Explore a magia do passado numa destas 7 aldeias medievais no Centro de Portugal! Encante-se com o que o centro do país tem para lhe oferecer! As aldeias medievais proporcionam experiências memoráveis. São autênticos tesouros históricos. Estes destinos permitem-nos fazer uma viagem no tempo, transportando-nos para uma época distante. Poder passear nas ruas estreitas, ver as casas de pedra e confrontar-nos com os imponentes castelos faz com que se viva momentos num espaço algo mágico, cheio de encantos e mistérios.
No centro do país, há diversas aldeias que preservam o charme e a autenticidade da Idade Média. Nestes destinos, há monumentos, histórias, paisagens deslumbrantes. Por isso, facilmente se vive algo memorável.
7 aldeias medievais de visita obrigatória no Centro de Portugal
1 – Marialva
A aldeia de Marialva está rodeada pelas muralhas que protegem o seu belo castelo. Este local encantador encontra-se na Guarda. Marialva é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
As ruas da aldeia apresentam-se ladeadas por edifícios resistentes ao tempo. As ruelas de Marialva conduzem-nos à cidadela que está cercada pelas muralhas em cujas ruínas perdemos a noção do tempo.
O castelo é o ex-libris local, um edifício mandado reconstruir por D. Sancho I, no ano de 1200. Este castelo foi ampliado mais tarde, por ordem do rei D. Dinis. Este castelo tem muita história e muitos encantos. Está classificado como Monumento Nacional.
2 – Monsanto
Monsanto está entre as doze aldeias Históricas de Portugal, sendo considerada a mais popular. A sua localização faz parte do seu encanto. A aldeia está presente no concelho de Idanha-a-Nova, no distrito de Castelo Branco.
Contudo, Monsanto destaca-se, porque se ergue a mais de 750 metros de altitude, proporcionando uma experiência bastante agradável. O cenário é de uma beleza arrebatadora.
Além dos encantos naturais que circundam a aldeia, destacam-se as casas feitas com o apoio de enormes pedregulhos. Os habitantes locais tiveram a incrível capacidade de adaptar as casas ao ambiente invulgar. As habitações foram construídas debaixo, em cima ou entre penedos graníticos gigantes.
3 – Linhares da Beira
Esta aldeia histórica é perfeita para uma escapadinha. Linhares da Beira tem um dos castelos góticos mais importantes da Beira Interior. O seu castelo e as suas torres são as maiores atrações, mas não são as únicas. Contudo, é inegável que estas construções dominam a paisagem local. O cenário que se encontra em Linhares da Beira é verdadeiramente deslumbrante, tornando-se particularmente encantador ao entardecer.
4 – Sortelha
O Nobel da Literatura realizou uma série de viagens pelas Aldeias Históricas de Portugal. José Saramago fez uma visita a Sortelha. No livro “Viagem a Portugal”, ele defendeu que “Entrar em Sortelha é entrar na Idade Média”. Por isso, estamos num destino que nos permite fazer uma espécie de viagem no tempo.
As enormes muralhas de Sortelha são parte importante desta aldeia. São elementos importantes do cenário. Caminhar pelas calçadas de Sortelha permite-nos experimentar a dureza do piso, algo que seguramente ajudou a validar a sua longevidade. Se passear pelas ruas inclinadas desta aldeia, poderá ficar a conhecer as atrações.
O Castelo de Sortelha é seguramente uma das atrações mais populares, embora atualmente se cinja aos seus antigos muros. Curiosamente, neste local, ainda está presente a bandeira portuguesa, que continua a ser hasteada.
5 – Castelo Novo
Quem visitar Castelo Novo poderá ficar a conhecer uma aldeia invulgar. Esta aldeia permite-nos viver noutra época histórica, uma experiência memorável, seguramente. Além de poder apreciar a beleza da vila que serve como testemunho de séculos de história, poderá apreciar a beleza natural que a circunda.
Contudo, não há nada melhor do que poder passear pelas ruas desta aldeia. Seguindo as pedras das ruelas, iremos dar ao castelo, elemento arquitetónico que marcou o início do desenvolvimento da vila.
José Saramago escreveu sobre Castelo Novo em Viagem a Portugal. O Nobel da Literatura partilhou a sua reação ao visitar este destino imperdível, tendo referido: “Castelo Novo é uma das mais comovedoras lembranças do viajante. Talvez um dia volte, talvez não volte nunca, talvez até evite voltar, apenas porque há experiências que não se repetem.”
6 – Castelo Rodrigo
Esta aldeia é bastante conhecida pelos peregrinos do Caminho de Santiago. As pessoas passaram, tornando a aldeia numa referência. Enquanto território fronteiriço, Castelo Rodrigo tem uma história fascinante com mais de 600 anos. A importância da povoação para a região é inegável.
No reinado de Afonso IX de Leão, Afonso IX mandou construir fortes ao longo do rio Coa, após o território ter sido conquistado aos muçulmanos. Por isso, houve uma fase em que chegou a ser a povoação mais importante da região.
7 – Castelo Mendo
Este destino perfeito para uma escapadinha encontra-se a cerca de 10 km da fronteira com Espanha. Por isso, estava num espaço geográfico que era importante proteger. Em Castelo Mendo, é impossível não ficar rendido aos encantos de um pequeno conjunto de casas que se apresentam sobre uma colina, num cenário de grande beleza.
O cenário é verdadeiramente encantador. As ruínas da Igreja da Nossa Senhora do Castelo estão presentes num dos extremos de Castelo Mendo e são reconhecidas como uma das principais atrações locais.
Sete aldeias lindíssimas, pessoalmente só visitei Sortelha e Monsanto, mas todas as outras estão marcadas em “quero visitar”.
Obrigado pelo post.
Rogério