Conheça factos fascinantes sobre um felino com uma personalidade bem vincada. Confira 60 curiosidades sobre gatos.
Todos os que têm gatos sabem que estes animais são especiais. Muitos gatos fazem os seus donos pensar que na verdade são eles os donos da casa. A personalidade independente dos gatos é bastante sedutora.
Há diversas curiosidades sobre este animal de estimação. Fique a conhecer factos fascinantes sobre um animal bastante incomum, o gato, um felino com uma personalidade bem vincada.
60 curiosidades sobre gatos que muitos desconhecem
1 – O gato doméstico mais antigo foi encontrado no Chipre, numa sepultura, contando com mais de 9000 anos.
2 – A maioria dos gatos apresenta 12 fios em cada lado do bigode.
3 – A maioria das gatas é destra, enquanto os gatos tendem a ser esquerdinos.
4 – Há uma lenda hebraica sobre gatos que é bastante curiosa. Segundo essa lenda, Noé rezou a Deus para o ajudar a proteger a comida uma vez que havia muitos ratos na arca. Por isso, Deus fez um Leão espirrar e, desse espirro, o gato nasceu…
5 – Dar a um gato comida humana pode causar má nutrição e provocar doenças no animal. Algumas das comidas que nunca devem ser dadas a este felino são, nomeadamente: cebola, batata crua, chocolate, alho, tomate verde, uvas e passas.
Embora o leite não seja um alimento tóxico, a verdade é que o animal poderá ficar com irritação no estômago, gases e diarreia.
6 – Um gato adulto apresenta 30 dentes. Já o filhote desenvolve 26 dentes temporários nos seus primeiros meses de vida.
7 – Os gatos suam através das suas patas. Estes felinos conseguem suar apenas por duas regiões do corpo, entre os dedos e pelas patas. Tal acontece, porque os gatos não têm glândulas sudoríparas no seu corpo, como acontece com os seres humanos.
8 – Os gatos roçam nas pessoas não apenas para mostrar afeto, mas também para marcar o seu território. Estes felinos fazem-no devido ao odor que as glândulas à volta da sua face libertam. A cauda e as patas apresentam também o mesmo odor do gato.
9 – No antigo Egito, a família mostrava a sua tristeza, quando um gato morria, de forma peculiar: rapando as sobrancelhas.
10 – No Reino Unido e na Austrália, os gatos pretos significam sorte. No entanto, também significam azar noutros países.
11 – Um gato pode viver até 20 anos, o que equivale a cerca de 100 anos humanos.
12 – O gato com maior longevidade assegurou um recorde histórico que faz parte do Guiness, o Livro dos Recordes. O gato que viveu por mais tempo foi Crème Puff. Este felino chegou aos 38 anos e 3 dias de vida. Um número impressionante!…
13 – A castração é uma medida importante porque, em poucos anos, um casal de gatos faz muitos filhos… Os seus filhotes podem fazer ninhadas de gatos e os filhotes deles também. Por isso, os números podem rapidamente atingir números de grandes proporções.
Em apenas 7 anos, um par de gatos e os respetivos rebentos podem originar mais de 420.000 gatinhos.
14 – A fêmea pode dar à luz, em média, 9 filhotes de cada vez.
15 – Cada gata, dá à luz entre 1 a 9 gatos de cada vez, em média. A maior ninhada documentada até hoje foi de 19 gatinhos. No entanto, apenas 15 gatinhos sobreviveram.
16 – Os gatos não têm clavículas. Por isso, estes felinos passam em qualquer lugar desde que haja espaço para passar a sua cabeça.
17 – As costas dos gatos apresentam 53 vértebras. Por isso, as costas dos gatos são extremamente flexíveis. Em comparação, os humanos apenas têm 34. Por isso, não apresentam a mesma flexibilidade…
18 – Os gatos apresentam no seu corpo 230 ossos, enquanto um humano apenas tem 206.
19 – As bolas de pelo que vomitam chamam-se egagropilos. Na área veterinária, é dado esse nome à massa formada essencialmente por pelos engolidos pelo animal ao lamber-se.
20 – Os gatos quase nunca miam para outros gatos, apenas o fazem a humanos. Os gatos apenas cospem para outros gatos, também ronronam e silvam a outros animais da sua raça. O gato demonstra agressividade soprando ou sibilando.
21 – A paixão por gatos chama-se ailurofilia, que advém do grego (gato + paixão).
22 – O coração deste felino bate cerca de duas vezes mais rápido do que o do ser humano. O coração chega a bater entre 110 a 140 batidas por minuto.
23 – Quando um gato persegue uma presa, o felino mantém a cabeça sempre para baixo. O que não acontece quando o mesmo é feito pelo cão ou pelo ser humano.
24 – A paixão por gatos é designada por ailurofilia, que advém do grego (gato + paixão).
25 – A audição dos gatos é muito apurada. Quando se compara com os humanos, nota-se bem a diferença. A audição dos seres humanos apenas alcança faixas ultrassónicas de 20.000 hertz, enquanto os gatos podem alcançar até 1.000.000 Hz (hertz).
26 – A orelha deste felino pode girar 180 graus.
27 – Estes felinos gatos podem detetar um terramoto até 15 minutos antes dele ocorrer. Os gatos são bastante sensíveis a sons e a vibrações.
28 – Os gatos fazem cerca de 100 sons diferentes, enquanto um cão faz cerca de 10.
29 – A audição destes felinos é melhor do que a canina.
30 – O salto de um gato pode revelar-se superior bem à sua altura, até 5 vezes
31 – Alguns gatos já sobreviveram a quedas de 20 metros. Essa capacidade de sobrevivência dos gatos acontece devido ao reflexo de endireitamento. Os seus olhos, os órgãos e o ouvido interno informam o gato de onde é que ele está no espaço, algo que permite que o felino consiga aterrar em pé. Mesmo os gatos sem cauda revelam essa capacidade. Por isso, percebe-se que se diga que os gatos têm 7 vidas.
32 – A raça menor dos gatos é a Singapura. Um gato desta raça pesa cerca de 1,8 kg.
33 – A maior raça destes felinos é a Maine Coon. Um gato desta raça pesa cerca de 12 kg.
34 – A raça mais popular do mundo destes felinos é o gato Persa, seguida pela Maine Coon e Siamesa.
35 – Alguns gatos siameses parecem ser estrábicos. Essa sensação acontece devido aos nervos que se localizam do lado direito do cérebro e que maioritariamente vão para o seu olho direito.
Já os nervos do lado direito do seu cérebro vão maioritariamente para o olho esquerdo. Esta realidade provoca uma visão dupla, que o gato faz por corrigir, cruzando a visão.
36 – O cérebro de um gato é mais parecido com o de um humano do que com o cérebro de um cão. O cérebro deste felino é biologicamente mais similar ao de um humano do que o cérebro de um cão.
Ambos, humanos e gatos, apresentam uma região no cérebro idêntica que é responsável pelas emoções.
37 – Há no mundo mais de 500 milhões de gatos domésticos. Existem cerca de 40 raças reconhecidas.
38 – Os gatos normalmente não gostam de água, nem de banhos. Tal acontece, porque o pelo do gato não isola bem o calor quando se encontra húmido. No entanto, a raça Van Turco, que se trata de uma variação do Angorá, oriunda da Ásia Central, revela um pelo com uma textura única que o torna resistente à água.
39 – Os gatos não veem a cor da mesma forma que os seres humanos.
40 – Os gatos não sentem o sabor doce. A língua deste felino não é capaz de sentir sabores adocicados.
41 – Os pequenos tufos de pelo que se encontram nas orelhas deste felino servem para manter a sujidade fora das orelhas, permitindo direcionar sons para o ouvido e isolar as orelhas.
42 – A capacidade incomum que estes felinos apresentam para encontrar a sua casa é chamada de “psi-viagem”. Os especialistas nesta matéria defendem que os gatos usam o ângulo da luz do sol para encontrar o caminho de regresso. Outra tese é de que existem células magnéticas no seu cérebro que parecem atuar como uma bússola.
43 – O maxilar deste felino movimenta-se em ambos os sentidos, para que este animal possa mastigar pedaços maiores de comida.
44 – Os gatos têm 32 músculos que controlam o ouvido externo. Os humanos apenas têm 6.
45 – No Japão, acredita-se que os gatos têm o poder de se tornarem em espíritos mais elevados após os animais morrerem.
46 – O gato registado com peso mais acentuado era um gato tigrado da Queensland, Austrália. Este gato chamava-se Himmy e pesava 21 kg.
47 – A primeira banda desenhada criada sobre um gato surgiu em 1919. Chamava-se Félix, o Gato.
48 – A temperatura normal de um gato encontra-se entre 38º e 39º C. Por isso, quando a temperatura fica abaixo de 37ºC e acima de 39ºC significa que os gatos estão doentes.
49 – A temperatura dos gatos é medida pelo ânus.
Leia também:
- 22 curiosidades sobre o Cavalo que não deve perder
- 15 coisas que nunca deve fazer a um gato
- 10 melhores animais de estimação para ter num apartamento
50 – Nos anos 30, cientistas (que eram biólogos russos) descobriram que a cor dos gatinhos siameses mudava dependendo da sua temperatura corporal.
Os gatos siameses apresentam os genes do albinismo, que apenas são ativados quando a sua temperatura corporal está acima dos 36,6º C. Se estes felinos estiverem num local mais quente, ficarão com uma cor mais esbranquiçada.
51 – Os gatos são animais com tendências crepusculares, ou seja, estes felinos ficam acordados entre o anoitecer e o amanhecer.
52 – Os gatos passam a dormir grande parte do dia, entre 12 e 16 horas por dia. Desta forma, em média, um felino passa 2/3 do dia a dormir, o que significa que em 9 anos de existência, um gato apenas está acordado 3 anos… O motivo pelo qual estes felinos dormem mais é devido à hormona de crescimento, que apenas é ativada durante o sono.
53 – O banho do gato é prolongado. Os bichanos podem passar cerca de 8 horas por dia a limpar-se. Por isso, o gato passa cerca de 1/3 do seu dia a limpar-se.
54 – Todos os gatos apresentam unhas. As unhas das patas traseiras destes felinos não são tão afiadas como as unhas das patas dianteiras. Isso acontece porque as unhas das patas traseiras não são retráteis, logo gastam-se mais.
55 – Estes felinos costumam afofar as cobertas e os humanos como uma lembrança. Eles recordam o que faziam quando filhotes, durante a amamentação.
56 – O nariz destes felinos são especiais, são únicos. Os narizes dos gatos apresentam narizes singulares, como a impressão digital dos humanos. Cada gato apresenta um padrão de nariz único. Nenhum outro gato revela o mesmo.
57 – Estes animais costumam estar sempre em alerta. É durante as refeições que os gatos costumam relaxar e estar mais confortáveis.
58 – Quando este felino caça algum animal, ele quer mostrar para o dono a sua perícia. O gato está a mostrar ao tutor as suas habilidades. Os gatos adoram caixas de papelão. Estes objetos estimulam o seu instinto de caça, reproduzindo o ato de vigiar as presas.
59 – Os gatos são animais bastante rápidos. Estes felinos podem correr até 49 km/hora.
60 – O gato mais rico do mundo tinha o nome de Blackie. O dono deste felino era Ben Rea, que deixou 15 000 000 libras ao seu rico gatinho…