Fique a conhecer os encantos de locais capazes de nos deslumbrar. Aventure-se nestes 5 lugares paradisíacos para descobrir no Gerês.
A palavra paraíso pode ter diferentes significados. Existem vários sentidos para este termo que usamos regularmente. Se analisarmos o termo num dicionário, podemos descobrir o significado desta palavra. O termo paraíso está ligado à religião. É o lugar das delícias onde, segundo o Antigo Testamento, Deus terá deixado ficar Adão e Eva. Noutras palavras, é o Éden.
Este termo também significa morada dos anjos e dos bem-aventurados e justos, após a morte. A palavra paraíso pode também significar lugar delicioso; sítio muito aprazível. Ora, é neste sentido que é usada regularmente.
Acontece porque, de norte a sul do país, é possível encontrar paraísos portugueses, locais verdadeiramente paradisíacos (relativo ou pertencente ao Paraíso, algo belo, maravilhoso, extremamente agradável).
No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção no Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG). Fique a conhecer os atributos de verdadeiros paraísos presentes no PNPG.
5 lugares paradisíacos para descobrir no Gerês
1. Poço Negro do Soajo
Esta atração está presente a pouco menos de 1 km de distância dos famosos espigueiros de Soajo. Há uma placa na estrada que indica a direção para o Poço Negro. No entanto, apresenta-se de forma quase impercetível.
O Poço Negro é uma das cascatas e lagoas do Soajo de mais fácil acesso. Esta atração encontra-se quase à beira da estrada. Após colocar-se o carro numa zona onde se encontram outros veículos estacionados, é necessário seguir o percurso restante a pé. A descida é íngreme e é feita por via de uma escadaria segura.
O poço encontra-se lá no fundo, junto ao rio. Esta atração é popular na região, mas o nome pode enganar os mais distraídos uma vez que as águas não são negras. São de um verde-esmeralda encantador.
O nome deve-se ao facto de o poço ser mesmo muito profundo. O povo dá esse nome devido à profundidade do poço, por se encontrar num lugar escondido (até do sol).
Apesar de existir pouco espaço para estender a toalha, a atração do Poço Negro do Soajo revela-se bastante convidativa a banhos e mergulhos. É seguramente uma das mais belas cascatas e lagoas do Soajo.
As águas do rio Adrão esculpiram uma lagoa paradisíaca. O Poço Negro apresenta águas cristalinas, sendo a lagoa precedida por uma queda de água verdadeiramente idílica.
A beleza natural que o circunda também deslumbra. O conjunto forma um cenário que apaixona todos os que visitam este local que é um pequeno paraíso na terra.
No Poço Negro, vive-se em perfeita comunhão com a Natureza. Este local fascinante propicia mergulhos refrescantes nos dias quentes do ano, proporcionando momentos memoráveis.
2. Poço Verde de Fafião
Para visitar este local, há que realizar um pequeno trilho a pé. O percurso é de apenas 2,5 km e o caminho para lá chegar não implica grandes dificuldades. Representa apenas um pequeno esforço que se faz facilmente para se conhecer um pequeno paraíso…
Esta atração é seguramente uma das atrações mais populares do PNPG. O Poço Verde torna Fafião um destino especial, imperdível. Encontra-se escondido num vale profundo do rio Toco. Esta atração permite a formação de uma lagoa que deslumbra todos os visitantes que têm a oportunidade de conhecer este lugar incrível.
A água cristalina do Poço Verde é uma das qualidades que esta atração revela. As suas águas apresentam tons esverdeados que contribuem para uma experiência verdadeiramente notável, algo de memorável.
3. Cascata do Arado
Esta cascata é uma das mais belas cascatas do Gerês, senão mesmo a mais bela. A cascata do Arada é uma das mais famosas atrações do PNPG, conhecido por apresentar um património natural notável.
A cascata do Arado é uma atração imperdível. Ela permite que se usufrua das suas águas. Estas águas apresentam-se nas melhores condições. Por isso, ninguém desperdiça a oportunidade de dar uns bons mergulhos nestas águas, especialmente no verão.
Além disso, a beleza natural local permite que se possa realizar outras atividades. Por exemplo, realizar um fantástico piquenique é uma atividade que permite aproveitar o espaço local da melhor forma.
Enquanto se comem algumas tentações, pode-se conviver com a família e/ou amigos num cenário mágico, no qual a Natureza se apresenta no seu máximo esplendor.
Leia também:
- 5 das aldeias mais encantadoras do Parque Nacional da Peneda-Gerês
- Os espigueiros centenários do Soajo no Gerês
- Às portas do Gerês há uma aldeia mágica onde apenas vive uma pessoa
4. Poças do Malho
Este é um paraíso secreto escondido em pleno PNPG. Trata-se de uma sequência de cascatas e lagoas do rio Laboreiro. O cenário criado é verdadeiramente deslumbrante.
Para ver as Poças do Malho (Pozas do Mallón), há que fazer um percurso a pé. O trilho pedestre que conduz ao miradouro das Poças do Malho é agradável, faz-se com relativa facilidade e permite-nos apreciar esta obra-prima da Natureza. Também as pode conhecer fazendo canyoning.
O miradouro das Poças do Malho é fantástico. Este miradouro permite-nos ver da melhor forma a sucessão de lagoas e cascatas do rio Laboreiro. Cada gotinha de suor investida nesta experiência é devidamente compensada pelo cenário que se contempla e pela experiência que se vive.
A melhor altura para visitar as Poças do Malho é na primavera e no início do verão. Por norma, nessa altura, o rio Laboreiro apresenta maior caudal. Desta forma, poderá observar as cascatas e lagoas no seu máximo seu esplendor.
Coordenadas GPS das Poças do Malho (Pozas do Mallón)
Latitude: 41°55’24.6″N / Longitude: 8°12’33.7″W
5. Lagoa dos Druidas
Realizar o trilho Tibo-Lagoa dos Druidas faz parte da experiência. O percurso será certamente do agrado dos amantes das caminhadas. Este trilho representa uma experiência fantástica. Este percurso faz-nos constatar toda a beleza natural. Uma das melhores atrações que se encontra é a Lagoa dos Druidas.
Esta lagoa encanta por si só, mas está bem localizada. A Lagoa dos Druidas encontra-se localizada perto de uma das atrações mais populares do PNPG. O Santuário da Nossa Senhora da Peneda está próximo da aldeia de Tibo, na freguesia de Gavieiras.
Por isso, a localização é uma das muitas qualidades desta atração imperdível. Há outros pontos de interesse no local, nomeadamente: a aldeia de Tibo, Miradouro de Tibo, Poças do Malho e Fraga da Pastorinha.
A Lagoa dos Druidas é uma das maravilhas do Gerês menos exploradas. Portanto, sendo uma das mais secretas, será das melhores experiências que se pode viver. As águas límpidas e cristalinas da Lagoa dos Druidas representam uma experiência inolvidável.
É seguro nadar e dar uns mergulhos nesta lagoa, mas sem dispensar algumas precauções.
Dadas as condições do local, recomenda-se que se leve protetor solar e calçado adequado para caminhar em montanha, como é comum no Gerês.
Coordenadas GPS da Lagoa dos Druidas
41.935773, -8.233954