Explore estes tesouros escondidos e surpreenda-se com a beleza que eles têm para oferecer. Conheça cinco locais escondidos para descobrir perto do Porto.
Se analisarmos o dicionário para procurar o sentido do termo “escondido”, podemos constatar que se trata de um adjetivo, que significa que se escondeu; ou que se manteve oculto. A palavra escondido pode ser encarada como sinónimo de recôndito.
Este termo também é adjetivo, que significa escondido, retirado. O termo recôndito pode apresentar também outros sentidos, nomeadamente: profundo; íntimo; encerrado; ignorado. Enquanto nome masculino, a palavra recôndito também significa recanto, escaninho, âmago. Esta palavra vem do latim recondĭtu-, com o mesmo sentido, sendo particípio passado de recondĕre, «esconder».
No título deste artigo do NCultura, foram usadas as palavras “locais escondidos” no sentido de recantos ignorados, destinos que são superados por outras atrações mais populares. No entanto, revelam grandes qualidades.
São locais que são merecedores de maior popularidade do que a que têm atualmente. São atrações interessantes que são ignoradas por muitas pessoas. Deixe-se encantar por estes lugares escondidos nas proximidades da cidade Invicta.
5 locais escondidos para descobrir perto do Porto
1 – Velódromo Rainha D. Amélia
Este espaço encantador revela-se um dos ‘segredos’ mais bem-guardados do Porto. Foi no dia 29 de junho de 1894 que o Velódromo Rainha D. Amélia foi inaugurado. No passado, este espaço acolheu provas de ciclismo.
O Velódromo Rainha D. Amélia ficou abandonado com a queda da monarquia, em 1910. Este espaço foi doado à Santa Casa da Misericórdia. No entanto, mais tarde, mais precisamente no final dos anos 30, o Velódromo Rainha D. Amélia passou a integrar o atual Museu Nacional Soares dos Reis.
Este espaço foi remodelado em 2001 e é hoje o Jardim da Cerca do museu. Para visitar este lugar ‘secreto’ é necessário fazer a aquisição de bilhete (3€). É possível visitar este local de terça a domingo (das 10h00 às 18h00).
Morada: R. de Dom Manuel II, 44 – Porto
2 – Mosteiro de Leça do Balio
Esta atração é imperdível. Seguramente, um dos locais mais fantásticos que se encontram nas proximidades da cidade Invicta. O Mosteiro de Leça do Balio está situado no lugar de Recarei, vizinho à foz do rio Leça. Este edifício revela-se um ótimo exemplar de arquitetura religiosa fortificada.
O Mosteiro de Leça do Balio foi a primeira sede da Ordem do Hospital em Portugal. Este singular edifício presenciou feitos importantes da história do nosso país. Por exemplo, nesta construção foi celebrado o casamento do rei D. Fernando I e D. Leonor de Teles, evento que aconteceu em 1372.
Este edifício assumiu também um papel relevante na assistência aos peregrinos de Santiago de Compostela. O mosteiro foi classificado como Monumento Nacional em 1910.
Morada: Rua de Santos Lessa, 4465-332 Leça do Balio
3 – Trebilhadouro
Há várias aldeias perto do Porto que merecem ser visitadas. Esta é seguramente uma das aldeias mais secretas e encantadoras. Trebilhadouro encontra-se presente num cenário incrível, nos socalcos da Serra da Freita.
Apesar deste local ter estado desabitado, foi recuperado para turismo rural. Por isso, é daqueles destinos rurais que proporcionam uma experiência particularmente agradável.
A aldeia tem diferentes atrações, onde se destacam os diversos espigueiros (ou canastros), havendo ainda eiras e um tanque, elementos interessantes que nos remetem para outros tempos.
Esta aldeia revela-se ainda uma excelente opção para quem gosta de explorar a riqueza da Natureza, uma vez que se pode realizar o trilho PR4, que é iniciado na aldeia.
Morada: Aldeia de Trebilhadouro, Vale de Cambra
Leia também:
- Aqui realizou-se o primeiro casamento romântico da monarquia em Portugal
- A Capela do Senhor da Pedra e os seus mistérios
- Pateira de Fermentelos: Portugal tem a maior lagoa natural da Península Ibérica
4 – Pateira de Fermentelos
A beleza desta atração tão singular é simplesmente arrebatadora. A Pateira de Fermentelos é a maior lagoa natural da Península Ibérica. Apesar das suas dimensões, é pela beleza colossal que impressiona.
Esta encantadora atração encontra-se presente a pouco mais de uma hora do Porto. A Pateira de Fermentelos é frequentemente tratada por Pateira, simplesmente. Ela encontra-se numa espécie de triângulo, estando localizada entre os concelhos de Águeda, Aveiro e Oliveira do Bairro.
Morada: Pateira de Fermentelos – Águeda
5 – Capela do Senhor da Pedra
Esta capela encontra-se presente na vila costeira de Miramar (Vila Nova de Gaia), a cerca de meia hora de carro do Porto. A Capela do Senhor da Pedra parece saída de um quadro. Trata-se de um dos templos religiosos mais incríveis de Portugal.
Esta construção foi erguida no século XVIII. A Capela do Senhor da Pedra encontra-se assente no topo de uma rocha. Este edifício apresenta-se de costas voltadas para o mar num cenário mágico.
Este local é encantador e místico. Está também associado a diversos mitos e lendas. Contudo, o que torna a Capela do Senhor da Pedra impressionante é o cenário. A beleza deste local é verdadeiramente espetacular. Qualquer fotografia revela que se trata efetivamente de um local singular.
Morada: Alameda do Sr. da Pedra, 4410 Vila Nova de Gaia