Reunimos algumas das palavras mais temidas no nosso quotidiano, pois muitas podem implicar uma mudança radical nas nossas vidas ou na vida de pessoas de quem gostamos.
Na vida existem diversos acontecimentos marcantes que levam a grandes transformações. Existem inúmeras circunstâncias que se revelam demasiado adversas, problemas que fazem com que a nossa existência seja angustiante.
Assim, facilmente identificamos determinadas palavras más, encontrando-se associadas a acontecimentos que transformaram negativamente a nossa vida (como vírus, pandemia, impostos) ou mundo. Por isso, estas palavras assustam, são mesmo temidas.
Neste artigo reunimos algumas palavras que consideramos das mais temidas, entre as muitas palavras de português que estão disponíveis no nosso vasto e rico léxico. Contudo, sabemos que esta tarefa está repleta de subjetividade e que qualquer outra pessoa poderia escolher um outro conjunto de palavras.
25 das palavras mais temidas da língua portuguesa
1 — Catástrofe
Termo que vem do termo grego katastrofé, catástrofe é substantivo feminino que se refere a um desastre, uma calamidade ou desgraça de grandes proporções que vitimiza diversas pessoas. As consequências de uma catástrofe podem ser distintas, tendencialmente levam à existência de ruínas e de destruição.
2 — Funeral
Termo que vem do latim funerãle, é um adjetivo que se refere à morte ou ao funeral; fúnebre. Funeral é nome masculino remete para a cerimónia de enterramento de um corpo. Um funeral é um enterro, cortejo fúnebre, onde ocorre a demonstração de luto.
3 — Terrorismo
Este termo é substantivo masculino. Terrorismo é uma palavra que se refere à brutalidade gratuita que vitimiza inocentes, fazendo o uso deliberado da força e da violência. Pode ser ou não uma ação mortal. Frequentemente, implica uma motivação política e religiosa contra instituições ou pessoas, sendo usado o terror para manipular ou intimidar.
4 — Invasão
Termo que vem do latim eclesiástico invasiōne-, com o mesmo sentido. Esta palavra é nome feminino que significa ato ou efeito de invadir. Este termo também significa (no âmbito militar) tomada ou ocupação militar de um lugar, ou território. Este termo significa ainda entrada hostil ou intrusiva em algo (casa, garagem, país …).
Outro significado para este termo é infestação. No sentido figurado, significa surgimento em grande número (de algo). No sentido figurado, também significa difusão súbita e generalizada; alastramento; propagação. No sentido figurado, ainda significa intromissão.
5 — Terramoto
Termo que vem do latim terra-, «terra» +motu-, «agitado», particípio passado de movēre, «mover; agitar».
Esta palavra é nome masculino que significa súbita libertação de energia acumulada na crosta terrestre, que provoca vibrações à superfície que se transmitem a uma vasta área circundante, frequentemente causada pela deslocação das placas tectónicas da Terra ou por explosões ocorridas no seu interior; sismo; tremor de terra. No sentido figurado, significa circunstância ou acontecimento que gera grande agitação ou perturbação.
6 — Violência
Substantivo feminino temo como significado ato violento, uso abusivo da força, opressão e tirania. Violência é recorrer à força, ameaça, intimidação, vitimizando alguém.
7 — Lesão
Esta palavra é nome feminino que significa ato ou efeito de lesar. Este termo também significa qualquer doença num órgão. Este termo significa ainda pancada; contusão. Outro significado para este termo é dano; prejuízo. No Direito, lesão significa afetação de um interesse juridicamente protegido; violação de um direito. No sentido figurado, significa ofensa à reputação de alguém
Termo que vem do latim laesiōne-, com o mesmo sentido.
8 — Assalto
Esta palavra é nome masculino que significa ataque súbito a alguém ou algo, em geral utilizando a força ou ameaças e com o objetivo de roubar. Este termo também significa ataque repentino. No campo Militar, assalto é o último lanço de uma ação de ataque, que leva o combatente à posição inimiga.
Este termo significa ainda pedido insistente; importunação. No Desporto, o termo assalto é usado para o período de duração determinada durante um combate corpo a corpo. Assalto pode ainda ser um jogo semelhante ao das damas.
9 — Desemprego
Esta situação revela-se uma transformação na vida. Ninguém que se encontre numa situação de desemprego fica de sorriso nos lábios. Pois, perder o emprego não é fácil.
O momento de deixar de ocupar o lugar que se ocupava implica que se deixe de ter assegurado um vencimento que garante a colocação da comida na mesa. Por isso, facilmente se percebe a pertinência de colocar o desemprego é uma das palavras mais temidas por todos.
10 — Vírus
Termo que vem do latim virus, «veneno». Esta palavra é nome masculino de 2 números que significa (nomeadamente na Biologia, Medicina) denominação extensiva a diferentes agentes infeciosos submicroscópicos (na sua maioria, de diâmetro que varia entre os 20 e os 400 nanómetros) causadores de diversas doenças em seres humanos, animais e plantas, geralmente compostos por uma molécula de ácido nucleico revestida por um invólucro proteico, que se caraterizam pela ausência de metabolismo independente, sendo capazes de se replicarem apenas no interior de células vivas hospedeiras.
Este termo também significa substância venenosa inoculada por alguns animais. No sentido figurado, significa origem de um contágio moral.
11 — Sinistro
Termo que vem do latim sinistru-, «o lado esquerdo». Esta palavra é adjetivo que significa esquerdo. Este termo também significa que tem mau agouro, pressago. Esta palavra significa tétrico, sombrio.
Este termo significa ainda malvado, cruel. Sinistro também significa terrível, funesto, desastroso. O mesmo termo significa ameaçador. Outro significado para este termo é desgraçado.
Esta palavra é nome masculino que significa acontecimento que acarreta dano, ferimento ou morte. Este termo também significa desastre. Outro significado para este termo é grande prejuízo. Este termo também significa naufrágio.
O termo infortúnio é outro significado para sinistro. Este termo significa ainda dano em bem sobre o qual se fez seguro.
12 — Guerra
Esta palavra é nome feminino que significa conflito armado entre grupos ou estados que envolve mortes e destruição; luta. O mesmo termo significa conflito entre estados ou no interior de um estado que se caracteriza por coação política, económica, psicológica ou militar. A palavra guerra também significa conjunto de operações militares entre nações ou grupos; campanha.
No sentido figurado, significa situação de hostilidade entre pessoas ou grupos políticos; oposição declarada. No sentido figurado, significa desentendimento e zanga entre pessoas, que normalmente começa por manifestar-se em ataques verbais, orais ou escritos, mas pode atingir níveis de agressão física e dano de bens materiais. Termo que vem do frâncico *werra, «peleja».
13 — Rapto
Termo que vem do latim raptu-, «roubo». Esta palavra é nome masculino que significa ato ou efeito de capturar alguém de forma violenta e mantê-lo aprisionado, exigindo, em geral, dinheiro em troca da sua vida. Este termo também significa roubo violento; rapina. No sentido figurado, significa arroubo, êxtase. No sentido figurado, significa rasgo de eloquência.
14 — Cancro
Termo que vem do latim cancru-, com o mesmo sentido. Esta palavra é nome masculino (próprio da área da medicina) é tumor maligno, de origem desconhecida, com tendência a destruir os tecidos vizinhos e a disseminar-se; carcinoma.
Este termo é anda doença causada por tumor maligno. Na área da Botânica cancro é designação comum dada a certas doenças que se manifestam, em muitos vegetais, por tumores cavernosos. Cancro é ainda peça de ferro para fixação da madeira nos bancos de carpinteiro. No sentido figurado, significa mal que se agrava progressivamente.
15 — Naufrágio
Termo que vem do latim naufragĭu-, com o mesmo sentido. Esta palavra é nome masculino que significa perda de um navio no mar. No sentido figurado, significa desgraça; ruína completa.
16 — Fatal
Termo que vem do latim fatāle-, com o mesmo sentido. Esta palavra é adjetivo de 2 géneros que significa traçado pelo destino ou fado. Este termo também significa que não se pode alterar nem evitar; inevitável; irrevogável.
Esta palavra ainda significa que traz consigo a desgraça e a infelicidade; desastroso. Outro significado para este termo é que causa a morte; mortal-
17 — Pandemia
Esta palavra é nome feminino que significa doença infeciosa que se dissemina a nível mundial; Pandemia é doença que ataca ao mesmo tempo um elevado número de pessoas num grande número de países. Termo que vem do grego pãn, «todo» +dẽmos, «povo» +-ia.
18 — Roubo
Derivação regressiva de roubar. Esta palavra é nome masculino que significa ato ou efeito de roubar; subtração ou imposição de entrega de coisa móvel alheia, com ilegítima intenção de apropriação, cometida com violência ou ameaça.
Este termo também significa coisa roubada. No sentido figurado, significa preço excessivo. Na área do Direito, roubo é crime contra a propriedade. Existe ainda o roubo por esticão que é roubo realizado em local público em que o ladrão puxa violentamente pelos objetos.
19 — Furto
Termo que vem do latim furtu-, com o mesmo sentido. Esta palavra é nome masculino que significa ato ou efeito de furtar; subtração fraudulenta; roubo.
Este termo também significa ato de apresentar como seu o que é de outra pessoa. Esta palavra significa ainda coisa roubada. Na área do Direito, furto é crime realizado contra o património cometido por quem, com ilegítima intenção de apropriação (para si ou para outrem), subtrai coisa alheia móvel.
20 — Inundação
Termo que vem do latim inundatiōne-, com o mesmo sentido. Esta palavra é nome feminino que significa ato ou efeito de inundar ou inundar-se; cheia; alagamento. No sentido figurado, significa grande afluência; enchente.
21 — Morte
Este termo significa ato ou efeito de morrer. Morte é interrupção definitiva da vida; termo da existência. Para a Medicina, morte consiste na cessação das funções vitais. A morte é o desaparecimento gradual, o acabamento, o fim. Existem diferentes tipos de morte (clínica, súbita, cerebral, natural, …).
Contudo, todas os tipos de morte referem-se a algum tipo de cessação. A morte também pode ter um sentido figurado; ser usado o termo no sentido de ruína, desgraça, sofrimento. A Morte, assim, com M maiúsculo, é também uma figura imaginária; representação iconográfica que personifica o poder que extingue a vida.
22 — Doença
Este termo vem do latim dolentia; é um substantivo feminino e significa escassez de saúde. No sentido figurado, doença é algo incomoda, um mal, um vício, um defeito, uma mania.
23 — Acidente
Termo que vem do latim accidens e é um substantivo masculino. Um acidente é quando algo inesperado acontece, uma casualidade, ocorre um acidente. Um acidente representa um acontecimento imprevisto, que pode ou não ser relevante.
Diz-se que um acontecimento inesperado é um acidente, nomeadamente quando é algo negativo, que fere, que provoca prejuízos, que provoca danos, feridos ou mortos. Existem diversos tipos de acidentes, eles podem ocorrer de diferentes formas, por exemplo: acidente de viação, de avião, vascular cerebral, de trabalho.
24 — Cataclismo
Termo que vem do grego kataklysmós, «inundação», pelo latim cataclysmos, «dilúvio». Esta palavra é nome masculino (próprio da Geologia) que significa transformação de grandes proporções da crosta terrestre; revolução geológica.
Este termo também significa grande inundação. Esta palavra significa ainda grande catástrofe; derrocada. No sentido figurado, significa convulsão social. No sentido figurado, cataclismo também significa acontecimento desastroso de que resultam mudanças bruscas e radicais.
25 — Exame
Este substantivo masculino é referente ao efeito ou ato de examinar; a um teste que tem de ser superado. Exame é quando alguém necessita de superar uma determinada prova.
Podemos ser submetidos a um exame e ter de realizá-lo em função de alcançar um determinado objetivo ou de saber uma informação específica. Por exemplo, acontece nos seguintes casos: exame de condução, exame escolar, exame académico, exame médico.
A escolha destas 25 palavras é subjetiva, seguramente cada pessoa faz uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista? Que palavra retiraria?
Leia também:
- 12 palavras da língua portuguesa usadas pelos nossos avós
- 15 palavras da língua portuguesa que estão a morrer
- 10 palavras da língua portuguesa com sentidos diferentes noutras línguas
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “25 das palavras mais temidas da língua portuguesa”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…