A costa alentejana é um destino fascinante, seja para férias, seja para uma escapadinha memorável. Conheça 7 aldeias e vilas de sonho na Costa Vicentina.
A Costa Vicentina faz parte do Parque Natural que começa a norte, no sudoeste alentejano. Este espaço constitui a maior extensão de costa portuguesa que se encontra sujeita a proteção. É dado o nome de Costa Vicentina à faixa litoral, entre Odeceixe e Burgau.
Neste espaço, poderá encontrar um Algarve distinto que proporciona uma experiência inolvidável. Por aqui, poderá encontrar praias de sonho, umas com areais extensos a perder de vista, outras com areais menores que estão enquadrados por grandiosas arribas de xisto e de calcário.
Neste território, irá encontrar uma Natureza preservada, particularmente bela. A Costa Vicentina apresenta um carácter forte e selvagem, que exibe paisagens verdadeiramente arrebatadoras. Ao longo do percurso, é possível encontrar aldeias e vilas que revelam uma riqueza incomum. O cenário deslumbrante que as circunda torna-as particularmente encantadoras.
7 aldeias e vilas de sonho na Costa Vicentina
- Aljezur
- Aldeia da Bordeira
- Aldeia da Pedralva
- Aldeia da Carrapateira
- Vila Nova de Mil Fontes
- Odeceixe
- Porto Covo
-
Aljezur
Aljezur é uma pequena vila que foi fundada pelos árabes no século X. Esta vila proporciona momentos de grande prazer a quem tem a oportunidade de passear pelas suas ruelas pitorescas.
Contemplar a arquitetura rural algarvia local é algo especial. As casas brancas típicas de Aljezur são uma atração que seduz qualquer visitante. O ex-libris local será o castelo ancestral que está situado no topo de uma colina.
Neste espaço mítico, travaram-se várias batalhas entre mouros e cristãos. Além de proporcionar uma viagem pela história do país, Aljezur tem ainda a riqueza geográfica que permite explorar diversas praias de excelência que se encontram nas proximidades.
-
Aldeia da Bordeira
Existem algumas aldeias imperdíveis na Costa Vicentina. A aldeia da Bordeira é seguramente uma das mais típicas e das mais deslumbrantes. A aldeia esconde muitos encantos. As casas brancas apresentam-se contornadas a azul e a amarelo.
O cenário torna a experiência de passear pelas ruas estreitas bastante agradável. A igreja de Nossa Senhora da Encarnação será o ex-libris desta aldeia, mas quem a visita tem mesmo de parar no café da aldeia e aproveitar a oportunidade de trocar umas palavras com as pessoas locais que são bastante acolhedoras e têm sempre muito para contar.
-
Aldeia da Pedralva
Esta aldeia está presente no concelho de Vila do Bispo, a uns 7 km da costa. A Aldeia da Pedralva esteve em ruínas até há pouco tempo. Devido à forte desertificação e ao abandono, a aldeia esteve quase esquecida e apresenta diversos danos.
Contudo, Pedralva foi recuperada fielmente e reconvertida de forma a que o turismo da aldeia desse nova vida a este território. Foi em 2010 que a aldeia de Pedralva foi aberta oficialmente ao público.
Esta aldeia é composta por ruelas que se encontram empedradas. Existem 24 casinhas que revelam os elementos característicos da arquitetura rural algarvia.
Nesta aldeia, existem ainda dois restaurantes, um café e uma piscina. Portanto, Pedralva apresenta todas as condições que asseguram uma estadia de sonho para qualquer visitante.
-
Aldeia da Carrapateira
Esta aldeia encontra-se a poucos quilómetros da aldeia da Bordeira. O cheiro da maresia é uma das atrações da aldeia da Carrapateira que tem na praia local o seu ex-libris. As suas gentes e os visitantes da aldeia adoram a praia local que é considerada das melhores da Costa Vicentina.
O seu areal é um dos maiores do Algarve. Esta aldeia tem casas térreas encantadoras, que se encontram bem juntinhas. Nas casas mais antigas, ainda persistem os enormes telhados de uma só água. No entanto, há também casas de dois pisos e telhados de duas águas.
A Igreja da Nossa Senhora da Conceição é uma atração imperdível desta aldeia. Ela está rodeada por uma fortaleza que foi construída em 1673 por instrução de D. Nuno Cunha de Ataíde.
-
Vila Nova de Mil Fontes
Vila Nova de Mil Fontes é considerada a Princesa do Alentejo. Esta pequena vila piscatória presente no município de Odemira integra o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.
Vila Nova de Milfontes chegou a ser conhecida como a vila das três mentiras, sendo elas: Vila Nova de Milfontes que era uma aldeia e não uma vila; Vila Nova de Milfontes que não é nova, pois foi fundada em 1486 por D. João II; e Vila Nova de Milfontes que não tem mil fontes, embora tenham existido diversas nascentes de água doce em locais dispersos da região.
Entre as melhores atrações da Vila estão: O Forte de São Clemente; A Igreja de Nossa Senhora da Graça; A Ermida de São Sebastião (século XVI); O Porto de Pesca do Portinho do Canal, entre outros.
A paisagem local é impressionante e a gastronomia de Vila Nova de Mil Fontes é outra atração local. Existem restaurantes de qualidade que apresentam o melhor da gastronomia tipicamente alentejana.
-
Odeceixe
Odeceixe é um destino encantador pela Vila e pela Praia. A pacata vila de Odeceixe está presente no extremo noroeste do Algarve. Esta pequena e pitoresca vila reúne diversos encantos. As casas brancas locais e as suas ruas peculiares com percursos sinuosos representam uma experiência agradável.
Passear pelas ruas e serpentear é algo incrível, tal como é especial subir pela encosta até ao marco da cidade, o “Moinho de Odeceixe”. A praia é das melhores coisas que se pode encontrar na Costa Vicentina, o que não sendo o mesmo que dizer tudo, significa dizer muito, tal é a qualidade patenteada por estes lados.
-
Porto Covo
Porto Covo é uma vila de pescadores fascinantes. Esta vila é seguramente uma das pérolas que mais brilha no litoral alentejano. Porto Covo é bela todo o ano, mas é um destino de sonho para passar férias de verão.
Existe um conjunto de praias fascinante em Porto Covo. No entanto, a vila tem outros atrativos. Após ter sofrido danos assinaláveis com o terramoto de 1755, a vila de Porto Covo foi recuperada pelo Marquês de Pombal.
O homem que está na origem da recuperação recebe a devida homenagem com a Praça Marquês de Pombal, uma das atrações de Porto Covo. O traçado tradicional desta vila encanta todos os visitantes. As casas caiadas de branco representam outro elemento que enriquece o cenário. A paisagem local é deslumbrante.
Passear pelo calçadão da Rua Vasco da Gama revela-se aquela experiência agradável que fica para sempre na nossa memória. A igreja de Porto Covo será o ex-libris da vila, propriamente dita, esquecendo as praias locais.