Existem diversos e surpreendentes usos para o chá que a gente nem imagina. As utilidades do chá vão muito além do seu consumo. A infusão é uma bebida agradável. No entanto, o chá não serve apenas para ser consumido. Existem diversos usos alternativos para o chá que podem surpreender. Há inúmeras maneiras criativas de aproveitar as qualidades deste produto. O poder das suas propriedades podem tornar o chá num produto bastante preciso, um aliado que pode servir os nossos interesses em várias áreas.
A sua versatilidade só acontece, porque o chá se revela um produto eficaz, mesmo quando é utilizado de formas inusitadas.
50 usos para o chá surpreendentes
Pode usar o chá de saquinho para fazer a bebida e, posteriormente, reutilizá-lo. É importante que ele esteja seco e sem fungos. Contudo, ele é fácil de secar: pendure no estendal. O chá que ficou no bule também pode ser usado. A bebida que sobra pode ter outras utilidades em vez de ir para o lixo.
Na saúde e na beleza
01 – Quando necessitar de um efeito adstringente e iluminador, pode fazer uma máscara facial com folhas de chá.
02 – Para dar um tom mais vivo aos cabelos e destacar as nuances naturais, pode usar o chá-preto para tingir os cabelos. Ele pode ser usado em vez de água na preparação da henna.
03 – Após um episódio de tontura, beba uma chávena de chá-preto. Assim, irá recuperar mais rapidamente.
04 – O chá-verde pode ser aplicado sobre a pontinha do terçolho com um cotonete. Quando já maduro, ele irá desaparecer rapidamente. O mesmo pode ser feito sobre espinhas e furúnculos.
05 – Segundo a medicina tradicional chinesa, dormir num travesseiro feito com folhas de chá assegura um descanso relaxante. Desta forma, terá sonhos serenos e uma mente mais atenta ao acordar.
06 – Se fizer uma aplicação diária de saquinhos de chá-preto quente sobre calosidades, irá amaciar a pele e reduzir os incómodos. Deixe atuar por 20 minutos para ter eficácia.
07 – O chá-verde pode ser uma arma contra a caspa. Massaje o couro cabeludo com ele e deixe a atuar por uns minutinhos para fazer efeito.
08 – Após a lavagem do cabelo, enxague a cabeça com chá-verde e uma colher de vinagre de maçã. Assim, irá conseguir aumentar o brilho dos cabelos.
09 – Se usar um pouco de chá (preto ou verde) e folhas de hortelã, terá um antissético bucal que é maravilhosamente refrescante.
10 – Para limpar as gengivas e reduzir a vermelhidão e inchaço, use as folhas de chá e faça bochechos com chá.
11 – Se sofre de halitose ou gengivite, pode experimente gargarejar com chá-preto forte, diariamente. Os efeitos serão sentidos a médio prazo.
12 – Se sente excesso de oleosidade na pele do rosto e corpo, deve fazer uma aplicação de infusão fria de chá-verde. Verá esse problema ser reduzido.
13 – Se quer um banho de pés relaxante, prepare-o com uma chávena de chá-verde e 2 a 3 colheradas de sal.
14 – No começo da constipação, deve tomar um chá-preto bem forte. Adicione uma colher de sopa de mel ou malte. Este remédio é também eficaz para dores de garganta.
15 – O consumo diário de chá-verde ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, além de permitir prevenir a formação de coágulos no sangue.
16 – Na conjuntivite, deve aplicar saquinhos de chá-preto, ainda molhados com o chá, sobre os olhos. Isso ajudará a acalmar a irritação ocular.
17 – Se tem olheiras, deve aplicar saquinhos de chá-preto, ainda mornos, sobre a zona afetada.
18 – Se preparar sabão caseiro, inclua o chá nos ingredientes que terá ótimos resultados.
19 – Para criar um tónico antioxidante para o rosto, use um copo de chá-verde com algumas gotas de limão. Aplique o preparado com uma esponja ou chumaço de algodão. Faça o tratamento de manhã e antes de dormir.
20 – Após fazer a barba, deve passar no rosto um saquinho de chá (preto ou verde). Este procedimento irá acalmar a pele e reduzir a vermelhidão, além de ajudar na cicatrização de pequenos cortes.
21 – Para aliviar o desconforto em pequenas queimaduras, aplique uma fralda fina de algodão, molhada em chá-preto.
Na limpeza doméstica:
22 – Utilize saquinhos de chá-preto em talheres de prata ou na bandeja que herdou da sua avó. Faça-o em movimentos rotativos, suaves. Desta forma, irá lustrar essas peças de prata.
23 – Pode fazer sacos perfumados facilmente, com o conteúdo de alguns sacos de chá e após ser aromatizado com baunilha ou canela. Posteriormente, só tem de os colocar em armários e gavetas.
24 – Saquinhos de chá aromatizados como os que foram referidos em cima são perfeitos para perfumar o seu carro. São uma alternativa barata aos produtos comprados, que são químicos e sintéticos.
25 – Pode ser útil na limpeza dos tapetes, inclusive os delicados, tecidos e bordados. Espalhe folhas secas de chá (já usadas) sobre a superfície. Em seguida, deixe que atue por 15 minutos (no mínimo) até que toda a humidade seja absorvida pelas folhas.
Depois, retire tudo com o aspirador de pó. Se o tapete for forte e aguentar o aspirador, aspire tudo após um tempo. No entanto, se for muito frágil, remova com uma escova macia, suavemente.
26 – Para restaurar a cor e o brilho naturais em pisos de madeira escura, coloque um punhado de saquinhos de chá-preto já usados em água morna ou quente. Em seguida, deixe o chá passar para a água.
Depois, molhe um pano de algodão, esprema bem e passe no piso de madeira. Se desejar apresentar uma cor mais profunda, faça uma água mais forte em cor e depois passe com um pincel. Deixe que seque naturalmente.
27 – Para limpar o tapete de entrada, espalhe folhas secas de chá já usadas sobre a superfície. Em seguida, deixe que atue por 15 minutos (tempo mínimo) até que toda a humidade seja absorvida pelas folhas. Finalmente, com o aspirador de pó, retire tudo.
28 – Faça um spray caseiro para tratar móveis de madeira pura, sem tratamento. Basta usar um copo de água e alguns saquinhos de chá-preto. Em seguida, antes de usar, agite bem e depois pulverize o preparado em todo o móvel e passe um pano de algodão.
29 – Quando tiver saquinhos de chá usados que já perderam o seu aroma natural, perfume os sacos com algumas gotas de óleos aromáticos. Depois, pode usá-los como pot-pourri em armários ou ambientes.
30 – Os saquinhos de chá já utilizados podem ser perfeitos para a limpeza de puxadores, maçanetas e todos os metais de portas e janelas. Eles ajudam a remover quaisquer vestígios de gordura mais facilmente, até as irritantes marcas de dedos.
31 – Para fazer desaparecer o cheiro de cebolas e alhos picados das mãos, deve esfregar os dedos com os saquinhos de chá usados.
32 – Os saquinhos de chá podem ser usados para acabar com o mau cheiro no frigorífico.
33 – Se espalhar folhas de chá em volta da casota do cão, poderá ter uma arma eficaz contra pulgas, ácaros e carrapatos.
34 – Pulverize chá-verde sobre as superfícies de tapetes e almofadas para eliminar os ácaros.
35 – O chá-preto diluído pode ser usado na limpeza de vidros e espelhos. Primeiro, molhe um pano de algodão na bebida. Também pode esfregar o saquinho de chá, já usado, no espelho. Este procedimento irá tirar manchas e dar brilho.
36 – Na caixa de areia dos seus animais de estimação, coloque alguns saquinhos de chá por baixo da areia. Isso irá absorver os odores.
37 – Para limpar a lareira, experimente polvilhar as folhas de chá sobre as cinzas. Desta forma, conseguirá removê-las mais facilmente.
Na cozinha e no jardim:
38 – Na China, na água de cozinhar ovos são adicionadas folhas de chá-preto para enriquecer o sabor.
39 – As folhas de chá já usado podem ser usadas para ajudar a enriquecer a sua compostagem doméstica, porque promovem o crescimento de bactérias benéficas.
40 – Pode usar chá-verde na preparação de bolos e tortas, substituindo a água simples, para que a massa obtenha um sabor peculiar.
41 – A infusão de chá-verde poderá dar um toque distinto às mousses, pudins, gelados, molhos e marinadas.
42 – Para impedir o acesso de insetos, lesmas e caracóis, disponha as folhas de chá-verde nos seus vasos.
43 – Sabia que o chá-preto é um dos fertilizantes naturais mais adequados para as rosas? Por isso, polvilhe folhas de chá em volta das suas roseiras ou molhe simplesmente as plantas com uma infusão fria.
44 – De modo a conseguir um solo mais neutro ou mais ácido, consoante as necessidades das plantas, pode adicionar folhas de chá à terra muito básica, cujo pH é maior do que 7,5.
45 – A cafeína presente nas folhas de chá tem o poder de fazer com que algumas plantas cresçam mais rapidamente. Por isso, use-as como adubo.
46 – Para conseguir melhorar a drenagem da terra e, paralelamente, fornecer nutrientes, experimente colocar os sacos de chá usados no fundo dos seus vasos.
Conheça alguns factos interessantes sobre a água:
Outros Usos
47 – O chá pode ser usado para tingir tecidos e lãs de fibras n
aturais.
48 – Para terminar os detalhes de esboços a lápis, faça como muitos artistas: use o chá-preto concentrado.
49 – Para fortalecer as “almofadinhas” do seu patudo, esfregue saquinhos de chá húmidos nas patas do seu cão.
50 – Para tratar contusões, dores musculares ou de injeção, aplique um saquinho de chá húmido sobre a área afetada. Isso irá reduzir a dor e o inchaço rapidamente.