Parta à descoberta de algumas lugares que escondem grandes riquezas. Aventure-se nestes 5 locais escondidos para descobrir perto de Lisboa.
A palavra “escondido” pode ser encontrada no dicionário. Podemos confirmar que é adjetivo. Este termo, escondido, significa que se escondeu; que se manteve oculto. A palavra pode ser vista como um sinónimo do termo recôndito, que também é adjetivo. Recôndito significa escondido, retirado. A palavra recôndito pode revelar outros sentidos, como, por exemplo: profundo; íntimo; encerrado; ignorado.
O termo recôndito, enquanto nome masculino, significa recanto, escaninho, âmago. A palavra recôndito vem do latim recondĭtu-, com o mesmo sentido, sendo particípio passado de recondĕre, «esconder». No título, foi usado “locais escondidos” no sentido de recantos ignorados. Tratam-se de lugares que iremos partilhar consigo. Locais perto de Lisboa que não são tão populares como outros, mas que, ainda assim, apresentam uma grande qualidade.
Apesar destes lugares serem ignorados por muitas pessoas, merecem maior popularidade do que a que têm atualmente. Explore a riqueza destes lugares escondidos próximos da capital portuguesa.
5 locais escondidos para descobrir perto de Lisboa
1 – Mata Pequena, em Mafra
Esta aldeia encontra-se presente a pouco mais de 30 min de carro de Lisboa. Este destino surpreendente está situado em Mafra. A Mata Pequena proporciona uma experiência agradável e memorável longe da azáfama da capital.
Nesta aldeia, o tempo parece parar. A Mata Pequena tem um espaço territorial relativamente reduzido. No entanto, é um local repleto de encantos. A aldeia encontra-se
totalmente preservada e recuperada. Por isso, permite-nos contactar com alguns aspetos e tradições de outros tempos. Os seus habitantes respeitam a sua história.
Existem diversas habitações em pedra na Mata Pequena. Estas casas são iluminadas por candeeiros e protegidas por uma envolvente verde. O cenário é verdadeiramente maravilhoso, digno de um postal. Esta aldeia revela-se um destino perfeito para quem procura repouso.
2 – Chalet e Jardim da Condessa d’Edla
Em Sintra há outras atrações de destaque, além de uma beleza natural verdadeiramente deslumbrante. Por isso, este chalet pode passar despercebido. No entanto, quem visita o Chalet da Condessa d’Edla fica verdadeiramente fascinado. Esta construção está associada a uma bela história de amor. Esta é uma construção de rara beleza, digna de um conto de fadas.
No século XIX, o Chalet da Condessa d’Edla serviu como refúgio romântico do rei D. Fernando II e de Elise Hensler, sua segunda esposa. O monarca português encontrava-se viúvo da rainha D. Maria II, quando se apaixonou perdidamente por Elise Hensler, uma jovem cantora lírica. Foi em 1869 que ambos se casaram, contra tudo e contra todos. Este local serviu como um refúgio mágico que testemunhou esse amor. A beleza do jardim também se revela profundamente deslumbrante!
3 – Bacalhôa Buddha Eden
Este local é um verdadeiro paraíso. O Bacalhôa Buddha Eden é um jardim oriental de grandes dimensões, com cerca de 35 hectares. Este espaço apresenta aos seus visitantes paisagens únicas.
Esta atração incrível encontra-se a menos de 1h de viagem de carro para quem sai de Lisboa. Neste local vive-se uma experiência particularmente incrível no verão e na primavera. O Bacalhôa Buddha Eden revela-se uma excelente opção para quem procura desfrutar de dias de sol agradáveis fora da capital.
O Jardim Bacalhôa Buddha Eden foi criado no ano 2001. A sua criação deve-se ao Comendador Joe Berardo, um empresário famoso. O colecionador de arte português é também dono da Bacalhôa Vinhos de Portugal.
A entrada neste local tem um custo de 6€ por pessoa. No entanto, as crianças até aos 12 anos (inclusive) podem entrar no Bacalhôa Buddha Eden sem custos.
Leia também:
- As 10 melhores praias perto de Lisboa
- 8 aldeias perto de Lisboa para visitar pelo menos uma vez na vida
- Os 3 passadiços mais bonitos perto de Lisboa
4 – Casa da Rua dos Cegos
Esta casa foi construída num dos bairros mais típicos e antigos de Lisboa, em Alfama. Esta é a casa mais antiga de Lisboa e encontra-se na Rua dos Cegos, próxima da Rua e das Escadinhas de São Tomé.
Este edifício conta com mais de 500 anos. Ele conseguiu resistir ao terramoto (ao qual se seguiram um maremoto e vários incêndios) que ocorreu no dia 1 de novembro de 1755 e que devastou grande parte da cidade. Desta forma, esta casa quinhentista, conseguiu mostrar a sua resistência. Sobreviveu à pior tragédia de sempre no nosso território.
5 – Aldeia Típica José Franco
À primeira vista, a Aldeia Típica José Franco parece ser uma aldeia como outras. No entanto, é especial. Apesar de ter um castelo, de apresentar casinhas brancas com listas azuis como outras aldeias, de ter um moinho e oficinas que podem surgir noutras povoações, a Aldeia Típica José Franco é distinta.
Na verdade, esta aldeia é fruto do engenho de uma pessoa. A Aldeia Típica José Franco é uma recriação de uma aldeia típica portuguesa. Esta aldeia encantadora foi construída por José Franco.
A sua construção foi realizada nos anos 60. Nesta aldeia, pode ficar a saber mais sobre as aldeias dessa época. Proporciona uma viagem no tempo e assegura uma experiência muito agradável.