A riqueza da língua portuguesa é única, inigualável e cheia de pequenos tesouros. Confira 25 das palavras mais feias da língua portuguesa.
Existem na língua portuguesa diversas palavras, são mais de 300.000 que fazem parte da nossa língua. Há palavras que são mais raras, por isso, obrigam-nos a ir a um dicionário para saber o seu significado. Existem palavras mais destinadas a integrar um discurso mais eloquente, mais polido, mais erudito.
Há palavras bonitas que permitem associar à mensagem boas sensações (nomeadamente: solidariedade, felicidade, amizade, entre muitas outras). Contudo, também existem muitas palavras que são feias e inestéticas, termos que remetem para coisas negativas ou mesmo nojentas.
No presente artigo do NCultura reunimos 25 palavras que são das mais feias da língua portuguesa. Estes 25 termos remetem para temas desconfortáveis ou desagradáveis, para doenças, para sujidade, para maus cheiros, para morte, entre outras coisas que preferimos manter bem afastadas de nós. Além disso, estas palavras implicam uma sonoridade desagradável, uma pronúncia agressiva.
Reunimos algumas palavras que muitos preferem não integrar no seu discurso, eis algumas delas…
25 das palavras mais feias da língua portuguesa
1 — Adúltero
Este termo tem como significado: traidor, violador da fidelidade conjugal. Termo que vem do latim adultĕru-, com o mesmo sentido. A palavra adúltero é adjetivo, termo que é relativo a adultério.
No sentido figurado, adúltero significa adulterado; deturpado. Enquanto adjetivo e nome masculino, adúltero pode ainda significar o que ou aquele que violou a fidelidade conjugal.
2 — Diarreia
Este termo tem como significado: evacuação de fezes líquidas ou quase líquidas pelo ânus. Diarreia é termo que remete para o mau funcionamento do organismo, para as funções intestinais. Diarreia é uma palavra feia e desagradável.
Este termo é ainda referente a uma doença, podendo ser causada por um tratamento mais agressivo e com efeitos secundários (como acontece com a quimioterapia, por exemplo).
3 — Quimioterapia
Este termo tem como significado: tratamento feito para eliminar o cancro, feito por meio de substâncias químicas. Ora, o aumento de casos de doenças oncológicas nos últimos anos tem sido assustador, algo que levou também um aumento do número de tratamentos de quimioterapia.
Embora o termo quimioterapia seja associado a cura e ao desejável fim da doença, a palavra remete também para um processo de sofrimento, sendo necessário um período de superação em que os pacientes necessitam de revelar grande força anímica.

4 — Sovaco
Este termo tem como significado: cavidade que se encontra presente na parte inferior da articulação superior do braço; tem o mesmo significado que axila.
Além desta ser uma zona do corpo mais propícia a maus odores e a sujidade, a palavra também é infeliz, a sua sonoridade é bem mais agressiva e feia do que o seu sinónimo, axila.
5 — Alavancagem
Este termo tem como significado: ato ou efeito de alavancar; fomentar, incentivar.
Alavancagem é uma palavra que está na moda, sendo usado até enjoar, nomeadamente na gíria financeira. Tal como outras palavras da área económica, que não primam pela sua beleza, remete para uma imagem física e concreta. Neste caso, alavancagem remete para a imagem de uma alavanca e transportam-na para um universo abstrato como é o dos números.

6 — Seborreia
Este termo tem como significado: erupção de pele na base dos cabelos. Seborreia é um problema de pele capaz de causar grande desconforto a quem padece dele e pode, até, levar a uma certa exclusão, isolamento. Em casos mais gravosos, pode levar à depressão, por baixar seriamente a autoestima de quem sofre deste problema.
7 — Vómito
Este termo tem como significado: ato ou efeito de vomitar. No sentido figurado, vómito pode ser usado e para nos referirmos a algo que odiamos ou de que não gostamos.
Na prática, o vómito pode ser uma consequência de uma doença ou de um determinado tratamento que provoque este efeito secundário (caso da quimioterapia, por exemplo).
8 — Sanita
Este termo tem como significado: objeto feito em loiça (geralmente), onde os humanos colocam os seus dejetos. Apesar de haver versões mais modernas, havendo até sanitas bonitas e elegantes, a palavra é e será sempre feia, pois remete para algo sobre o qual há sempre algum pudor das pessoas em falar. Além disso, este é um objeto repleto de bactérias, por isso, há muitas razões para evitar o recurso a esta palavra.

9 — Cancro
Este termo tem como significado: tumor maligno causado pela multiplicação desordenada de células de um determinado tecido ou de um certo órgão. A fealdade desta palavra está, naturalmente, relacionada com o facto de ser relativo a uma doença péssima, cujas consequências são sempre nefastas e penosas.
Cancro é um termo que entrou amplamente no nosso léxico quotidiano, usado com frequência em sentido figurado, nomeadamente para se referir a uma situação delicada, ou a um contexto de destruição (ou mesmo falência). Por exemplo: «A corrupção é o cancro da política e da sociedade».
10 — Celulite
Este termo tem como significado: inflamação do tecido celular adiposo subcutâneo. A celulite apresenta um aspeto ondulado que não é bonito, semelhante ao aspeto da casca de uma laranja.
A celulite simboliza um verdadeiro problema comum e desagradável. Esta palavra domina as pesquisas de internet e está presente em muitos anúncios de televisão, nomeadamente nos meses de verão. Existem muitos produtos, tratamentos e receitas que prometem erradicar a celulite, sendo que muitas vezes esses produtos colocam a palavra com o prefixo «anti-».

11 — Disrupção
Este termo tem como significado: o mesmo que dirupção; efeito de romper.
Disrupção entrou, com força no vocabulário contemporâneo, sendo frequente ouvi-lo nos telejornais, para falar no rompimento das relações partidárias, para falar na quebra de produtividade dos mercados ou noutros assuntos do género. Assim, o termo disrupção é algo «cinzento», sem graça, sendo até, algo aborrecido.
12 — Goela
Este termo tem como significado: espaço que antecede imediatamente a laringe dos mamíferos; a goela é a parte anterior do pescoço. O termo goela é muito frequente, nomeadamente na anatomia animal.
Na língua portuguesa existem diversas expressões que recorrem a esta palavra, que não é propriamente bonita. Existem expressões como: “abrir as goelas” (que significa gritar ou chorar muito alto); “cair na goela do lobo” (com o significado de ser vítima de um perigo que se quer evitar); “goela de pato” (que significa que engole bocados grandes); “molhar a goela” (com o significado de tomar uma pequena porção de bebida).
13 — Prostrado
Este termo tem como significado: pessoa sem força, que se apresenta sem ânimo, alguém que perdeu a motivação e a vontade de viver e batalhar pelos seus objetivos e desejos. Prostrado é alguém sem ambição ou entusiasmo.

14 — Escroto
Este termo tem como significado: bolsa cutânea, onde se encontram os testículos e os epidídimos. Esta palavra escroto é usada como insulto, sendo um recurso para denegrir. Tem uma conotação negativa, fazendo parte do calão.
15 — Pedófilo
Este termo tem como significado: o termo pedófilo é adjetivo, relativo à pedofilia. Pedófilo é ainda nome masculino, pessoa que se sente sexualmente atraída por crianças. Um pedófilo é a pessoa que pratica pedofilia.

16 — Assassino
Este termo tem como significado: termo que vem do árabe hassasî, «consumidor de haxixe», pelo italiano assassino, com o mesmo sentido. O termo assassino é adjetivo que significa que assassina; mortífero.
No sentido figurado, assassino é o que destrói. Enquanto nome masculino, assassino é a pessoa que mata outra (ou outras) premeditadamente ou na sequência de uma ação violenta. No sentido figurado, assassino é destruidor. Existe ainda o conceito de assassino em série, pessoa que (num dado intervalo de tempo) comete vários assassinatos (crimes realizados em separado e em locais diferentes), geralmente usando os mesmos métodos e visando vítimas com um perfil similar.
17 — Ranho
Este termo tem como significado: humor mucoso proveniente das fossas nasais; é muco ou mouco. O termo é feio, mas o ranho em si é nojento, desconfortável e dificulta a realização das tarefas do quotidiano, nomeadamente respirar e falar com clareza. Ranho pode ainda servir como meio para transmitir doenças contagiosas, nomeadamente os temidos vírus.
Embora o ranho seja inodoro, tem um aspeto desagradável. O ranho também surge associado a um quadro clínico de alergia, constipação ou gripe.
18 — Remela
Este termo tem como significado: humor viscoso amarelado ou esbranquiçado formado nos pontos lacrimais, ou nos bordos da conjuntiva.
As remelas são comuns de ver nas pessoas, nomeadamente de manhã, sendo particularmente frequentes ao acordar. A higienização matinal da região dos olhos é crucial para as eliminar o humor viscoso que pode ser mais (ou menos) húmido ou mais (ou menos) seco.

19 — Morte
Este termo tem como significado: Este termo do latim morte-, tem o sentido de ato ou efeito de morrer. Morte é nome feminino que significa interrupção definitiva da vida; termo da existência.
Na Medicina, morte é a cessação das funções vitais. O termo morte é também referente ao desaparecimento gradual; acabamento, fim. No sentido figurado, morte pode ser causa de ruína, desgraça. Ainda no sentido figurado, morte pode significar grande desgosto, sofrimento intenso.
20 — Nauseabundo
Este termo tem como significado: nojento, repugnante. O termo nauseabundo é comprido, o que é logo algo que pode despertar o desejo de evitar a palavra, também revela uma sonoridade e pronúncia pouco atrativas. Nauseabundo é uma palavra que remete para tudo o que é sujo e desagradável. Este termo remete para o feio e indesejado.

21 — Performante
Este termo tem como significado: eficaz, eficiente. Termo que deriva da palavra performance. No entanto, performante não se refere senão a algo que tem um bom desempenho.
Como aconteceu com «empoderamento», performante foi uma expressão que integrou o nosso léxico diário nos últimos anos, sendo proveniente das áreas que estudam o desempenho pessoal e profissional dos indivíduos e que possuem uma gíria própria e recheada de anglicismos.
22 — Furúnculo
Este termo tem como significado: tumor pequeno e duro, formado na pele, sendo normalmente acompanhado de inflamação e dor. Um furúnculo apresenta um mau aspeto, causando ainda desconforto, necessitando de observação e acompanhamento clínico.
23 — Guerra
Este termo tem como significado: Termo que vem do frâncico *werra, «peleja». Guerra é nome feminino que significa conflito armado entre grupos ou estados que envolve mortes e destruição; luta. Este termo significa ainda conflito entre estados ou no interior de um estado que se caracteriza por coação política, económica, psicológica ou militar. Guerra pode ainda significa conjunto de operações militares entre nações ou grupos; campanha.
No sentido figurado, guerra pode ser situação de hostilidade entre pessoas ou grupos políticos; oposição declarada. Ainda no sentido figurado, guerra pode ainda significar desentendimento e zanga entre pessoas, que normalmente começa por manifestar-se em ataques verbais, orais ou escritos, mas pode atingir níveis de agressão física e dano de bens materiais.

24 — Desgraça
Este termo tem como significado: acontecimento fatal ou muito negativo; o termo desgraça remete para um desastre, um contratempo, uma infelicidade. Uma desgraça significa ainda um infortúnio, sendo equivalente a miséria, a angústia. O termo desgraça significa ainda algo péssimo que pode operar uma viragem negativa na vida de alguém. A palavra desgraça pode ainda ser referente a uma situação que se lamenta e que promove uma grande tristeza a quem a vivencia.
25 — Empoderamento
Este termo tem como significado: dar ou adquirir poder. Empoderamento é um termo que se vulgarizou na nossa sociedade, servindo como tradução de “empowerment”, outro termo muito em voga.
As palestras sobre gestão de empresas e marketing pessoal têm um gosto particular por recorrer a muitos anglicismos que, de forma lenta, contribuem para o surgimento de sinónimos na língua portuguesa. Foi o que aconteceu com o termo empoderamento. Esta palavra estranha empoderamento, é amplamente usada e assim acaba por perder poder, sentido e efeito.
A escolha destas 25 palavras é subjetiva, seguramente cada pessoa faz uma lista distinta, pois todos somos diferentes. Na sua opinião, que palavra é que merecia estar nesta lista? Que palavra retiraria?

Leia também:
- Português: 30 frases feitas e o seu significado
- Português: 5 erros que aniquilam a sua reputação
- Português: Queria? Já não quer?
NCultura
Esperamos que tenha gostado do nosso artigo “25 das palavras mais feias da língua portuguesa”. Se tem alguma dúvida sobre língua portuguesa, deixe-nos o seu comentário.
Se gostou deste tema pode procurar outros artigos sobre Português no NCultura.
Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado pela língua portuguesa, saiba que há muitos mais artigos para ler no NCultura.
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, lifestyle, receitas, vinhos, histórias, entre outras…
Estou com vontade de vomitar, um professor de Português escrever a palavra vômito com acento aguo
Não há necessidade para tal.
Este site é originário de Portugal e vómito é mesmo assim que por cá se escreve, em bom português.
Desculpe-me, não observei ser o Português de Portugal.
Tenho outras que para mim são menos bonitas de utilizar como por exemplo: rego, corrimento, conspurcado, sebo, retrete, latrina, furda, pocilga, peçonha, brotoeja, verruga, verme, corno, hálito e desdentado.
Um professor de Português estar a classificar palavras da nossa língua como “feias” ou “bonitas”, parece-me muito triste e pobre! Coitados dos alunos! Parece-me ajuizado, um professor não estar a incutir na cabeça dos alunos juízos de valor sobre as palavras. Temo pelo ensino da gramática. Será que o pronome “lhe” também é feio e afasta-se para não ter de o pronunciar…? Mais triste é alguém pagar para andarem escrever estes “artigos”.
Elencar