Visite estas 7 aldeias encantadoras perto de Lisboa que são típicas e imperdíveis! Faça-se à aventura e explore toda a riqueza rural destes destinos.
O turismo rural é uma experiência cada vez mais procurada. Muitas pessoas pretendem fugir à agitação das grandes cidades, que se encontram repletas de solicitações. As cidades possuem inúmeras atrações que tornam o quotidiano caótico. Existem diversas atividades stressantes na vida das cidades, algo que não acontece nas aldeias.
Por isso, muitos optam por procurar a tranquilidade das aldeias para passarem férias ou para uma escapadinha. Existem aldeias típicas perto de Lisboa que são ideais para uma escapadinha. Passar uns dias nestas aldeias representa viver um sonho.
São destinos que reúnem um conjunto de atrações fantástico que torna as aldeias particularmente agradáveis. Reunimos uma série de sugestões de aldeias próximas de Lisboa que asseguram tudo o que precisa para passar dias fantásticos.
7 aldeias encantadoras perto de Lisboa de visita obrigatória
- Azenhas do Mar
- Aldeia da Mata Pequena
- José Franco
- Penedo
- Pia do Urso
- Santa Susana
- São Cristóvão
-
Azenhas do Mar
Esta aldeia parece estar suspensa entre o céu e o mar. O cenário é verdadeiramente deslumbrante, algo digno de cartão-postal. O casario desta aldeia pitoresca encontra-se empoleirado, em efeito de cascata.
As Azenhas do Mar foi o local de férias escolhido pelo rei D. Carlos e por sua mulher, D. Amélia, tal como aconteceu com D. Maria Pia, a mãe do rei. A experiência gastronómica realizada no restaurante Azenhas do Mar é de excelência.
-
Aldeia da Mata Pequena
A Aldeia da Mata Pequena é um paraíso mafrense. Esta aldeia que se encontra em plena Zona de Proteção Especial do Penedo do Lexim está às portas de Lisboa. A Aldeia da Mata Pequena está situada num local verdadeiramente fascinante, entre montes e vales.
Esta aldeia apresenta meia dúzia de habitações que se destacam por serem simples e rústicas. As paredes caiadas e o pavimento lajeado de pedra tornam a Aldeia da Mata Pequena num destino encantador e pitoresco.
-
José Franco
José Franco é uma das aldeias musealizadas do país mais populares. Esta aldeia está presente na localidade do Sobreiro, entre a Ericeira e Mafra. O ano de 1920 marcou o início de vida de um oleiro importante. O nascimento de José Franco está ligado a esta aldeia. O oleiro viria mais tarde a recriar uma aldeia etnográfica, uma aldeia onde as suas memórias de infância se encontram cristalizadas.
Na aldeia, estão presentes as antigas oficinas, as lojas e os espaços comuns que fizeram parte da sua infância. Estas construções estão devidamente decoradas com objetos reais. Nestes espaços, reproduzem-se os costumes locais.
Existe um museu com réplicas, criadas à escala humana, de muralhas de castelos. Existem outros atrativos, como moinhos de vento. A adega é outro espaço local onde se podem provar alguns dos produtos típicos da região, tais como o vinho e o pão com chouriço.
-
Penedo
A referência mais antiga desta aldeia vem do século XIII. Essas referências ao Penedo comprovam a antiguidade da aldeia que se situa em Sintra, mais precisamente na freguesia de Colares. Esta aldeia pode ser encontrada no alto de uma encosta.
Penedo tem nas suas casas de traça antiga um dos seus vários atrativos. Nesta aldeia, também se destacam as capelas seculares. Percorrer as ruas sinuosas desta aldeia revela-se uma experiência singular.
Esta aldeia tem a particularidade de ser o último local do continente onde são realizadas as tradicionais Festas do Espírito Santo. Estas festas continuam a existir na ilha Terceira (nos Açores). As tradicionais Festas do Espírito Santo realizam-se todas as semanas, desde a Páscoa até ao Domingo de Pentecostes.
O jantar com as tradicionais sopas do Espírito Santo, o cozido, o arroz-doce e a massa sovada estão na ementa e encontram-se entre as tradições imperdíveis.
-
Pia do Urso
Esta aldeia está presente no concelho da Batalha, mais precisamente na freguesia de São Mamede. Pia do Urso é uma típica aldeia serrana que tem vários encantos. Nesta aldeia, que se encontra a poucos minutos de Batalha e Fátima, existem várias habitações em pedra e madeira.
A aldeia serrana está inserida na bonita Serra de Aire e Candeeiros. Após ter sido recuperada, a aldeia Pia do Urso foi transformada com o destaque a ir para um eco parque temático e sensorial.
Esta transformação foi realizada a pensar em particular nos invisuais. Existem várias estações interativas neste percurso e lúdicas que fazem parte da experiência original.
-
Santa Susana
Esta aldeia encontra-se em Alcácer do Sal. Santa Susana está presente entre duas ribeiras. Para quem parte de Lisboa, viajar até esta aldeia implica uma deslocação que demora cerca de 1 hora.
A aldeia não é antiga. Santa Susana foi construída no século passado. A aldeia alentejana serviu para dar abrigo aos trabalhadores agrícolas da região. Esta é uma aldeia alentejana típica.
Este destino rural tem nas suas casas brancas uma atração fantástica. As casas apresentam chaminés grandes. Além disso, as casas destacam-se pela presença da barra azul e das molduras azuis.
A brancura destas casas e o azul a destacar-se nas construções permitem a formação de um cenário deslumbrante. Por isso, Santa Susana é considerada uma das aldeias típicas mais bonitas de todo o Alentejo.
-
São Cristóvão
São Cristóvão pode ser encontrada no concelho de Montemor-o-Novo. A arquitetura singular presente em São Cristóvão torna este destino verdadeiramente imperdível. Além da beleza apresentada por São Cristóvão, há ainda o valor da sua história.
A oportunidade de visitar este destino de sonho para uma escapadinha permite ficar a conhecer boa parte da sua história. Além disso, São Cristóvão tem diversas atrações fantásticas. Uma das mais populares é a Igreja de São Cristóvão.
No interior desta igreja, é possível contemplar uma escultura quinhentista do santo padroeiro. Há ainda um penedo estreito e impressionante que está situado na ribeira de S. Cristóvão. Esta atração é chamada de “Calcanhar do Mundo”.
Outra experiência imperdível para quem passa por esta aldeia é realizar uma visita ao conjunto megalítico do Tojal. Neste local, é possível observar um cromeleque e 17 menires. Estes elementos comprovam que a presença humana nesta bela aldeia vem de longe e é muito antiga.