inegável. O património natural que circunda a aldeia é uma das grandes atrações de Ferraria de São João. Algumas das atrações imperdíveis desta aldeia são o conjunto de currais, a Capela de São João e a Alminha da aldeia.
Esta aldeia apresenta também uma vertente cultural bastante interessante. O cariz de Ferraria de São João mantém-se profundamente rural. Os habitantes desta aldeia revelam ter sempre um espírito de entreajuda apaixonante, existindo uma interação próxima entre eles.
Em Ferraria de São João, há também uma clara aposta no turismo ativo. Esta aldeia tem um Centro de BTT. Outro dos destaques locais reside no FunTrail, um paraíso para os mais pequenos. Os amantes de caminhadas ficarão felizes em saber que nesta zona existem muitos trilhos para descobrir; muita riqueza natural para explorar.
7 – Aigra Nova
Esta aldeia pitoresca encontra-se presente no Concelho de Góis. Aigra Nova é uma aldeia de malha urbana simples, mas é na simplicidade que reside o seu encanto. A construção das casas desta aldeia é baixa e foi realizada à base de xisto.
Aigra Nova apenas tem três ruas, pequenas. No entanto, estas ruas que permitem atravessar a aldeia proporcionam uma experiência encantadora. As casas presentes em Aigra Nova foram erigidas com blocos de xisto. As habitações são singelas.
Elas obedeceram a regras de construção que visavam permitir que as habitações conseguissem resistir às intempéries e ao passar do tempo. As casas presentes em Aigra Nova encontram-se dispostas em aglomerados.
Normalmente, as casas apresentam dois pisos. O rés-do-chão, geralmente térreo, permitia albergar o gado e contribuía para o aquecimento da casa. Já o piso assobrado, ou primeiro andar, servia para o quotidiano.