Se está a planear um fim de semana ou umas férias em Portugal, não pode deixar de incluir o Alentejo no seu itinerário. Esta região do país é conhecida pela sua beleza natural, cultura rica e uma série de aldeias pitorescas que oferecem uma experiência autêntica e única aos visitantes. As aldeias alentejanas, em particular, são uma atração imperdível. Com as suas casas caiadas de branco, ruas estreitas e uma rica tradição gastronómica, estas aldeias encantadoras são um verdadeiro tesouro escondido do país.
Além de sua beleza histórica e cultural, as aldeias alentejanas também oferecem diversas atividades para os seus visitantes. Você pode explorar a região a pé ou de bicicleta, desfrutar de um piquenique ao ar livre, visitar adegas locais para degustar vinhos premiados ou simplesmente relaxar num ambiente tranquilo e sereno. Algumas aldeias alentejanas também abrigam festivais e eventos tradicionais, como as festas populares, as feiras do campo ou as celebrações religiosas, que são excelentes oportunidades para conhecer a cultura local e experimentar a hospitalidade dos moradores. Assim, não perca a oportunidade de visitar estas aldeias maravilhosas e desfrutar de tudo o que o Alentejo tem a oferecer!
5 lindíssimas aldeias para visitar no Alentejo
1 – Flor da Rosa (Crato)
Esta aldeia está situada nas proximidades da vila do Crato. A aldeia encontra-se nas imediações do Mosteiro, um dos motivos que levou ao seu desenvolvimento. Flor da Rosa é uma aldeia alentejana com muitos motivos de interesse.
Este destino rural é bastante conhecido devido ao seu artesanato, onde se pode destacar a olaria e as peças feitas em granito. O artesanato local recorre a técnicas ancestrais. A importância do artesanato na aldeia Flor da Rosa é tão clara que uma das atrações desta aldeia encontra-se na sua escola de olaria.
Segundo a lenda, o topónimo “Flor da Rosa” advém de um cavaleiro doente cuja noiva, chamada Rosa, terá ofertado uma frondosa Flor rosa. No entanto, ao contrário do que se previa, acabou por ser Rosa a falecer primeiro, o que levou a dar maior dos desgostos ao cavaleiro.
O cavaleiro era encontrado com frequência a chorar na campa da sua amada, apresentando-se desgostoso. Quando estava no seu leito de morte, o cavaleiro pediu para que a flor que Rosa lhe tinha oferecido o acompanhasse à sepultura e que fosse dado àquele lugar o nome de Flor da Rosa, como homenagem à sua amada.
2 – São Geraldo
Esta pequena aldeia está presente na freguesia de Nossa Senhora do Bispo, concelho de Montemor-o-Novo, distrito de Évora. São Geraldo é uma aldeia pitoresca com poucos habitantes. Os habitantes desta aldeia gostam de manter vivas várias tradições que atravessam gerações. São eles que mantêm viva a tradicional queima dos bonecos no Carnaval e a Feira do Mel, por exemplo.
Uma das grandes atrações desta aldeia encantadora está numa construção religiosa. Trata-se de uma igreja cuja origem remonta ao século XVIII. Nas proximidades da aldeia, também podemos encontrar outra atração imperdível, a Anta da Comenda Grande.
Aldeia de São Geraldo foi uma das candidatas às 7 Maravilhas de Portugal / aldeias. A sua candidatura foi feita na categoria: “Aldeias Rurais”.
3 – Aldeia da Orada
Esta pequena aldeia encontra-se em Borba. Orada é uma aldeia ribeirinha que se situa junto à albufeira de Pedrógão. Orada é um destino rural com muitos encantos. Esta aldeia assegura uma experiência tão agradável que facilmente encanta todas as pessoas que a visitam.
Orada é uma aldeia que teve como principal atividade económica a extração de minério. Foi devido a esta atividade que se deu o crescimento de Orada. O desenvolvimento da aldeia fez-se com naturalidade.
A Aldeia da Orada tem vários pontos de interesse. Muitas das pessoas que visitam a aldeia fazem uma visita à antiga mina, uma atração obrigatória que agora se encontra inundada. Por isso, este é um ótimo local para fazer mergulho…
Há uma construção religiosa que se encontra entre os maiores pontos de interesse. Trata-se da Capela de Nossa Senhora dos Prazeres. Este é um templo merecedor de uma visita.
4 – Ouguela
Ouguela faz parte da freguesia de São João Batista. Esta aldeia está integrada no concelho de Campo Maior. Nesta pequena aldeia, há poucos habitantes. São menos de 100 pessoas a habitar esta Ouguela!
O castelo de Ouguela é o ex-libris. Uma atração local imperdível. Esta construção tem muita história. A construção desta fortaleza remonta a 1300. Esta atração da aldeia Ouguela serviu como uma das praças-fortes que defendia o Alto Alentejo das invasões castelhanas.
Ao longo da sua história, esta fortaleza esteve envolvida em diversas batalhas. O castelo de Ouguela foi um elemento importante em diversos episódios históricos relevantes, nomeadamente na Guerra da Restauração, na Guerra da Sucessão Espanhola e na Guerra das Laranjas.
Visitar a aldeia Ouguela revela-se uma experiência relaxante. Este é um destino perfeito para quem pretende fugir do stress quotidiano que é característico das grandes cidades.
Leia também:
- O que fazer no Baixo Alentejo: dicas imperdíveis para a sua viagem!
- Alvito: A aldeia que foi ocupada por visigodos e muçulmanos no Alentejo
- As 16 melhores praias do Alentejo e Costa Vicentina
5 – Melides (Grândola)
Este destino rural é deslumbrante. Esta pequena aldeia costeira encontra-se presente na freguesia homónima, que se insere no concelho de Grândola. Este território reúne um conjunto de caraterísticas que tornam Melides num autêntico paraíso.
Esta aldeia pitoresca é encantadora, apresentando diversos pontos de interesse. Por isso, todos os que visitam este local tendem a ficar bastante agradados com o que encontram.
Entre as várias atrações que se podem encontrar em Melides estão vários elementos históricos e arqueológicos. A Necrópole de cistas das Casas Velhas, o Dólmen da Pedra Branca e as Ruínas Romanas são algumas das atrações que comprovam a riqueza deste local.
Há ainda a destacar uma construção religiosa particularmente interessante. Trata-se da Igreja de S. Pedro. Este templo é uma construção religiosa que facilmente se destaca entre as várias atrações que podem ser encontradas em Melides. A Igreja de Santa Marinha é outra construção religiosa interessante.
otimo