Explore a zona centro para além dos pontos turísticos mais conhecidos. Se gosta de aventura, estes locais escondidos para descobrir no Centro de Portugal são para si!
O termo “escondido” pode ser encontrado no dicionário. Esta palavra é adjetivo, que significa que se escondeu; que se manteve oculto. O termo recôndito pode ser visto como um sinónimo, também é adjetivo e significa escondido, retirado.
A palavra recôndito pode apresentar mais sentidos, tais como: profundo; íntimo; encerrado; ignorado. Enquanto nome masculino, a palavra recôndito pode ainda significar recanto, escaninho, âmago. A palavra recôndito vem do latim recondĭtu-, com o mesmo significado. É particípio passado de recondĕre, «esconder».
No presente artigo do NCultura, as palavras locais escondidos foram usadas no sentido de recantos ignorados, porque são frequentemente esquecidos ou secundarizados por outros destinos mais populares na região.
Contudo, pretendemos partilhar consigo um conjunto de locais que podem não ter a mesma fama, mas são tão encantadores como os outros lugares que gozam de maior popularidade. Estes destinos são ignorados por muitas pessoas, mas apresentam uma riqueza imperdível. No presente artigo, iremos centrar a nossa atenção no centro do país.
5 locais escondidos para descobrir no Centro de Portugal
1 – Aldeia da Pena
Esta aldeia está inserida na famosa rede das Aldeias do Xisto. Este destino rural proporciona uma experiência encantadora. A Aldeia da Pena apresenta-se num cenário mágico, num vale de grande beleza.
Todos os que visitam esta maravilhosa aldeia vivem momentos agradáveis. A Aldeia da Pena disponibiliza todas as condições para os seus visitantes poderem relaxar, tranquilamente, em sossego, num contexto particularmente rico…
Nesta aldeia, pode viver alguns dias sem preocupações, apenas respirando ar puro, enquanto usufrui do quotidiano em cenários verdadeiramente incríveis.
Os Penedos de Góis são uma atração local. Eles podem ser encontrados em terreno de xisto e são escarpados, com 1040 metros. O Parque Florestal da Oitava é outra atração local. Trata-se de um elemento que comprova que o património natural da região é riquíssimo.
As habitações encontram-se entre as grandes atrações desta aldeia. As casas de xisto são sempre construções cativantes. Esta aldeia tem outras atrações, nomeadamente as pessoas. Estas aldeias têm história, estórias e lendas que as suas gentes gostam de partilhar.
2 – Cortes do Meio
Esta encantadora aldeia está localizada na Serra da Estrela. Apesar de Cortes do Meio ser uma aldeia desconhecida por muitas pessoas, ela apresenta tantas qualidades que assegura sempre uma experiência bastante agradável.
Cortes do Meio é uma pequena aldeia cheia de encantos muito peculiares. Esta povoação situada perto de Tortosendo, na Covilhã, merece ser mais conhecida. Ela encontra-se presente num cenário mágico, existindo diversas atrações incríveis.
Nos dias quentes de verão, Cortes do Meio fica particularmente encantadora porque há cascatas e piscinas naturais, onde as pessoas se podem refrescar. Quando há calor, nada melhor do que estar na água.
Cortes do Meio pode ser considerada como “a capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. Prepare-se para usufruir de uma riqueza natural inesgotável. São 14 as piscinas naturais presentes no leito da ribeira de Cortes!
3 – Foz d’Égua
Este destino rural é conhecido como aldeia Hobbit. Foz d’Égua é uma aldeia que apresenta grandes semelhanças com a aldeia que é apresentada na saga de filmes “O Senhor dos Anéis”.
Foz d’Égua encontra-se presente na Serra do Açor, no concelho de Arganil, mais precisamente. A experiência de passear pelas ruelas desta aldeia revela-se verdadeiramente memorável.
As pontes de xisto maravilham todos os que visitam este local mágico, onde a Natureza parece fundir-se com a aldeia. A paisagem, em socalcos, é de uma beleza arrebatadora.
A praia fluvial é outra atração local imperdível. No verão, este é um espaço fantástico, um autêntico paraíso. A água cristalina da ribeira é tentadora para uns mergulhos refrescantes. A Natureza envolvente apresenta-se num verde vibrante. Este é um local perfeito para relaxar.
Esta aldeia encontra-se próxima de outro destino rural que não pode perder, Piódão, bem mais conhecido. Trata-se de uma aldeia verdadeiramente deslumbrante que também merece uma visita.
Leia também:
- A Albufeira do Azibo é um paraíso em Trás-os-Montes
- A aldeia que foi cidade romana do Norte de Portugal
- A vila em que dá azar sair sem brindar, no Norte de Portugal
4 – Aigra Nova
Este destino rural encontra-se presente no Concelho de Góis. Aigra Nova é uma aldeia pitoresca que apresenta uma malha urbana simples. A sua simplicidade faz parte do seu encanto.
A construção das casas de Aigra Nova é baixa. Ela foi realizada à base de xisto. Esta aldeia pode ter poucas ruas. Mas, apesar disso, a experiência de passear nelas revela-se bastante agradável.
As ruas apresentam-nos as habitações singulares de Aigra Nova. Estas casas erigidas com blocos de xisto são singelas, mas de beleza nobre. As habitações obedeceram a regras de construção que tinham como objetivo assegurar que as casas conseguissem resistir às intempéries e ao passar do tempo. As casas presentes nesta aldeia asseguram grande longevidade.
As casas de Aigra Nova encontram-se dispostas em aglomerados. Estas habitações apresentam dois pisos. O rés-do-chão das casas é geralmente térreo, estando destinado a albergar o gado. Este piso contribuía para o aquecimento da casa. Já o piso assobrado, ou seja, o primeiro andar, tinha como propósito servir para o quotidiano dos habitantes.
5 – Água Formosa
Esta aldeia típica encontra-se a apenas 10 km do Centro Geodésico de Portugal. Este destino rural encontra-se integrado no Programa das Aldeias do Xisto. Água Formosa apresenta uma beleza singular. A maioria das suas habitações foi construída em xisto. Esta aldeia proporciona uma experiência única a todos os que visitam este destino rural.
As habitações de Água Formosa mantêm a traça tradicional de outros tempos. Passear pelas ruas e ruelas desta aldeia equivale a fazer uma viagem no tempo. Aqui podemos encontrar diversos fornos a lenha. Estes elementos ajudam a perceber como era o modo de vida neste espaço geográfico.
Água Formosa mantém as suas tradições ligadas ao uso da força da água. Esta aldeia está perfeitamente integrada no espaço territorial onde se encontra. A aldeia beneficia de um enquadramento natural que torna evidente uma relação especial entre os homens e a Natureza.
Boa tarde gostaria conhecer coisas bonitas de portugal tipo cascatas rios poderia me ajudar