Explore o PNPG para além dos pontos turísticos mais famosos. Se é amante da natureza e adora uma aventura, estes locais escondidos para descobrir no PNP Gerês são para si!
O termo “escondido” pode ser visto no dicionário. Trata-se de um adjetivo que significa: que se escondeu; que se manteve oculto. A palavra escondido pode ser vista como sinónimo de recôndito.
A palavra recôndito é adjetivo e significa escondido, retirado. A palavra recôndito também pode significar profundo; íntimo; encerrado; ignorado. O termo recôndito é também nome masculino, significa recanto, escaninho, âmago.
O termo recondito advém do latim recondĭtu-, com o mesmo sentido. É particípio passado de recondĕre, «esconder». No título, foram usadas as palavras “locais escondidos” no sentido de recanto ignorado, pois iremos partilhar consigo cinco locais que não são tão populares como outros nas proximidades.
No entanto, estes lugares apresentam uma grande beleza. Podem ser destinos ignorados por muitas pessoas, mas são merecedores de maior popularidade do que a que têm. Descubra os encantos destes lugares escondidos em pleno Gerês.
5 locais escondidos para descobrir no PNP Gerês
1 – Ponte da Ladeira
Pelo Soajo, podem encontrar-se locais incríveis e atrações fantásticas. A Ponte da Ladeira encontra-se perto do Soajo, no antigo caminho que conduzia até Lindoso. Esta construção revela-se um ponto de passagem obrigatório.
Pensa-se que a construção desta ponte se deve a uma iniciativa dos monges do Mosteiro de Ermelo. Apesar de não se saber muito sobre a história desta belíssima construção, é impossível ficar indiferente aos seus encantos.
A Ponte da Ladeira tem um aspeto medieval. Ao longo do tempo, esta construção sofreu algumas obras de restauro. Esta ponte recebeu umas proteções laterais de ferro. Estes elementos foram invasivos. Não combinam com a sua maravilhosa estrutura em granito.
A ponte apresenta um tabuleiro inclinado e guardas laterais, que se encontram assentes em seis arcos de diferentes vãos e flechas. Nos pegões, podemos encontrar quatro talha-mares e, sobre eles, há quatro canículos que servem para o escoamento das águas das cheias.
2 – Padrão
Apesar das parecenças com a aldeia de Sistelo, com a qual é frequentemente confundida, esta aldeia tem uma riqueza peculiar. A aldeia de Padrão encontra-se presente na freguesia de Sistelo.
Esta pequena localidade é belíssima. Os seus socalcos concedem uma beleza deslumbrante ao local. Por isso, a aldeia de Padrão é bastante pitoresca e visitá-la revela-se uma experiência particularmente agradável.
Todos os que pretendem fugir da agitação das cidades, encontram neste espaço o destino perfeito para repousar. Há muitos encantos que nos permitem viver momentos incríveis, daqueles que aspiramos ao longo do ano.
A aldeia de Padrão tem uma singularidade que a torna numa atração imperdível. A beleza das suas construções perfeitamente integradas na Natureza que a circunda permite criar um cenário bastante deslumbrante, digno de um conto de fadas.
3 – Eira do Tapado
O lugar de Parada é merecedor de uma visita. Além do seu pelourinho e da igreja matriz, há a destacar conjunto de Espigueiros na Eira do Tapado. Há no Gerês várias aldeias com este tipo de construção. Este, sendo menos popular, tem muitos encantos.
Este conjunto de vinte e um espigueiros é uma atração encantadora. Estes elementos arquitetónicos encontram-se dispostos em torno de uma eira central. Os espigueiros da Eira do Tapado estão datados dos séculos XVIII e XIX.
Eles apresentam uma decoração cuidada. Estes elementos arquitetónicos seguem o tipo de espigueiros que se encontram em Lindoso (que são dos mais populares do país). Tratam-se de construções feitas em granito e com paredes estreitas.
Leia também:
- O espírito do Gerês numa aldeia fascinante e singular
- Visite as Termas do Gerês e recarregue as baterias
- 5 das aldeias mais encantadoras do Parque Nacional da Peneda-Gerês
4 – Ponte de Bordença
Esta ponte é uma construção imperdível. A ponte de Bordença revela-se uma atração imperdível, de cronologia medieval. Esta construção atesta a antiguidade do território e da branda.
Este caminho teve grande importância como rota de transumância para as brandas. No entanto, também para os lugares de culto que se dispersam pelas serras (nomeadamente Sr. da Paz, Sr.ª da Peneda, S. Bento do Cando).
A ponte encontra-se na ribeira de Bordença, afluente do rio Adrão. Neste espaço, podemos contemplar a beleza singular do local e confirmar as caraterísticas dos cursos fluviais de montanha. Esta ponte medieval é bastante bonita e apresenta-se como um património relativamente conservado.
5 – Gavieira
A aldeia da Gavieira é uma das aldeias do Gerês com muita história. Esta aldeia tem algumas atrações que encantam quem escolhe visitar este destino. O isolamento da Gavieira é um dos seus encantos. Ela encontra-se escondida no meio de uma Natureza que se apresenta rica e deslumbrante.
O Santuário da Nossa Senhora da Peneda é um local emblemático muito perto da aldeia, espaço onde ocorrem muitas romarias. Outra atração local está na Cascata da Peneda. As pessoas adoram assistir a este monumento natural, quedas de água de 30 metros.
O trilho Tibo-Lagoa dos Druidas será do agrado dos amantes das caminhadas e representa uma experiência encantadora. Estes são alguns dos exemplos que facilmente nos fazem constatar que existem muitos encantos na Gavieira ou nas proximidades.
Não desfazendo da beleza de cidadelhe, mas como é que uma aldeia do vale do coisa se pode considerar um segredo escondido do PNPG, que fica do outro lado do Norte de Portugal?