Descubra os 25 Centros Históricos mais bonitos de Portugal e mergulhe na riqueza cultural e arquitetónica do país. Uma viagem pelos tesouros do passado que revelam a identidade única de Portugal! O nosso país tem centros históricos deslumbrantes que nos dizem muito sobre o passado do país. Visitar o nosso país revela-se uma experiência encantadora. Uma das melhores formas de conhecer o pulso de alguns destinos memoráveis é passear nos respetivos centros históricos.
Nestes espaços, há construções com muita história, ruas e ruelas que fazem parte de um património fascinante. O nosso país tem centros históricos deslumbrantes que nos dizem muito sobre o passado do país.
25 dos Centros Históricos mais bonitos de Portugal
1 – Centro histórico do Porto
O centro histórico da cidade Invicta desenvolveu-se a partir da Sé. De então para cá, foi evoluindo, conjugando diferentes construções, presentando atualmente uma complexidade de edifícios urbanos e históricos.
Apesar do exponencial crescimento que a cidade do Porto apresenta, a fachada presente junto ao Douro permanece peculiar. Um elemento que lhe dá uma identidade distinta de qualquer outra cidade portuguesa. O charme e a personalidade desta cidade única valeu-lhe a classificação como Património Mundial da UNESCO em 1996.
2 – Centro histórico de Aveiro
A experiência de passear a pé pelo centro histórico de Aveiro revela-se uma das melhores formas de explorar a cidade. Por aqui, poderá ver 1001 encantos. Caminhar pela Praça Humberto Delgado ou pela Praça das Arcadas assegura momentos bastante agradáveis. Todos os que visitam a cidade de Aveiro aproveitam para passear junto aos canais e para tirar fotografias. Fazer um passeio pela ria a bordo de um barco moliceiro é uma experiência obrigatória!
3 – Centro histórico de Marvão
A vila de Marvão encontra-se presente no distrito de Portalegre. Esta vila revela-se um destino perfeito para uma escapadinha. Marvão apresenta-se com um ambiente misterioso.
Passear pelas suas ruelas sinuosas é bastante agradável. Permite-nos observar o seu maravilhoso casario branco. As casas destacam-se numa paisagem natural deslumbrante. Não será exagero dizer que se trata de um dos locais mais fascinantes e bonitos de Portugal.
4 – Centro histórico de Viseu
O centro histórico revela-se uma perdição. Parta à exploração desta cidade beirã e descubra o património de Viseu. Por aqui, a arte sacra e a cultura convivem em perfeita harmonia, contribuindo para uma movida noturna memorável.
A noite em Viseu é romântica e apaixonante. Pode saborear um bom copo de vinho e conhecer a melhor gastronomia da região numa das convidativas esplanadas que se encontram no centro histórico. Uma das atividades imperdíveis que se podem realizar durante a visita à Sé Catedral. O Museu Nacional Grão Vasco é outra atração que todos os que visitam a cidade fazem questão de conhecer.
5 – Centro histórico de Vila Real de Santo António
O Marquês de Pombal não fez obra apenas por Lisboa. No Algarve, é possível encontrar um bocadinho do trabalho notável deste ilustre português. Em 1774, ele mandou construir o centro histórico de Vila Real de Santo António.
Para reordenar a povoação destruída pelas ondas, este trabalho ficou concluído em apenas 5 meses. Atualmente, a Praça Marquês de Pombal é o centro de Viseu. Por aqui, destaca-se a presença da Câmara Municipal, a Igreja Matriz e um obelisco.
6 – Centro histórico de Ponte de Lima
Há quem defenda que se trata da vila mais antiga de Portugal. Certo é que Ponte de Lima tem um dos centros históricos mais bonitos do país. Este é um espaço bastante animado. Faça a visita de dia ou de noite. Encontrará sempre animação ao passear pelas encantadoras ruelas.
Uma das experiências que pode realizar nesta vila é atravessar a bela ponte sobre o rio Lima que permite uma magnífica perspetiva panorâmica sobre a vila. Quem visita Ponte de Lima no verão não resiste a tomar um banho na Praia Fluvial do Rio Lima. Há ainda quem faça questão de dar um salto a Estorãos, de forma a nadar nas águas de uma das praias fluviais mais bonitas do país.
7 – Centro histórico de Leiria
A cidade de Leiria apresenta um centro histórico encantador. Ter a oportunidade de passear por aqui representa ficar a conhecer um património (histórico, religioso, cultural e natural) riquíssimo. Explore este local fascinante, com castelo, mosteiros e 1001 encantos.
8 – Centro histórico de Braga
A cidade dos Arcebispos apresenta-nos um dos centros religiosos mais importantes de Portugal. Na cidade de Braga, podemos encontrar a catedral mais antiga do país; a Sé local.
A riqueza da cidade não se esgota na arte sacra. Ao passear pelo centro histórico facilmente se percebe. Esta é uma cidade jovem e vibrante, que conjuga tradição e modernidade na perfeição.
9 – Centro histórico de Lisboa
Este centro histórico é um dos mais encantadores da Europa, Ele apresenta uma riqueza singular, revelando uma harmonia singular. Todos os que visitam a capital ficam rendidas a este centro histórico. Não é preciso ter alma de poeta e amar a vida boémia para se sentir seduzido por este espaço. Passear na Praça do Comércio banhada pelo Tejo revela-se um momento memorável. Não faltam atrações, como o castelo de S. Jorge. Não faltam razões para visitar Lisboa, do Rossio ao Bairro Alto, do Chiado a Alfama.
10 – Centro histórico de Tomar
A origem de Tomar é quase tão antiga como a da nossa nação. Tomar é a cidade dos Templários. No centro histórico local, podemos encontrar várias atrações, destacando-se o Castelo Templário e Convento dos Cavaleiros de Cristo de Tomar, um monumento ímpar no nosso país. Neste espaço, também podemos encontrar uma das sinagogas mais antigas de Portugal.
11 – Centro histórico de Coimbra
O centro histórico de Coimbra é um local imperdível. Este espaço apresenta grande riqueza em restauração e comércio. Por isso, apresenta-se como uma das zonas mais importantes e animadas da cidade.
Neste centro histórico, podemos encontrar alguns dos monumentos mais importantes da cidade. Entre os seus destaques, está o Mosteiro de Santa Cruz. Nesta construção religiosa, “repousam” D. Afonso Henriques e D. Sancho I, os dois primeiros reis de Portugal.
12 – Centro histórico de Amarante
Amarante apresenta uma riqueza fascinante. Tem rio, encostas, azulejos. O seu centro histórico apresenta o seu tesouro a todos os que o visitam. Há uma harmonia que conjuga elementos bastante distintos, como a pomposidade eclesiástica, escadarias, pontes, monumentos, tudo muito bem conservado. Por isso, quem visita Amarante fica com vontade de regressar.
13 – Centro histórico de Angra do Heroísmo
O centro histórico de Angra do Heroísmo encontra-se presente na encantadora Ilha Terceira. Este centro histórico está classificado pela UNESCO como Património Mundial, desde 1983. Curiosamente, este foi o primeiro a receber esta distinção em Portugal.
14 – Centro histórico de Monção
Esta vila minhota tem uma história rica e fascinante, mas Monção não para de se reinventar. O centro histórico de Monção apresenta um património histórico riquíssimo. De modo a tornar o centro histórico mais agradável para os turistas, os autarcas da vila continuam muito atentos às obras de requalificação que podem tornar a vila ainda mais encantadora.
O Rio Minho é um elemento encantador que faz parte do cenário. Espanha está bastante próxima, o que traz vantagens e desvantagens a uma vila que apresenta um charme singular.
15 – Centro histórico de Serpa
Serpa apresenta um centro histórico de valor patrimonial riquíssimo. Esta bela cidade alentejana apresenta-se protegida por muralhas. Elas representam um dos principais patrimónios arquitetónicos de Serpa. Infelizmente, durante a ocupação espanhola de 1707, parte das muralhas foram destruídas. O aqueduto é um dos ex-libris de Serpa. Esta construção está datada do século XVII.
16 – Centro histórico de Sintra
Sintra é considerada uma das vilas mais românticas de Portugal. Ela apresenta um dos centros históricos mais encantadores do país. A riqueza deste destino é verdadeiramente memorável. Por aqui, poderá encontrar palácios, castelos, igrejas, quintas que proporcionam experiências fantásticas.
No centro histórico, deve visitar as lojas e cafés tradicionais locais que apresenta a vida quotidiana do povo local. Um pequeno-almoço no Café Saudade é uma das melhores formas de começar o dia. Se provar as famosas queijadas da Sapa confirmará que não faltam razões para se mudar de malas e bagagens para Sintra.
17 – Centro histórico de Évora
Desde a Antiguidade, que Évora se revelou um local com importância política e social. No seu centro histórico, é possível observar o Templo de Diana. Este é um dos monumentos romanos mais importantes de Portugal. A riqueza cultural e arquitetónica de Évora valeu-lhe a classificação como Património Mundial da UNESCO em 1986.
18 – Centro histórico de Elvas
Elvas foi um ponto estratégico de defesa da fronteira. Por isso, devido à sua localização, apresenta um vasto património militar que é reconhecido pelo seu valor e autenticidade. Todo o centro histórico foi classificado como Património da Humanidade.
Há vários destaques que podem ser encontrados em Elvas, nomeadamente as muralhas abaluartadas do século XVII, o Aqueduto da Amoreira, o Forte de Santa Luzia, o Forte da Graça. Além disso, podem até ser destacados os três fortins: de São Pedro, de São Mamede e de São Domingos ou da Piedade.
19 – Centro histórico de Tavira
Tavira encontra-se plantada nas margens do rio Gilão. Ela é considerada uma das cidades mais belas e pitorescas do Algarve. O Centro histórico de Tavira é encantador. A ponte de origem romana é uma das principais atrações de Tavira. Esta construção encontra-se sobre esse rio deslumbrante.
Pode começar por aí a experiência de explorar as ruas do centro histórico. Faça a visita calmamente. Há vários locais bonitos para visitar. Há construções marcantes como o castelo ou as inúmeras igrejas.
20 – Centro histórico de Monsanto
Monsanto é considerada a “aldeia mais portuguesa”. Visitar Monsanto revela-se uma experiência singular. Uma das atrações locais é a Igreja da Misericórdia, no topo da Torre de Lucano (a torre sineira do templo). Existe uma réplica do galo de prata.
Existem muitas outras atrações. O Castelo Medieval e as construções insólitas tornam o cenário memorável. A paisagem é outra caraterística que torna Monsanto num destino perfeito para uma escapadinha.
21 – Centro histórico de Monsaraz
Monsaraz está datada da época medieval. O centro histórico local conserva uma magia especial. Monsaraz foi vencedora no concurso 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, mais precisamente na categoria Aldeias Monumento.
Realizar um breve passeio nas ruas de Monsaraz permite-nos fazer uma viagem no tempo. Monsaraz tem o poder de nos conseguir transportar para outras eras. Visite Monsaraz que nos permite apreciar as muralhas, o Castelo, o Forte de São Bento e a Porta da vila. Aproveite depois para subir até ao topo da colina e aprecie a beleza do Guadiana.
22 – Centro histórico de Bragança
Esta é um centro histórico compacto. Apesar de se percorrer a pé facilmente, não deixa de proporcionar uma experiência particularmente agradável. O excelente estado de conservação do centro histórico surpreende e encanta. Um dos grandes destaques do Centro Histórico de Bragança vai para o castelo e a torre de menagem que se apresenta em estilo gótico. Outras atrações locais são o Domus Municipalis e a igreja de Santa Maria.
23 – Centro histórico de Moura
O centro histórico local conserva marcas das diversas civilizações que passaram por aqui. Por Moura, passaram vários povos, desde os celtas aos árabes. No centro histórico de Moura, é possível admirar a beleza de edifícios históricos, destacando-se o castelo mourisco.
A igreja matriz é outra atração local. Esta construção religiosa apresenta traços manuelinos. O convento do Carmo e a torre do relógio são outros pontos de interesse de Moura.
Visite também:
- 12 bons restaurantes baratos no Porto
- As 10 melhores praias de Sintra esperam por si
- Os 16 melhores locais para visitar em Coimbra
24 – Centro histórico de Guarda
Este centro histórico é fascinante. Por aqui, poderá encontrar a “Praça Velha”, a Praça Luís de Camões. Visite algumas lojas de comércio tradicional locais. Neste espaço, há também zonas de restauração que se destacam por apresentarem vistas para a Sé da cidade e para a estátua de D. Sancho I.
Passear pelas ruas do Centro Histórico da Guarda permite-nos viver momentos agradáveis. Há vários destaques, passe pela Porta da Erva e, posteriormente, pela Porta D’El Rei, que serve de ponto de partida da antiga judiaria.
Deve também visitar o ponto mais elevado da Guarda. Tem 1.056m de altitude e está devidamente assinalado no degrau da Torre de Menagem. Outras atrações locais são: o Museu da Guarda, a Igreja da Misericórdia e a Igreja de S. Vicente.
25 – Centro histórico de Guimarães
Esta cidade apresenta um simbolismo que a torna especial. Guimarães é conhecida como cidade-berço. A identidade portuguesa está ligada a esta cidade que está na origem da nação.
O centro histórico de Guimarães apresenta um património de valor incalculável que ajuda a contar parte do passado do nosso país. Este centro histórico revela-se um exemplo excelente de conservação e preservação do património. Há neste espaço edifícios que quase remontam à data da fundação de Portugal.