Viva uma experiência memorável e conheça os tesouros escondidos no Centro de Portugal. Confira 5 trilhos para fazer e descobrir as Aldeias do Xisto.
As Aldeias do Xisto encontram-se no Centro do País. Tratam-se de 27 povoações com diferentes riquezas. As pessoas que adoram conhecer os tesouros portugueses têm de realizar escapadinhas nesta região.
As Aldeias do Xisto proporcionam experiências complementares. As 27 aldeias do Xisto encontram-se presentes entre Castelo Branco e Coimbra, estendem-se entre o litoral e o interior do país. Estas povoações estão presentes na zona da Serra da Lousã (12), na Serra do Açor (5), a acompanhar o rio Zêzere (6) e junto ao Tejo-Ocreza (4).
Uma das melhores formas de conhecer o património local é caminhando, explorando a região. Aventure-se e parta à descoberta de um território com muita beleza e um passado que remonta à pré-história.
Enquanto respira o ar puro da Serra, veja o património natural e os monumentos construídos. Pode fotografar diferentes atrações, até pode nadar nas praias fluviais… Aventure-se numa experiência memorável e conheça os tesouros escondidos no Centro de Portugal.
5 trilhos para fazer e descobrir as Aldeias do Xisto
1. Trilho do Baile
Este trilho é iniciado em Aigra Velha, que é conhecida por ser a Aldeia do Xisto que se encontra a maior altitude (770m). O Trilho do Baile segue até ao Parque Florestal da Oitava, num espaço onde poderá encontrar um parque de merendas que se revela o momento indicado para petiscar e recuperar energias.
Pelo caminho, poderá encontrar diversas espécies, nomeadamente castanheiros e azevinhos. Ao longo do percurso, poderá visitar as aldeias dos Povorais, da Pena (que é uma Aldeia do Xisto) e, por fim, a já mencionada aldeia Aigra Velha.
É na Aldeia do Xisto que se encontra a maior altitude que terminará a sua jornada. No entanto, se entender que o percurso é muito exigente, poderá optar por encurtá-lo para metade, seguindo da Aigra Velha para os Povorais.
Características
- Distância do percurso: 12,70 km
- Duração média do trilho: 5h00
- Dificuldade do percurso: Fácil
- Aldeias que encontrará no trilho: Aigra Velha e Pena
Onde comer?
- Restaurante A Tranca da Barriga (Cabreira): 235 778 003
- Restaurante Caravela (Góis): 235 772 644
- Restaurante Beira Rio (Góis): 235 771 176
2. Trilho do Rebanho
Este trilho é iniciado no Centro de BTT das Aldeias do Xisto. O percurso desce até ao centro da aldeia de Ferraria de São João, permitindo atravessar um caminho com um fontanário e diversas hortas que acompanham a Ribeira das Ferrarias que nasce nesse espaço.
Há aqui a possibilidade de encurtar o percurso para cerca de 2,5 km, no final desta zona, caso pretenda fugir a complicações de relevo.
Para os aventureiros que decidam continuar o Trilho do Rebanho, segue-se um percurso pela floresta que vai dar às gargantas da Ribeira e, posteriormente, será realizada uma subida à cumeada da Serra do Espinhal, onde a vista é simplesmente arrebatadora.
Segue-se a descida à Ferraria. O percurso é abrupto e pedregoso. Este caminho vai dar à mata de sobreiros e aos currais comunitários, emblemáticos desta aldeia.
Características
- Distância do percurso: 5 km
- Duração média do trilho: 2h30
- Dificuldade do percurso: Difícil
- Aldeias que encontrará no trilho: Ferraria de São João
Onde comer?
- Restaurante Terreiro do Lagar (Cumieira): 236 67 72 26
- Restaurante Praia Fluvial da Louçainha (Louçainha): 239 55 10 18/969 42 62 45
- Restaurante Varanda do Casal (Casal de S. Simão): 236 62 83 04/965 16 12 69
3. Na Pegada do Ermitão
Este percurso tem como ponto de partida o Largo Alfredo Duarte. Portanto, é feito na Aldeia das Dez. Esta é uma aldeia encantadora que se apresenta sobranceira ao rio Alvôco. A povoação apresenta vista privilegiada para as serras envolventes.
A aventura é apaixonante por qualquer amante da Natureza. Ao longo do trilho, poderá ver a beleza da Natureza apresentar-se no seu máximo esplendor. O percurso é rodeado de serras. Há penedos, há vales, há albufeiras, rios e ribeiras…
Há diversos atrativos num percurso feito em pouco menos de 3 horas. Nesta aventura, poderá percorrer a antiga calçada Romana, uma experiência imperdível. Também poderá passar por vastos campos de cultivo.
Ao longo do trilho, poderá ainda atravessar a Ponte das Três Entradas e rumar a São Sebastião da Feira por um caminho deslumbrante que se faz próximo do rio Alva.
Características
- Distância do percurso: 10 km
- Duração média do trilho: 2h50
- Dificuldade do percurso: Fácil
- Aldeias que encontrará no trilho: Aldeia das Dez
Onde comer?
- Restaurante Varandas Verdes (Ponte das Três Entradas): 238 67 10 32
- Restaurante João Brandão (Aldeia das Dez): 238 67 00 10
4. Na Peugada de João Brandão
Este trilho tem um percurso com início e fim realizado no Outeiro de São Miguel, na povoação do Coito. Na Peugada de João Brandão, revela-se uma aventura imperdível que nos leva a explorar esta aldeia, mas também atrações locais, como a Capela de São Sebastião e o pelourinho.
Ao longo do percurso, poderá visitar outras aldeias (nomeadamente Casal da Senhora, São Geraldo, Touriz, Vila de Midões) e as deslumbrantes margens do Rio Cavalos.
Aventure-se na Peugada de João Brandão e explore caminhos florestais. Conheça a casa onde nasceu uma figura incontornável das Beiras, João Brandão. Também poderá visitar a Ponte Romana dos Sumes, uma atração com muita história, entre outros pontos de interesse, como Pedra do Rei, um miradouro sobre o vale. Este é um percurso que nos coloca em perfeita harmonia com o meio envolvente.
Características
- Distância do percurso: 13,37km
- Duração média do trilho: 3h50
- Dificuldade do percurso: Fácil
Onde comer?
- Restaurante Adega do Vieira (Midões): 914 865 090
- Restaurante Miradouro (Midões): 235 465 193
- Restaurante Midobar (Midões): 235 465 151
5. Caminho do Xisto da Lousã
Este percurso permite ligar o Castelo da Lousã e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade ao Talasnal e ao Casal Novo. Portanto, permite-nos conhecer duas das Aldeias do Xisto mais emblemáticas.
Este percurso encontra-se quase sempre enquadrado por vegetação. Ao longo do Caminho do Xisto da Lousã, testemunhará vários desníveis. Este percurso é algo exigente a nível físico. No entanto, a experiência é memorável e a paisagem compensa o esforço.
O Caminho do Xisto da Lousã permite-nos fazer uma viagem no tempo, porque, ao fazer este percurso, estará a repetir os passos dos antigos habitantes das aldeias, quando estas pessoas procuravam descer à vila da Lousã.
Se desejar encurtar o percurso, pode optar pela alternativa, o caminho PR2.1. Esta opção vai levar de volta à Ermida e praia fluvial, que se encontram nas imediações do Castelo. Na aldeia do Talasnal, pode aproveitar para conhecer O Curral. Este bar é acolhedor e permite que se possa hidratar devidamente…
Características
- Distância do percurso: 6 km
- Duração média do trilho: 3h00
- Dificuldade do percurso: Fácil
- Aldeias que encontrará no trilho: Talasnal e Casal Novo
Onde comer?
- Churrascaria Borges (Lousã): 239 99 34 89
- Restaurante Burgo (Nossa Senhora da Piedade): 239 99 11 62
- Restaurante A Viscondessa (Lousã): 239 99 08 00
Leia também:
- 4 novos trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel
- Percurso dos Sete Vales Suspensos, o trilho mais bonito do Algarve
- 5 trilhos para descobrir e explorar a Serra da Estrela
Praias fluviais das Aldeias do Xisto
Outra forma de explorar a riqueza fascinante das Aldeias do Xisto é explorando as suas praias fluviais. Na rede das Aldeias do Xisto, existem 18 praias fluviais. São elas:
- Peneda da Cascalheira/ Secarias, Arganil
- Janeiro de Baixo, Pampilhosa da Serra (praia com cadeira anfíbia)
- Pampilhosa da Serra (praia com cadeira anfíbia)
- Pessegueiro, Pampilhosa da Serra
- Troviscal, Sertã
- Bostelim, Vila de Rei
- Pomares, Arganil
- Canaveias, Góis
- Peneda/ Pego Escuro, Góis
- Senhora da Graça, Lousã
- Senhora da Piedade, Lousã
- Louçainha, Penela (praia com cadeira anfíbia)
- Ribeira Grande, Sertã (praia com cadeira anfíbia)
- Bogueira, Lousã (praia com cadeira anfíbia)
- Carvoeiro, Mação (praia com cadeira anfíbia)
- Açude Pinto, Oleiros
- Alvoco das Várzeas, Oliveira do Hospital (praia com cadeira anfíbia)
- Avô, Oliveira do Hospital (praia com cadeira anfíbia)