Descubra cenários e experiências cativantes em percursos memoráveis. Explore os fantásticos trilhos para descobrir as Aldeias do Xisto! Há caminhos em Portugal que nos permitem percorrer episódios importantes da nossa História. Além de se poder visitar lugares históricos fascinantes, há vistas absolutamente deslumbrantes que tornam o esforço menos doloroso.
Iremos desvendar 5 trilhos que nos permitem ficar a conhecer as Aldeias do Xisto, proporcionando uma experiência bastante agradável a todos os que as visitam.
Ao longo dos quilómetros que fazem parte destes trilhos pedestres e que permitem atravessar as Aldeias do Xisto, poderá viver uma aventura memorável. Os trilhos não apresentam apenas aldeias encantadoras, como revelam as paisagens arrebatadoras que se encontram na região.
Por isso, seja com amigos, com a cara-metade, a solo ou em família, ao realizar esta experiência, viverá algo indescritível. Mesmo um verdadeiro fã de trekking ficará rendido aos encantos destes trilhos.
Pode fazer passeios tranquilos e desfrutar da paisagem e da arquitetura rural tão característica destas aldeias. Aproveite para fotografar cada momento para mais tarde recordar.
5 incríveis trilhos para descobrir as Aldeias do Xisto
1 – Trilho do Baile
Este trilho começa em Aigra Velha, uma Aldeia do Xisto encantadora que é conhecida por esta a maior altitude (770m). Posteriormente, o Trilho do Baile segue até ao Parque Florestal da Oitava.
Neste espaço, poderá aproveitar o parque de merendas para recuperar energias. Trata-se do local ideal para petiscar. Ao longo do percurso, poderá confirmar a riqueza natural deste local, destacando-se a presença de castanheiros e azevinhos.
Entre as atrações do percurso estão as aldeias dos Povorais, da Pena (uma Aldeia do Xisto) e da Aigra Velha, onde a aventura irá terminar. Se achar que o percurso está a ser muito exigente, se seguir da Aigra Velha diretamente para os Povorais, poderá encurtá-lo para metade.
- Distância: 12,70 km
- Duração média do trajeto: 5h00
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Aigra Velha e Pena
Existem algumas opções de restaurantes para comer bem neste trilho, tais como:
- A Tranca da Barriga (Cabreira), 235 778 003
- Restaurante Beira Rio (Góis), 235 771 176
- Restaurante Caravela (Góis), 235 772 644
2 – Na Peugada de João Brandão
O início (e fim) deste percurso ocorre no Outeiro de São Miguel, na povoação do Coito. A Peugada de João Brandão permite que se conheça esta aldeia, além de se poder ver outras atrações, como a Capela de São Sebastião e o pelourinho. As aldeias de Casal da Senhora, São Geraldo, Touriz, Vila de Midões são outros destaques deste percurso. Os caminhos florestais são encantadores.
- Distância: 13,37km
- Duração média do trajeto: 3h50
- Dificuldade: Fácil
Existem algumas opções de restaurantes para comer bem neste trilho, tais como:
- Restaurante Adega do Vieira (Midões): 914 865 090
- Restaurante Midobar (Midões): 235 465 151
- Restaurante Miradouro (Midões): 235 465 193
3 – Na Pegada do Ermitão
Este trilho tem como ponto de partida o Largo Alfredo Duarte, na Aldeia das Dez. Esta aldeia sobranceira ao rio Alvôco apresenta vistas deslumbrantes sobre as serras envolventes.
O percurso na Pegada do Ermitão é um Caminho do Xisto que deslumbra todos os que o percorrem. Está rodeado de serras, há penedos, vales, albufeiras, rios e ribeiras, entre outras atrações. A experiência de atravessar a Ponte das Três Entradas revela-se um dos grandes destaques do percurso.
- Distância: 10 km
- Duração média do trajeto: 2h50
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Aldeia das Dez
Existem algumas opções de restaurantes para comer bem neste trilho, tais como:
- Restaurante João Brandão (Aldeia das Dez): 238 67 00 10
- Restaurante Varandas Verdes (Ponte das Três Entradas): 238 67 10 32
Fique a conhecer outros trilhos maravilhosos em Portugal:
- 4 novos trilhos pedestres mostram o esplendor de Penafiel
- 5 trilhos para descobrir e explorar a Serra da Estrela
- 10 dos melhores e mais bonitos trilhos e percursos pedestres de Portugal
4 – Trilho do Rebanho
Este percurso arranca do Centro de BTT das Aldeias do Xisto. O Trilho do Rebanho permite a descida até ao centro da aldeia de Ferraria de São João, numa aventura que permite atravessar um fontanário e diversas hortas que acompanham a Ribeira das Ferrarias.
Existe a possibilidade de tornar o percurso mais curto, para cerca de 2,5 km, se no final desta zona desejar escapar a complicações de relevo. Quem optar por continuar não se irá arrepender.
O percurso pela floresta apresenta-nos as gargantas da Ribeira. Posteriormente, somos convidados a realizar uma subida à cumeada da Serra do Espinhal, um espaço com vistas arrebatadoras.
A descida em direção à Ferraria tem os seus perigos. É abrupta e pedregosa e permite-nos passar pela mata de sobreiros e pelos currais comunitários, atrações icónicas desta aldeia.
- Distância: 5 km
- Duração média do trajeto: 2h30
- Dificuldade: Difícil
- Aldeias: Ferraria de São João
Existem algumas opções de restaurantes para comer bem neste trilho, tais como:
- Restaurante Varanda do Casal (Casal de S. Simão): 236 62 83 04/965 16 12 69
- Terreiro do Lagar (Cumieira): 236 67 72 26
- Restaurante Praia Fluvial da Louçainha (Louçainha): 239 55 10 18/969 42 62 45
5 – Caminho do Xisto da Lousã
Este percurso permite fazer a ligação entre o Castelo da Lousã e o Santuário de Nossa Senhora da Piedade ao Talasnal e ao Casal Novo. Tratam-se de duas Aldeias do Xisto da Serra da Lousã reconhecidas como encantadoras, das mais belas e icónicas.
O Caminho do Xisto da Lousã encontra-se enquadrado por vegetação e com vários desníveis. Trata-se de um percurso algo exigente a nível físico. No entanto, a beleza do trilho ajuda a que se faça com maior empenho.
Se desejar encurtar a experiência, pode optar pelo caminho PR2.1, que fará com que regresse à Ermida e à praia fluvial, que se encontra nas imediações do Castelo. A aldeia do Talasnal é uma das atrações. Um dos destaques está no O Curral. Trata-se de um bar que apresenta decorações atrativas, tornando o espaço acolhedor e encantador.
- Distância do percurso: 6 km
- Duração média do trajeto: 3h00
- Dificuldade: Fácil
- Aldeias: Talasnal e Casal Novo
Existem algumas opções de restaurantes para comer bem neste trilho, tais como:
- Restaurante A Viscondessa (Lousã): 239 99 08 00
- Churrascaria Borges (Lousã): 239 99 34 89
- Restaurante Burgo (Nossa Senhora da Piedade): 239 99 11 62