Lavar roupa nova antes de usar é uma prática importante para garantir segurança e higiene. Veja três razões para não correr riscos e adotar este hábito. A lavagem da roupa nova é uma etapa muito importante, mas muitas pessoas esquecem-no ou optam por não o fazer. Antes de usar a roupa que acaba de comprar, deve lavar essas peças. Esse procedimento faz parte dos cuidados fundamentais que deve ter, seja para preservar a roupa, seja para preservar a sua pele.
A roupa recém-comprada deve ser lavada com a maior brevidade possível. Nunca se deve usar imediatamente a roupa. Trata-se de uma questão de higiene e de saúde. Se não lavar as peças de roupa antes de as usar, poderá ter químicos nocivos em contacto direto com a pele.
Não corra riscos! 3 razões para lavar roupa nova antes de usar
Uma lavagem prévia da roupa recém-comprada revela-se um procedimento fundamental. Nunca se deve usar a roupa sem antes a lavar. Trata-se de um erro que pode ser prejudicial para a saúde. As consequências de usar roupa comprada sem uma primeira lavagem podem ser graves para a sua saúde em geral, especialmente para a pele em particular. A roupa acabada de comprar pode conter vários perigos (bactérias, germes, fungos, ácaros e até piolhos!).
Conheça algumas das razões por que deve lavar roupa nova antes de usar
A viagem longa que a roupa faz até si
Todos conhecemos que muitas fábricas de roupa apresentam condições menos agradáveis. As roupas são feitas noutras partes do mundo. Muitas das peças que se usam são criadas em locais distantes. São marcas de fast fashion.
Por isso, essas peças de roupa passam por uma grande quantidade de mãos até chegarem até si. Do local onde foi produzido, passando pela fase de transporte e até durante o tempo de exposição na loja, são muitas pessoas a tocar e a mexer nas roupas. Logo, elas apresentam muitos germes e bactérias.
Potenciam reações alérgicas
Normalmente, as marcas recorrem a vários tipos de químicos e substâncias tóxicas durante os processos de confeção, usando elementos como corantes, metais (nomeadamente chumbo e mercúrio), encontrando-se ainda pesticidas nas fibras do algodão.
Geralmente, as peças de roupa que compramos que apresentam mais cores ou estampados mais extravagantes são peças que potencialmente originam mais danos à saúde.
Durante a confeção, essas peças necessitam de passar por mais procedimentos químicos. Desta forma, se percebe que usar roupa sem a primeira lavagem pode originar alergias. As reações alérgicas podem surgir no imediato. Por exemplo, irritação da pele, vermelhidão e comichão, especialmente em zonas onde a transpiração é maior e onde haja maior atrito da pele, nomeadamente nas axilas, virilha, nádegas e parte interna das coxas. Contudo, os sintomas também podem ser tardios e apenas surgirem dias mais tarde. Por isso, é sensato lavar a roupa antes de a vestir. É muito mais seguro!
Cor por todo o lado
É importante ter em conta que as peças com cores muito fortes podem passar a cor. O mesmo acontece com peças de roupa confecionadas com tinturas de menos qualidade. Por isso, quando usamos os sofás, estofos do carro ou mesmo outras peças de roupa, podemos estar a tingir. Se fizer uma lavagem simples antes de vestir pela primeira vez a peça de roupa, poderá evitar esses problemas indesejados.
Aprenda a cuidar da sua roupa:
- Aprenda a limpar e remover manchas amarelas da roupa branca
- Estender a roupa: truques para secar a roupa rápida e eficientemente
- 8 erros a evitar quando lavar roupa na máquina
Há peças que não necessitam de ter uma primeira lavagem?
É sensato lavar todas as peças que se compram. Como acabamos de ver, estamos mais bem protegidos dessa forma. Trata-se de algo obrigatório, especialmente para pessoas com tendência a desenvolverem alergias.
Uma simples lavagem é o suficiente para a roupa deixar de apresentar esses efeitos nocivos para a nossa pele. Mesmo a roupa interior fica impecável, após essa lavagem. Ao ter esse comportamento preventivo, pode vestir a sua roupa nova em segurança.
Contudo, como os casacos ou outras peças exteriores que ficam em contacto direto com a pele, pode ser menos prejudicial usar sem a lavagem feita antes do primeiro uso.