Existem diversas curiosidades sobre o nosso país que são irresistíveis. Conheça 25 curiosidades sobre Portugal que podem torná-lo num mestre a quebrar o gelo.
O nosso país é maravilhoso. Encanta os portugueses e todos os estrangeiros que visitam o nosso país. Existem diversas razões para visitar o nosso Portugal. A beleza natural é uma delas. Há montanhas, serras, vales, rios, lagoas, cascatas, entre outras atrações.
Existem ainda diversos monumentos fantásticos (castelos, pontes, igrejas, santuários, entre outros) que deslumbram todos os visitantes do nosso país. A boa gastronomia e a simpatia, a generosidade e a humildade das nossas gentes, são qualidades deste povo que se distingue na arte de saber receber.
Ao longo de quase 900 anos de história, Portugal conquistou muitas vitórias e derrotas, conheceu muitos sucessos e saboreou muitas frustrações. Todas essas experiências permitiram que o nosso país estivesse ligado a diversas curiosidades irresistíveis. Existem factos surpreendentes (para muitos) que são preciosidades que permitem que se demonstre o quanto se sabe sobre o país em que se habita.
25 curiosidades sobre Portugal que todos deviam conhecer
- Amantes de peixe
- Antiguidade é um posto
- O canhão da Nazaré
- Os alfacinhas
- A universidade mais bela
- A capital das 7 Colinas
- O Cristo Rei português
- País Rei da Cortiça
- Tem a segunda maior ponte da Europa
- Bolas de Ouro
- A Língua Portuguesa
- A 2ª capital mais antiga
- O surf
- Pioneiros no mercado de escravos
- Foi o 1º país a abolir a escravatura
- Estoril como centro mundial de espionagem
- O chá à portuguesa
- O Cabo da Roca
- Uma língua oficial especial
- A calçada portuguesa surgiu devido a um rinoceronte
- O Coração de Viana
- Vila mais antiga do país
- O desastre
- A origem da tempura
- A livraria mais antiga
1 – Amantes de peixe
Os portugueses são apreciadores de peixe. Todos o sabem. O que muitos desconhecem é que Portugal é o terceiro país que mais peixe consome no mundo. Por ano, em média, há um consumo de 55 kg de peixe por pessoa.
Os portugueses são versáteis e comem de várias espécies. As preferências são a sardinha, o carapau, o polvo, a pescada e o peixe-espada. Os portugueses também adoram bacalhau, há 1001 receitas com este “fiel amigo”.
2 – Antiguidade é um posto
O nosso país é o país mais antigo da Europa. Portugal apresenta as fronteiras definidas há quase 900 anos, desde 1139, mais precisamente.
3 – O canhão da Nazaré
Por via da existência de uma espécie de buraco gigante que existe no mar, forma-se em Portugal um dos maiores canhões submarinos do continente europeu. O canhão da Nazaré surge divido a esse buraco gigante. Tem 227 km de extensão e 5000 m de profundidade máxima.
Este buraco revela-se o principal responsável pela formação de ondas gigantes da Nazaré que tornam a Praia do Norte tão popular.
4 – Os alfacinhas
Embora não exista uma explicação concreta para o facto de os lisboetas serem chamados de ‘alfacinhas’, o termo tornou-se mais popular com a obra de Almeida Garrett, quando o escritor referiu:
‘Pois ficareis alfacinhas para sempre, cuidando que todas as praças deste mundo são como a do Terreiro do Paço’.
A frase surgiu na sua obra ‘Viagens na Minha Terra’, o livro foi editado pela primeira vez em 1846.
5 – A universidade mais bela
Portugal tem na Universidade de Coimbra um monumento mágico. Trata-se da mais antiga Universidade do país. É uma das mais antigas da Europa.
A Universidade de Coimbra foi fundada em 1290, por instrução do rei D. Dinis. A Universidade está classificada como Património Mundial da UNESCO. Embora não seja a mais antiga do mundo, será sempre considerada pelos portugueses a mais bela!
6 – A capital das 7 Colinas
A capital portuguesa é Lisboa, que é frequentemente designada como a ‘Cidade das 7 Colinas’. Esta designação deve-se às sete colinas. São elas: Castelo, Graça, Sã Pedro de Alcântara, Monte, Penha de França, Santa Catarina e Estrela.
7 – O Cristo Rei português
Na margem esquerda do rio Tejo, é possível encontrar uma cópia do mundialmente famoso Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A estátua do Cristo Rei português é menor e menos popular, mas não deixa de ser uma atração muito estimada pelos portugueses.
A inauguração desta estátua de 28 metros de altura foi em 1959. A estátua do Cristo Rei serviu como forma de agradecimento a Deus. Simboliza o agradecimento dos portugueses por Portugal se ter mantido à margem da Segunda Guerra Mundial.
8 – País Rei da Cortiça
O nosso país é o maior produtor de cortiça do mundo. Portugal é responsável por cerca de 70% das exportações mundiais. O nosso país tem a maior área de montado de sobro (floresta de sobreiros) do planeta.
Essa área portuguesa é equivalente a 34% da área de montado de sobro mundial. Por isso, Portugal é o Rei da Cortiça!
9 – Tem a segunda maior ponte da Europa
Portugal tem a segunda maior da Europa. A ponte Vasco da Gama tem um total de 17.2 quilómetros. Nessa distância, 12.3 quilómetros são de travessia.
Esta ponte portuguesa foi inaugurada em 1998. A ponte Vasco da Gama foi a maior da Europa durante duas décadas. Foi destronada em 2018. A criação da Ponte da Crimeia destronou a portuguesa. O seu comprimento é de 18.1 quilómetros.
10 – Bolas de Ouro
Portugal é o quarto país com mais bolas de ouro. A Argentina tem 8 Bolas de Ouro, conquistas feitas pelos jogadores:
- Lionel Messi (2009, 2010, 2011, 2012, 2015);
- Alfredo Di Stéfano (1957, 1959);
- Omar Sívori (1961).
Portugal encontra-se com 7 Bolas de Ouro, conquistadas por:
- Cristiano Ronaldo (2008, 2013, 2014, 2016 e 2017);
- Eusébio (1965);
- Luís Figo (2000).
A Alemanha tem 7 Bolas de Ouro conquistadas pelos jogadores:
- Franz Beckenbauer (1972, 1976), Karl-Heinz Rummenigge (1980, 1981);
- Gerd Müller (1970);
- Lothar Matthäus (1990);
- Matthias Sammer (1996).
A Holanda tem 7 Bolas de Ouro conquistadas pelos jogadores:
- Johan Cruyff (1971, 1973, 1974);
- Marco van Basten (1988, 1989, 1992);
- Ruud Gullit (1987).
11 – A Língua Portuguesa
A nossa língua está presente como língua oficial em nove países, espalhados por quatro continentes (Europa, América, África, Ásia). Além de Portugal, naturalmente, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Guiné Equatorial, Timor-Leste, São Tomé e Príncipe.
Em termos territoriais, são 10.742.000 km2 de terras onde se fala, oficialmente, português. Ora, estamos a falar de 7.2% do planeta.
12 – A 2ª capital mais antiga
Portugal tem a segunda capital mais antiga. A capital portuguesa é mais antiga do que Roma; tem mais 4 séculos. Lisboa só é superada por Atenas que muitos historiadores defendem que foi estabelecida pelos fenícios perto de 1200 a.C.
13 – O surf
O nosso país apresenta condições perfeitas para fazer surf. São cerca de 832 km de costa atlântica que apresentam condições únicas. Por isso, Portugal tornou-se num dos destinos que os surfistas preferem para fazer esta modalidade.
É possível fazer surf o ano inteiro em Portugal. Há praias de norte a sul do país e ilhas que asseguram tudo o que se necessita para a prática desta modalidade.
14 – Pioneiros no mercado de escravos
Portugal desempenhou o papel de vilão no comércio de negreiros. Foi mesmo o primeiro país da Europa a ter um mercado de escravos.
15 – Foi o 1º país a abolir a escravatura
Apesar do lado de vilão, Portugal também foi o primeiro país a avançar com a criminalização da escravatura. Foi no ano de 1570 que aconteceu esse momento histórico.
D. Sebastião proibiu a escravidão de ameríndios sob o domínio português. A decisão do rei português surgiu por influência dos Jesuítas.
O ano de 1595 também foi importante, pois serviu como marco do final do tráfego de escravos chineses. Posteriormente, em pleno ano de 1761, foi o Marquês de Pombal a decretar o fim da importação de escravos (negros e indianos), provenientes das colónias e destinados à metrópole.
Em 1761, o nosso país tornou-se na primeira potência colonial a abolir a escravatura. Portugal fê-lo meio século antes da Grã-Bretanha, França, Espanha ou os Estados Unidos da América.
16 – Estoril como centro mundial de espionagem
Foi em plena Segunda Guerra Mundial que uma cidade portuguesa serviu de palco de espionagem. Estoril tornou-se num espaço onde foram realizadas congeminações. Aqui, foi criada muita intriga internacional.
Estava criado um contexto especial nesta cidade. Circulavam reis, príncipes, atores, escritores no Estoril. Eles encontravam-se num espaço territorial relativamente reduzido. Os espiões presentes no Estoril circulavam livremente nessa época, encontrando-se junto a pessoas influentes numa cidade em que o glamour estava sempre presente.
Portugal era muito procurado por perseguidos e fugitivos de guerra num contexto em que uma guerra era travada além-fronteiras. Os agentes secretos (de ambos os lados da barricada) aproveitavam este contexto especial e circulavam no meio disfarçados de diplomatas.
Ian Fleming, o criador da personagem James Bond, viveu no Estoril enquanto trabalhava para o Naval Intelligence Department. Zsa Zsa Gabor e Leslie Howard chegaram a colaborar com os aliados, enquanto Juan Pujol Garcia, “Garbo”, foi um elemento que trabalhou para o MI5 e também chegou a trabalhar para os serviços secretos, não só da Alemanha, como do Reino Unido. Juan Pujol Garcia, “Garbo”, desempenhou um papel importante no desembarque dos aliados na Europa.
17 – O chá à portuguesa
O famoso hábito britânico de beber chá deve-se a Portugal. Esse hábito que ganhou tradição no Reino Unido foi introduzido por uma portuguesa.
Catarina de Bragança casou com o Rei Carlos II em 1662. Esta portuguesa tinha como bebida favorita o chá que os portugueses traziam da China. Foi ela que introduziu o chá como hábito diário da Realeza britânica.
O termo Tea (chá em inglês) deriva da abreviatura que D. Catarina de Bragança no momento do embarque deu às caixas de chá: Transporte de Ervas Aromáticas (TEA). Estas letras estavam presentes nas caixas de chá que a nobre portuguesa levou para o Reino Unido.
18 – O Cabo da Roca
Presente no concelho de Sintra, o Cabo da Roca é o ponto mais ocidental de Portugal Continental. O Cabo da Roca também é o ponto mais ocidental da Europa continental.
19 – Uma língua oficial especial
Além da língua portuguesa, existe outra língua oficial no nosso país, o Mirandês. Assim, existem em Portugal duas línguas oficiais. O Mirandês que é falado em Miranda do Douro, sobretudo.
O mirandês é uma língua que tem poucos falantes. No entanto, conseguiu sobreviver ao tempo. Em 1999, o Mirandês adquiriu estatuto de segunda língua oficial de Portugal.
20 – A calçada portuguesa surgiu devido a um rinoceronte
O surgimento da calçada portuguesa deveu-se a um rinoceronte. Ganga terá sido o rinoceronte mais popular de sempre. Esse momento histórico é comprovado por documentos oficiais, como as cartas régias.
Foi devido a uma decisão de D. Manuel I, que se procedeu ao início do calcetamento das ruas da capital. O procedimento foi realizado em Lisboa entre o dia 20 de agosto de 1498 e 8 de maio de 1500. A calçada surgiu assim neste contexto em que se preparava o cortejo do rei. A calçada surgiu da necessidade de se criar um espaço onde pudessem ser apresentadas as novas riquezas provenientes do Oriente.
Sobretudo devido à presença de Ganga, um rinoceronte-branco que estava entre os grandes destaques do cortejo do rei, foi necessário calcetar as ruas. Esta foi a solução encontrada para prevenir que Ganga espalhasse lama pela comitiva (e por si próprio) no momento da sua passagem. Ora, como era normal nessa altura do ano as ruas encontrarem-se com lama e Ganga com as suas patas pesadas salpicaria tudo ao calcar o chão, optou-se pela calçada.
No entanto, a calçada portuguesa propriamente dita, só é conhecida posteriormente, com as características que hoje lhe reconhecemos.
21 – O Coração de Viana
Todos conhecem este coração feito em filigrana portuguesa. O Coração de Viana, além de ser famoso, tornou-se num símbolo da cidade de Viana do Castelo e de Portugal.
A sua origem deve-se a um pedido da Rainha D. Maria I e foi feito em agradecimento ao Sagrado Coração de Jesus. A rainha pretendeu agradecer pelo nascimento de um filho homem.
22 – Vila mais antiga do país
O título de vila mais antiga do país é ostentado por Ponte de Lima. O foral dado a Ponte de Lima foi atribuído pela Rainha D. Teresa no dia 4 de março de 1125, referindo-se a Ponte de Lima como Terra de Ponte.
23 – O desastre
A cidade de Lisboa ficou destruída pelo terramoto de 1755. Este foi um terramoto com uma magnitude de 9.0 na escala de Richter. O terramoto de 1755 foi um dos mais devastadores da história mundial. Destruiu cerca de 85% dos edifícios da capital. Neste terramoto, morreram cerca de 275.000 pessoas.
24 – A origem da tempura
Existe um prato japonês famoso que tem origem portuguesa. A tempura deve-se à presença de missionários jesuítas portugueses. Estes homens que estiveram particularmente ativos na cidade de Nagasaki, introduziram no Japão, no século XVI, uma receita de tempura que é portuguesa.
A origem da tempura deve-se a estes religiosos portugueses que em tempos de quaresma não ingeriam carne vermelha. Os missionários portugueses usaram este petisco português num contexto em que privilegiavam o consumo de vegetais e de frutos-do-mar.
Foi nesse contexto que os missionários portugueses deram a conhecer uma receita semelhante aos “peixinhos da horta”, um petisco tradicional português bastante popular atualmente.
25 – A livraria mais antiga
Em Portugal, encontra-se a livraria mais antiga do mundo. Esta livraria fica em Lisboa. A Livraria Bertrand do Chiado foi inaugurada em 1732. Essa antiguidade foi reconhecida pelo Guinness World Records.
No Guinness World Records, a Livraria Bertrand do Chiado é definida como a livraria mais antiga do mundo ainda em funcionamento. A Bertrand tem quase três séculos de existência. O início da livraria mais antiga do mundo remonta ao longínquo ano de 1732. Passaram quase 300 anos desde o momento em que Pedro Faure abriu as portas da livraria.