Aldeias que garantem experiências imperdíveis. Visite-as e deixe-se apaixonar por estas aldeias secretas e encantadoras perto de Lisboa.
O nosso país está repleto de tesouros turísticos. Portugal tem um património natural de rara beleza. Há vários monumentos históricos incríveis, reveladores do património que existe no nosso país, em Portugal Continental e nas Ilhas.
O valor deste património nem sempre é reconhecido, nem sempre é devidamente valorizado, por isso poucas vezes é conservado como deveria ser ou divulgado como merece. No entanto, não faltam exemplares de grande valor.
Atualmente, o turismo tem sido desenvolvido em várias vertentes, levando a que muitas das nossas riquezas sejam mais bem preservadas. Por exemplo, as aldeias são um dos nichos facilmente promovidos. Estes locais perfeitos para escapadinhas, asseguram experiências únicas, por isso justificam o investimento realizado pelos visitantes.
Há aldeias fascinantes que não se encontram em Lisboa, mas perto. Estas aldeias representam experiências imperdíveis. Visite-as e deixe-se apaixonar por estas aldeias!
4 aldeias secretas e encantadoras perto de Lisboa
Descubra 4 aldeias “secretas” e apaixonantes
Fique a conhecer algumas das aldeias mais deslumbrantes que se encontram a poucos quilómetros da capital. Estas aldeias são fascinantes. Elas proporcionam experiências únicas e verdadeiramente memoráveis!
Se tem dúvidas, fique a conhecê-las melhor e em seguida prepare uma visita a estes locais imperdíveis.
1 – Aldeia típica José Franco, Mafra
Esta aldeia tem muitas atrações. O seu castelo encantador é uma das mais populares. Nesta aldeia, podem encontrar-se as casas brancas tradicionais, apresentando as encantadoras listas azuis. Outros destaques presentes nesta aldeia vão para o moinho e oficinas.
Esta aldeia apresenta um património como muitas outras aldeias portuguesas, mas a Aldeia típica José Franco tem uma particularidade. Trata-se, na verdade, de uma recriação.
Esta aldeia retrata a aldeia típica portuguesa. Ela foi construída por instrução José Franco, nos anos 60. Este homem era um oleiro de grande talento. José Franco reconstruiu nesta aldeia típica tudo aquilo que carateriza uma aldeia tradicional.
No entanto, fê-lo em ponto pequeno, em dimensões inferiores. O oleiro fez esta aldeia especial como homenagem à sua terra e às memórias que José Franco desenvolveu na sua infância.
Aldeia típica José Franco, MafraNesta aldeia, também foi erguido um museu. Trata-se de um espaço que foi dedicado a José Franco, o oleiro que faleceu em 2009. José Franco sonhou com a criação de um pequeno mundo moldado pelas suas mãos. Esta aldeia é a materialização do seu sonho. O seu trabalho está à vista de todos.
Esta Aldeia típica merece a nossa atenção especial. Trata-se de um local distinto dos outros, que proporciona uma experiência distinta de qualquer outra, agradando ao máximo a todos, dos miúdos aos graúdos. As crianças adoram esta aldeia, pois ela proporciona o espaço de que elas precisam para brincar, mas também podem aprender muito sobre o nosso país. Por isso, revela-se uma experiência excelente para o seu desenvolvimento.
Informação útil
Coordenadas GPS: N 38º 57′ 34.58” ,W 9º 21′ 13.09′
Morada: Estrada Nacional 116, n.º 34, Sobreiro, 2640-401 Mafra
Contactos: (+351) 261 815 420 / [email protected]
Entrada: Gratuita
Horário: das 9h30 às 18h (no inverno) / das 9h30 às 19h (no verão).
2 – Pia do Urso, Batalha
Esta aldeia está localizada no concelho da Batalha, na freguesia de São Mamede, mais precisamente. Nesta aldeia, que se situa a poucos minutos de Batalha e Fátima, vive-se uma experiência invulgar, uma vez que tem vários encantos.
Pia do Urso apresenta-se como uma típica aldeia serrana. Existem várias habitações em pedra e madeira. Esta aldeia está inserida num contexto singular, na bonita Serra de Aire e Candeeiros.
O nome da aldeia, Pia do Urso, deve-se à história deste sítio. No passado, neste local, era comum a presença de ursos. Felizmente (ou infelizmente), estes animais já não se encontram lá. No entanto, ainda se podem encontrar as “pias”, mini-lagos onde os ursos bebiam água. A aldeia Pia do Urso é uma aldeia pacata e encantadora.
A aldeia Pia do Urso foi recuperada e transformada com o destaque a ir para um eco parque temático e sensorial. A transformação desta aldeia foi realizada a pensar em particular nos invisuais. Em Pia do Urso, existem diversas estações interativas. Ao visitar esta aldeia somos convidados a realizar um percurso onde não faltam atividades lúdicas que fazem parte da experiência original.
O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso é uma atração imperdível. Este parque natural e sensorial proporciona uma experiência que ficará para sempre na nossa memória. O Eco Parque Sensorial da Pia do Urso permite-nos viver uma experiência inclusiva. Ele encontra-se devidamente adaptado a pessoas invisuais.
Neste parque, podemos realizar um percurso pedestre encantador, realizado em perfeita harmonia com a Natureza. Ao longo do percurso deste parque, não faltarão motivos para realizar paragens. Nesses momentos de paragem, será sempre possível interagir com o que nos é apresentado. No entanto, devemos apenas recorrer aos sentidos, especialmente do tato e do olfato. Outro destaque vai para a presença de vários painéis em Braille, colocados a pensar nos invisuais e nas pessoas com uma visão reduzida.
3 – Aldeia da Mata Pequena, Mafra
Se deseja um destino encantador para viver uma experiência maravilhosa, tem de considerar a Aldeia da Mata Pequena. Esta aldeia típica da região saloia revela-se uma das poucas aldeias que se encontra devidamente protegida. A Aldeia da Mata Pequena está totalmente preservada e recuperada.
A Aldeia da Mata Pequena revela-se um destino fantástico para todos os que procuram momentos de repouso. A aldeia proporciona uma experiência agradável e enriquecedora a todos os que a visitam. Nesta aldeia, há tranquilidade e um cenário encantador. Existem várias atrações nesta aldeia que se revela um destino perfeito para quem procura fugir da agitação das grandes cidades.
Esta aldeia encontra-se a menos de 30 minutos da cidade de Lisboa. Esta aldeia apresenta-se como deve ser apresentada. Todas as medidas tomadas são realizadas de forma a manter o aspeto da aldeia e a manter as tradições de antigamente.
A beleza natural local revela-se uma das várias razões que justifica uma visita demorada a esta aldeia. A Aldeia da Mata Pequena apresenta-se como um destino onde a pacatez e a autenticidade fazem parte do quotidiano.
A Aldeia da Mata Pequena tem todas as condições que asseguram os momentos de repouso. O cenário que se encontra é memorável. As casas podem ser simples, rústicas e pequenas. No entanto, são muito acolhedoras e têm todas as condições que permitem assegurar o conforto que se deseja numas férias.
Leia também:
4 – Azenhas do Mar, Sintra
As Azenhas do Mar estão presentes em Sintra, por isso esta pequena aldeia está situada perto de Lisboa. As Azenhas do Mar estão presentes no concelho de Sintra, encontrando-se na Freguesia de Colares.
Esta aldeia é verdadeiramente imperdível. A posição insólita torna as Azenhas do Mar num destino de rara beleza. A sua localização invulgar permite apresentar um cenário distinto, proporcionando uma experiência única. As Azenhas do Mar encontram-se presentes num espaço insólito. Elas apresentam-se encavalitadas numa falésia à beira-mar.
As Azenhas do Mar revelam-se um destino fascinante e deslumbrante. A sua beleza é tão singular que facilmente nos leva a duvidar do que vemos e do que sentimos. Por isso, as Azenhas do Mar proporcionam o bilhete dourado para se entrar num mundo mágico, imaginário.
A paisagem que se encontra nas Azenhas do Mar é o grande destaque. As vistas sobre o Oceano Atlântico são de cortar o fôlego. Nesta aldeia, também encantam as inúmeras casas incrustadas num penhasco. Por isso, todo o cenário revela-se especial, imperdível.
As ruas estreitas em Azenhas do Mar são peculiares. A experiência de passear por aqui é fascinante. As caminhadas devem ser realizadas com máquina fotográfica. As casas típicas desta aldeia, que se encontram decoradas com belos azulejos, tornam qualquer passeio
numa experiência imperdível. Ver as casas perfeitamente integradas na arriba da costa tornam a experiência verdadeiramente memorável!
Visitar esta aldeia representa a oportunidade de se viver uma experiência memorável. As Azenhas do Mar são um destino de sonho, um local perfeito para uma escapadinha ou para passar o fim de semana com a cara-metade. Nesta aldeia, também existe uma gastronomia de excelência. Naturalmente, a especialidade vai para os pratos ligados ao mar, para o peixe e o marisco.
Dada a proximidade com Sintra, muitos aproveitam a oportunidade para visitar algumas das atrações mais emblemáticas deste destino, nomeadamente a Quinta da Regaleira ou o Palácio Nacional da Pena.