O latim revelou-se uma influência marcante na língua portuguesa. Existem expressões latinas que continuam a ser usadas: 5 expressões em Latim usadas em discursos.
O latim continua a ser uma influência na língua portuguesa (e, naturalmente, que continua a ser uma forte influência em diversas línguas no mundo). Sabemos que a História tem sempre o papel de unir o passado ao presente e o futuro só é construído por estar alicerçado nos dois anteriores. O latim representa isso mesmo: um alicerce.
São várias as palavras / expressões em latim que continuam a ser preciosas no nosso discurso. A língua portuguesa é a última das línguas de relevo que foram originadas a partir do latim. O latim é uma língua que teve o seu início em Itália, mais precisamente na região do Lácio, sendo modificada ao longo do tempo. Esta língua, distinta na escrita e na fala, cedo revelou ser uma forte influência no mundo, sendo fortemente marcada pelo domínio dos romanos no mundo. A versão falada esteve no início de várias línguas que são hoje referidas como línguas românicas ou neolatinas.
O latim continua a ter grande influência no mundo, em diversas línguas. Em português, por exemplo, são inúmeras as palavras de português que têm origem no latim. Há ainda diversas palavras / expressões em latim que são usadas regularmente no nosso discurso.
Leia também:
- Língua portuguesa: «Sine Qua Non» e outras expressões em latim
- Língua Portuguesa: 20 insultos inconvenientes e pouco conhecidos
- Língua Portuguesa: 10 palavras que muitos não sabem o significado
- Língua Portuguesa: devemos escrever mecher ou mexer?
Língua portuguesa: 5 expressões em Latim usadas em discursos
in extremis
Do latim in extremis, expressão que significa «em caso extremo». Esta expressão in extremis significa o mesmo que in articulo mortis. É uma locução adverbial que pode significar nos últimos momentos da vida, no último momento.
a priori
A expressão a priori significa a partir do que vem antes. Do latim a priōri, «à primeira vista», é prova fundada unicamente na razão, sem fundamento na experiência (opõe-se à expressão a posteriori).
Esta locução está de acordo com os princípios anteriores à experiência; significa à primeira vista. O argumento a priori é um argumento em que se parte da causa para o efeito.
a posteriori
A expressão a posteriori significa a partir do que vem depois. Sistema de argumentação que parte do efeito para a causa. A posteriori opõe-se à argumentação a priori. Esta é uma locução do efeito para a causa. Significa pelas razões que vêm depois.
a fortiori
A fortiori é uma expressão latina que significa por maioria de razão (raciocínio ou argumento). A fortiori é com mais razão. Esta locução é empregue para concluir do menos, para o mais evidente: se devo amar o inimigo, a fortiori amarei o meu amigo.
ad hoc
Ad hoc é uma locução adjetival que significa para isto, coisa preparada para determinada missão ou circunstância ou algo usado para um fim específico, feito de acordo com um propósito. É algo que é dito de pessoa a quem foi atribuída uma determinada tarefa.
É uma locução adverbial em [uso indevido] sentido pejorativo de forma atabalhoada; sem planeamento; à toa. Diz-se ad hoc de pessoa; secretário ad hoc; tribuna ad hoc.
Informação
Seguramente que já tinha visto estas expressões (in extremis, a priori, a posteriori, a fortiori, ad hoc), não já? Fique a par das próximas publicações do N Cultura, pois em breve iremos publicar mais artigos a demonstrar como o latim continua a estar presente na língua portuguesa.
NCultura
Se gostou deste artigo reaja a ele e faça um comentário!
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Língua Portuguesa no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões. Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, gastronomia, cultura, histórias, entre outras…