5 Tintos imperdíveis da casta Touriga Nacional
5 quintas fantásticas com 5 propostas de vinhos tintos absolutamente maravilhosas. Conheça 5 Tintos imperdíveis da casta Touriga Nacional.
A casta Touriga Nacional possui uma qualidade ímpar, pois a sua versatilidade permite que se destaque entre as demais. Esta é uma das castas mais nobres e são muitos os que a têm como favorita, embora também haja os que lhe apontam defeitos, como a sua capacidade de se sobrepor.
De um vasto leque de quintas que recorrem à Touriga Nacional, selecionámos quatro vinhos provenientes da região do Douro, enquanto um outro provém da região do Dão.
Certo é que a casta Touriga Nacional é a preferida de muitos portugueses e reúne condições únicas para dar origem aos melhores vinhos tintos portugueses.
Quinta do Cume 2015
Região: Douro
As suas notas de prova são a sua melhor apresentação. No primeiro contacto, sobressai a sua cor, rubi intenso. Enquanto no nariz os aromas que surgem com maior protagonismo são de framboesa, violetas, frutos silvestres e notas balsâmicas.
Na boca, este vinho que conjuga equilíbrio e complexidade revela-se sólido, com taninos de qualidade e elegância. O fim de boca é longo, sumarento e persistente. A sua produção é realizada em exclusivo em anos excecionais e é limitada.
Mais informação, aqui.
Quinta do Crasto, 2016
Região: Douro
Um vinho que agrada ao primeiro olhar, com uma cor rubi escura e profunda. Já no nariz, revela notas de frutos vermelhos com apontamentos florais que recordam violetas.
No paladar, o início é sedutor, progredindo até se assumir como um vinho equilibrado, com uma estrutura sólida. No nariz, os frutos vermelhos destacam-se. O fim de boca, sendo persistente, é também agradável. O vinho conquista pela sua frescura.
Mais informação, aqui.
Quinta do Noval, 2016
Região: Douro
Um vinho intenso e delicado, com aroma complexo e profundo. Entre as frutas, sobressaem amoras e mirtilos. A lavanda e as violetas dão o seu cunho floral, complementadas com especiarias doces e com notas licorosas e resinosas.
Este vinho revela-se elegante e sedoso na boca, com taninos e acidez em harmonia. O fim de boca é longo e conquistador. Um vinho jovem que pode amadurecer com caráter e qualidade, se se mantiver muitos anos em garrafa.
Mais informação, aqui.
Quinta do Portal, 2003
Região: Douro
Touriga Nacional em plena harmonia com Touriga Franca e Tinta Roriz (sendo esta predominante). O estágio deste fantástico vinho foi de 9 meses (em barricas de carvalho francês). A cor intensa seduz, enquanto os aromas a frutos vermelhos conquistam. Um vinho encorpado com um fim de boca fresco, agradável e aveludado.
Mais informação, aqui.
Quinta do Perdigão, 2009
Região: Dão
Este belo vinho recebeu 92 pontos da reputada Wine Enthusiast, em dezembro de 2017. No olhar, sobressai a cor, que é de um belo rubi profundo, enriquecido por uns reflexos púrpura.
No nariz, o perfume frutado (a ameixa preta, amora, figo, framboesa, mirtilo) tem presenças como violeta, chá, balsâmicos, além de chocolate e café. Um vinho elegante, fresco e saboroso.
Mais informação, aqui.
_