A experiência de viajar de avião é extraordinária. Uma demonstração das grandes façanhas do homem. Confira 40 segredos que ninguém lhe conta se viaja de avião.
O ser humano não nasceu para voar, mas nasceu para pensar. É um ser racional capaz de fazer autênticas maravilhas. O ser humano é capaz de transformar o mundo com as suas invenções. A invenção do avião revolucionou o mundo das viagens. Qualquer pessoa consegue viajar de um ponto do planeta para outro num espaço de horas, atravessando oceanos, países ou continentes.
Todos deveriam viajar de avião regularmente (ou, pelo menos, uma vez ou duas, ida e volta). Trata-se de uma experiência memorável. A experiência de viajar de avião é extraordinária. Uma demonstração das grandes façanhas do homem. O mundo das viagens de avião é encantador e existem alguns segredos sobre o quotidiano das viagens que todos deveriam conhecer. Existem curiosidades imperdíveis para qualquer tripulante.
Reunimos 40 dicas sobre o mundo dos aviões que são irresistíveis, umas dão medo, outras fazem rir, outras até era preferível nem saber!
40 segredos que ninguém lhe conta se viaja de avião
1 – Onde se encontra o melhor assento?
Dependerá sempre das pessoas. No entanto, a melhor opção para quem enjoa é sentar-se perto das asas. Normalmente, durante o voo, a agitação é sentida de forma mais evidente no início ou no fim do avião.
Em caso de acidente, o melhor posicionamento dependerá sempre da forma como o avião cai, mas normalmente considera-se que é no fundo que se encontra o lugar mais seguro. Convém até nem pensar em quedas, pois são raríssimas.
2 – Os sorrisos
Os assistentes de bordo gostam de receber os passageiros na porta do avião com um sorriso no rosto. Fazem sempre o mesmo e há um motivo! Os assistentes de bordo têm a função de tranquilizar os passageiros. As companhias não querem levar passageiros tensos, por razões óbvias. A ansiedade dos passageiros pode originar problemas.
Os assistentes de bordo pretendem assim manter o bom humor nos passageiros, tratando-os a todos muito bem. Por vezes, ocorrem imprevistos durante o voo, algo que até pode assustar os assistentes de bordo. No entanto, estes devem manter a cabeça fria e transmitir bastante tranquilidade aos passageiros.
3 – Comida especial para a tripulação
Todos reconhecem que durante o voo o piloto é a figura mais importante que está presente no avião, mesmo que esteja lá um presidente ou um rei. É o piloto (e o co-piloto) que mantêm o avião em total segurança. Por isso, todo o cuidado é pouco!
A alimentação é muito importante, mas pode gerar problemas súbitos de indisposição. Ora, tendo isso em consideração, a comida dada ao piloto não é a mesma que é dada ao copiloto, de forma a se um adoecer o outro esteja totalmente apto. Por isso, também “é proibido” que eles partilhem comida entre si, mesmo que queiram provar o prato um do outro!
4 – Porta blindada
Os pilotos, quando comunicam com os comissários de bordo, encontram-se normalmente separados por uma porta blindada. A conversa costuma ocorrer apenas através de um aparelho chamado interfone.
Durante o dia, os pilotos e os comissários de bordo devem reportar entre si, a cada 40 minutos. No período da noite, tal deve acontecer a cada 20 minutos. Esta é uma forma de se garantir que o piloto está bem e se encontra em boas condições para dar continuidade ao seu trabalho. Existe um código de emergência para os comissários de bordo conseguirem entrar na cabine, se acontecer algo lá dentro.
5 – A luz é apagada de propósito
Durante o momento da descolagem, as luzes da cabine dos passageiros são reduzidas ao mínimo e faz-se o mesmo no momento da aterragem. Esse procedimento é realizado para que os olhos dos passageiros se habituem ao escuro.
Assim, os passageiros poderão ver claramente os sinais de “saída de emergência”, algo que será necessário conhecer numa emergência. No entanto, também permite poupar energia.
6 – A comida servida no avião
Normalmente, durante o voo não irá usufruir de uma refeição feita por um chef com estrela Michelin. A comida servida no voo visa matar a fome dos passageiros. Apenas isso. Por isso, a comida distribuída pelas hospedeiras não é de excelência, mas ajuda a entreter os passageiros.
Enquanto os passageiros comem estão entretidos e o tempo parece passar mais rápido. Assim, há menos tempo para preocupações infundadas. O preparar dos alimentos é uma tarefa difícil, que ainda implica um momento de armazenamento e uma logística complexa, por isso esse procedimento é feito por grandes empresas.
7 – As máscaras de oxigénio
As máscaras de oxigénio são itens que podem ser essenciais em emergências. Os passageiros apenas têm 15 minutos de ar disponíveis para respirar pelas máscaras. O tempo pode parecer escasso, mas não entre em pânico!
Um quarto de hora é tempo suficiente para que o piloto consiga fazer uma descida para um nível que permita que os passageiros possam respirar sem problemas. As hospedeiras estão preparadas para ajudar os passageiros em emergências.
8 – Evite o café
Beber café pode ser algo nojento em alguns aviões. Nos aviões mais antigos, principalmente, a água usada para preparar o café deve ser evitada. A razão é simples: nos aviões mais antigos, os tanques onde a água se encontra armazenada não se encontram nas melhores condições. Eles quase nunca são limpos.
A água usada nos quartos de banho e a água dita “potável” podem ser a mesma. No entanto, elas são armazenadas em recipientes distintos. Por isso, a melhor opção é evitar o café e optar por bebidas engarrafadas e seladas.
9 – As tempestades são comuns
É normal existirem tempestades. Elas fazem parte do quotidiano de qualquer piloto. É comum o avião ser apanhado por um raio. Normalmente, o avião não fica afetado por esse acontecimento, pois a sua máquina está preparada.
Os aviões são construídos para suportar os raios. Além disso, os pilotos encontram-se preparados para qualquer medida emergência.
10 – O alto comando e o seguinte
O piloto está no topo da hierarquia e o copiloto é o segundo comando mais alto dentro do avião. Por isso, caso aconteça algo que diminua as capacidades do piloto, o copiloto assume o controlo, seja para ir a uma casa de banho, seja num desmaio.
11 – Precauções com o piloto
Os voos podem ser longos e durante um voo podem surgir no piloto necessidades fisiológicas inadiáveis. Por isso, quando um dos pilotos vai ao quarto de banho, um tripulante entra na cabine dos pilotos e aguarda o regresso do piloto.
Pode parecer estranho. No entanto, há sempre esta medida de segurança. A cabine tem de ter sempre duas pessoas.
12 – Para onde vão os dejetos?
Esta temática pode não cheirar bem, mas há que falar dela. Sabe para onde vão os dejetos largados nos aviões? Existe um sistema especial a vácuo nas sanitas dos aviões. Devido a uma diferença de pressão entre a sanita e a turbina, a urina e as fezes dos passageiros caem num depósito.
Os dejetos ficam assim reservados neste depósito que se situa no fundo do avião. Eles permanecem aí armazenados até que o avião aterre. Um avião chega a ter capacidade para aguentar 250 litros. Posteriormente, os dejetos são esvaziados com o auxílio de uma mangueira e, depois, são descartados numa rede de esgoto.
13 – Abertura do quarto de banho
Sabia que todos os quartos de banho podem ser abertos pelo lado de fora. Um tripulante pode abrir a porta facilmente, de forma a intervir, se alguém passar mal (ou morrer) lá dentro.
Contudo, há um segredo por detrás do sinal “proibido fumar”. Na porta, existe um mecanismo de segurança que permite abrir a porta pelo lado de fora.
14 – Os pilotos só falam o necessário
Os pilotos não são mudos, mas falam pouco. Eles falam o estritamente necessário. Normalmente, os pilotos só falam com os passageiros em caso de turbulência. Também podem falar com os passageiros em momentos em que é pertinente dar avisos sobre a temperatura e o tempo de voo estimado.
O motivo é simples: o piloto quer evitar ao máximo que as pessoas dentro do avião se assustem. Por isso, até podem esconder informações que possam gerar pânico.
15 – Nada de barba
Os pilotos devem apresentar uma aparência cuidada. Além de apresentarem a roupa apropriada ao cargo, os pilotos têm de evitar ter barba. Aliás, muitas companhias aéreas proíbem que os pilotos tenham barbas.
O motivo deve-se ao facto da máscara de oxigênio não ficar perfeitamente encaixada no rosto de um piloto com barba, podendo assim colocar em causa o voo. O cabelo dos pilotos também devem estar cortados, pelo mesmo motivo. A “boa aparência” dos pilotos também é algo positivo para a imagem que a companhia aérea quer fazer passar.
16 – Telemóveis desligados
É comum os tripulantes avisarem os passageiros que estes devem desligar os telemóveis. O uso destes objetos pode causar interferência na comunicação entre o piloto e a torre de comando, por isso devem ser desligados.
Foram realizados testes e ficou comprovado que o uso de aparelhos eletrónicos não tem força suficiente para derrubar um avião. Mas o desconhecimento sobre os efeitos que eles causam no voo leva a considerar que a melhor opção é proibi-los durante esses importantes momentos do voo.
17 – A posição dos encostos
Os encostos devem encontrar-se na posição vertical, de modo que se reduza o risco de lesões em caso de impacto. Além de ajudar a evitar que o passageiro sofra lesões na coluna, esta medida também permite não obstruir o espaço em caso de emergência.
Há ainda outra razão: quando o peso do passageiro fica apoiado na área em que as suas pernas se encontram, tal permite que o passageiro aumente muito a resistência da fixação dos assentos ao piso da cabine. Este facto garante maior segurança para todos em caso de surgir uma desaceleração brusca.
18 – A escolha dos sapatos adequados
No momento de preparar a sua próxima viagem de avião, tenha em mente que há roupa mais indicada. Por exemplo, deve haver preferência por sapatos com uma sola forte. Em caso de evacuação de emergência, esses sapatos permitem pisar asfalto quente ou outros tipos de chão mais agressivos para os pés. A escolha de uns sapatos confortáveis também é uma boa opção para ajudar a subir e a descer as escadas do avião.
O conforto deve ser a prioridade, por isso, no momento de escolher as roupas e o calçado, tenha em mente que estes não podem ser muito apertados. No avião, o corpo irá inchar e esse tipo de itens irão fazer com que se sinta ainda mais desconfortável.
19 – Os assentos mais tranquilos
Para quem tem dificuldade em dormir, mas pretende fazê-lo para descansar deve escolher os assentos que ficam perto das asas. Os assentos que se mexem mais durante o voo são os dos extremos.
Para quem quer dormir ou apenas realizar uma viagem com maior tranquilidade, deve sentar-se a meio, próximo das asas. Além disso, estes lugares costumam ser os mais silenciosos.
20 – A Temperatura da aeronave
Segundo algumas investigações realizadas em aviões, existe uma ligação direta entre a temperatura, a pressão do avião e a perda de consciência gerada pela falta de oxigénio (o termo técnico é hipoxia).
Ela pode ser originada pelo aquecimento acentuado do ar num avião. É por esse motivo que os pilotos dos aviões deixam a temperatura no interior do avião reduzida. Por isso, procure os assentos mais quentes que estão no final do avião e não se esqueça de levar um casaco.
21 – Viagem em linha curva
Durante uma viagem de avião, o piloto desloca–se sempre em arco. Os passageiros poderão ver num mapa com a rota do voo e confirmar que o avião não se desloca em linha reta. A sua rota é sempre curva. Por vezes, até pode fazer alguns ziguezagues estranhos no ar.
O mapa normalmente é plano, mas a Terra é redonda. As companhias aéreas desejam que os aviões sejam cumpridores do tempo estimado de forma que no momento de chegarem ao aeroporto este os possa receber. No entanto, as condições climáticas podem interferir na trajetória do voo e levar a uma aterragem de emergência noutro aeroporto.
22 – Os fumos ajudam a prever o tempo
Os fumos e as saídas de ar que os aviões emitem devem-se ao vapor de água. O seu movimento até nos pode ajudar a prever o tempo. Quando as linhas deixadas pelo avião são finas e logo desaparecem, tal indica que há uma baixa humidade e um clima estável.
No entanto, quando as linhas deixadas pelo avião são mais longas e grossas, elas indicam a chegada de uma tempestade. Tenha toda a atenção da próxima vez que vir um avião passar!
23 – Voz de prisão no avião
Qualquer passageiro que se encontre dentro do avião pode receber uma sentença de prisão. O piloto não tem apenas a responsabilidade de assegurar o voo, ele está autorizado até a mandar prender um passageiro, se este colocar em causa o voo. O piloto pode optar por aplicar uma multa.
24 – Falar inglês é indispensável
Qualquer pessoa que pretenda trabalhar a bordo de um avião tem de saber falar inglês. É indispensável, seja qual for a função que desempenhe. Os pilotos, os comissários e os assistentes de bordo também necessitam de falar inglês. Trata-se de algo essencial para ajudar os passageiros. Esta é a língua mais adequada para dar as instruções de segurança.
25 – Piloto automático
Sabia que durante a maioria dos voos o piloto automático é ativado? Não é uma coisa que aconteça num contexto de urgência. O piloto automático permite ao computador realizar ajustes mais precisos. Desta forma, é assegurada uma melhor eficiência do uso de combustível, com exceção dos momentos de turbulências.
O piloto deve assumir sempre o controlo do avião quando se encontra perante turbulências. O piloto automático também não é indicado para os momentos iniciais e finais do voo. Os momentos de aterrar e de descolar devem ficar ao cargo das mãos experientes dos pilotos.
26 – Quando ocorrem mais acidentes?
A estatística indica-nos que andar de avião é bastante seguro. No entanto, há momentos mais delicados e perigosos durante o voo. Por exemplo, os primeiros três minutos após a descolagem são bastante importantes, tal como os últimos oito minutos antes de se aterrar.
É nestes dois momentos que ocorrem 80% dos acidentes de avião. No entanto, o piloto enfrenta mais problemas quando o avião se encontra no ar. Mas não queremos que fique em pânico. As estatísticas confirmam que é muito mais seguro andar de avião do que andar noutro tipo de veículos de uso diário (mota, carro, bicicleta).
27 – Os funcionários voam sem custos
É comum as companhias aéreas deixarem os seus funcionários voarem de graça nos voos dessas empresas.
Existe ainda um acordo estabelecido entre muitas das companhias aéreas que permite que os profissionais da aviação possam viajar gratuitamente nos voos de outras companhias ou apenas com a necessidade de pagar os custos de impostos. Estas medidas também funcionam para familiares próximos do funcionário dessas companhias áreas.
28 – Machados escondidos
O cenário parece de um filme de terror, mas a verdade é que existem machados no avião que foram guardados fora do alcance dos passageiros. O número de machados depende do tamanho do avião. Podem existir até três dessas ferramentas desse tipo no avião.
Estes machados são do tipo de equipamento frequentemente usado no combate a incêndios. Eles são perfeitos para partir portas, por exemplo, caso seja necessário partir a porta da casa de banho. Os machados só podem ser usados por funcionários da companhia aérea ou por ordem do comandante. Só são usados em caso de uma emergência.
29 – Ar condicionado
Andar de avião revela-se uma boa experiência até para quem tem problemas respiratórios! Sabia que o ar que se encontra na cabine do avião recorre ao mesmo sistema de filtragem que se encontra num hospital?
Desta forma, facilmente se constata que o ar que se respira no interior do avião é muito limpo. Não se pode dizer o mesmo nas mesas de comida. Estas podem encontrar-se cheias de germes. Também pode ser impossível evitar sentar-se ao lado de uma pessoa que esteja doente.
30 – Em caso de sequestro do avião
Apesar de terem existido sequestros de aviões na história da aviação, estes são muito raros. É bem mais comum ver num filme do que ler uma notícia sobre o sequestro de um avião.
No entanto, os pilotos estão treinados para evitar que isso aconteça. Existem diversos métodos de passar a informação do que está a acontecer. Por exemplo, há técnicas que permitem enviar um sinal aos funcionários do aeroporto.
Desta forma, eles recebem a mensagem através de um dispositivo específico e as autoridades são alertadas, ficando prontas a agir no imediato.
31 – Nem todas as falhas são corrigidas
Agora surge uma informação que não é fácil de conhecer, pois pode causar medo! Antes do avião descolar, há diversas coisas a serem verificadas no avião. A lista é enorme e nem sempre há vistos para todas as situações. Um avião pode ir a voo apresentando algumas falhas menores. São as falhas que se consideram “aceitáveis”.
Como acontece na inspeção, um carro pode passar com algumas falhas menores. Estas falhas (tanto no carro, como no avião) não oferecem qualquer risco de vida aos passageiros. Por exemplo, se um assento não estiver regulado, tal não impede um avião de descolar.
32 – Só acontece nos filmes
Em alguns filmes surge o momento em que um membro da tripulação (geralmente, trata-se da estrela do filme, do herói, do protagonista) assume o comando do avião por necessidade. Aí acontecem problemas e o piloto está indisponível.
Contudo, tal só acontece nos filmes. Na vida real, é impossível de acontecer. Nenhum comum mortal conseguiria lidar com a pressão da função, nem saberia lidar com a quantidade de informação necessária para se saber pilotar. Nem mesmo os fanáticos por simuladores de voo, nem os viciados em jogos, nem sequer um mecânico de aviões teria condições para comandar um avião à pressão.
33 – Uma aterragem brusca propositada
Pode parecer estranho, mas leu corretamente! Por vezes, pode ser necessário fazer uma aterragem um pouco mais forte que o normal. Tal acontece propositadamente, embora não se deva a ações incorretas do piloto. Pode acontecer devido ao avião ter lidado com condições climáticas adversas.
Os pilotos devem aterrar de forma brusca, se a pista estiver coberta de água, tal servirá para romper o lençol de água e evitar a aquaplanagem. O piloto não quer ter o avião a deslizar descontrolado.
34 – A cor dos aviões
Os aviões são brancos por vários motivos. A cor branca permite que o avião absorva menos calor. Algo positivo para os passageiros e para a companhia aérea, por ser uma opção mais económica.
A cor branca ajuda a evitar que os pássaros batam nele. Os pássaros conseguem ver muito bem o reflexo de superfícies brancas, levando a que consigam evitar o choque nos aviões. E há mais um motivo! Os aviões são brancos porque a cor facilita a identificação de rachaduras e outras áreas danificadas.
35 – Os cinzeiros
Fumar dentro dos aviões é proibido, por isso existem sinais em todos os aviões. Os cigarros foram proibidos nos aviões há 25 anos. No entanto, ainda existem cinzeiros no interior dos aviões, nomeadamente nos quartos de banho. Tal só acontece porque existe essa exigência dos órgãos que ditam as regras da aviação civil e que impõem a presença de um cinzeiro.
A obrigação da colocação dos cinzeiros é considerada uma questão de segurança. Apesar de não ser permitido, há frequentemente notícias de fumadores que insistem em acender um cigarro dentro do avião. Se isso acontecer, os comissários têm um lugar para apagar a chama com segurança. Há passageiros que são expulsos do voo por insistirem em fumar.
36 – O tanque cheio
Muitos desconhecem a quantidade de litros de combustível necessários para um voo. A deslocação de avião numa rota que vai do México a Paris implica um consumo de 80 toneladas de combustível! São precisos 30 a 40 minutos para encher o tanque do avião.
O combustível é armazenado em dutos subterrâneos presentes no solo do aeroporto. Posteriormente, um “camião-bomba” chega e abre um espaço no solo que permite acoplar um tubo colocado precisamente entre os dutos e os tanques dos aviões, que se encontram posicionados em fileiras.
37 – O medo
Muitos viram em filme pessoas a serem sugadas para fora do avião. Tal acontece sempre que há uma abertura repentina de uma janela ou porta nas alturas. Pode acontecer, mas não há que ter medo, pois é altamente improvável.
A pressão e o formato da porta, que é maior do que a janela, tornam quase impossível que uma pessoa a possa abrir durante um voo. Se o fizessem, podia realmente fazer com que objetos e pessoas fossem sugados para fora do avião.
Não foi há muito tempo que aconteceu algo trágico. Acidentes acontecem. Jennifer Riordan foi vítima de um acidente. Após surgir uma explosão no motor do avião, foram causados danos na fuselagem e os destroços atingiram e partiram uma janela do avião da Southwest Airlines. Após a janela ter partido, Jennifer Riordan foi sugada e morreu desse forma.
38 – O testamento
O piloto tem a obrigação de registar um testamento, se um passageiro achar necessário fazê-lo, antes de realizar o voo, por receio de morrer.
39 – Flertar as hospedeiras é assédio
As hospedeiras são elementos profissionais que estão a realizar funções para tornar a experiência do voo o mais agradável possível. Contudo, a simpatia não deve ser confundida com outras coisas. Todos os membros da tripulação do avião devem ser respeitados. Os passageiros têm a obrigação de respeitar todos os membros da tripulação.
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40 – “A carta de condução”
Um piloto que deseje voar para fora das fronteiras do seu país deve ter o certificado de nível quatro (pelo menos) da Organização de Aviação Civil Internacional. Quando a Organização percebeu que muitos dos acidentes aéreos aconteciam devido à falta de compreensão entre controladores, comandantes e copilotos, criou esta norma, em 1988.