Há diversos factos interessantes que todos os admiradores de cavalos deveriam conhecer. Não perca estas curiosidades sobre o Cavalo superinteressantes.
Embora seja frequentemente defendido que cão é o melhor amigo do homem, a verdade é que, historicamente, o cavalo mereceria ter esse posto. Ao longo da história, este animal ajudou as pessoas em diversas tarefas, nomeadamente a transportar alimentos.
O cavalo foi usado para diferentes funções: ajudou-nos a plantar, a caçar e até esteve ao lado das pessoas quando ocorriam guerras, sendo uma “arma” que ajudava exércitos a demonstrar mais poder.
Quando há algo que não corre bem, em que as pessoas ficam numa posição delicada, de pobreza, de fome, o cavalo até “fornece” a sua carne para servir de alimentação. O cavalo é um animal que se torna um bom amigo. Ele pode até auxiliar pessoas em determinados tratamentos.
Há pessoas com problemas específicos, de transtornos ou problemas físicos, que recorrem ao cavalo como “tratamento”. Estes animais são incríveis. Os cavalos são fascinantes e devemos aprender mais sobre eles! Há diversos factos interessantes que todos os admiradores de cavalos deveriam conhecer.
22 curiosidades sobre o Cavalo que não deve perder
1 – O cavalo como “tratamento”.
A equoterapia consiste num método terapêutico que usa o cavalo numa abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. Este método promove o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais, por exemplo.
2 – Os cavalos foram domesticados há 6 mil anos
Os cães foram domesticados pelos homens há cerca de 14 mil anos, por isso, em termos de domesticação, ganham aos outros animais.
Os gatos foram domesticados pelos homens há 8.500 anos. Com os cavalos, essa domesticação aconteceu há 6 mil anos. Algumas investigações sugerem que os cavalos terão sido domesticados há mais tempo.
3 – Há mais de 100 raças de cavalos
Ao longo de muitos séculos, os cavalos foram criados de forma seletiva. Desta forma, foram originadas mais de 600 raças de cavalos. Estas raças encontram-se espalhadas pelo mundo.
Segundo um estudo genético realizado no ano de 2017, foi possível identificar que todas as raças de cavalos atualmente conhecidas são descendentes de duas raças de cavalos mais antigas.
Essas duas raças são os cavalos turcomanos e os árabes. Os árabes ainda existem atualmente. Contudo, o turcomano original está extinto. Tratava-se de uma raça parecida ao Akhal-Teke em termos de aparência.
4 – Têm uma força extrema
O cavalo de tração é considerado um dos animais terrestres mais fortes do mundo. Ele é apenas superado pelo elefante. O cavalo pode exercer uma força proporcional ao seu peso. Por isso, um cavalo que pese uma tonelada pode arrastar um peso semelhante a esse.
5 – Eles dormem em pé
Os cavalos dormem deitados. No entanto, eles também conseguem dormir em pé, sabia disso? Para que os cavalos tenham um ciclo completo de sono reparador, eles necessitam das 7 horas de sono “normal”.
Os cavalos precisam de passar 30 minutos (no mínimo) diários a dormir em pé, para evitar a privação de sono. Há diversos fatores que podem influenciar a maneira deste animal dormir e descansar. Esses fatores podem envolver o espaço disponível, o ambiente, o clima, questões físicas e até impedimentos de ordem musculoesquelética, nomeadamente a osteoartrite.
6 – Muitos cavalos árabes apresentam um osso a menos
O cavalo árabe foi bastante importante, porque serviu de base para uma série de outras raças de cavalos mais leves. No entanto, estes animais apresentam caraterísticas únicas e curiosas.
Por exemplo, a maioria dos cavalos árabes revela a ausência de uma vértebra (osso da calda ou da costela) quando comparado com outras raças, sabia disso?
7 – Os olhos e a visão dos cavalos
Os cavalos têm uma visão panorâmica monocular. Esta caraterística permite-lhes ver o seu entorno nos dois lados, com qualquer um dos olhos. Os cavalos têm uma área cega bem a sua frente. Os cavalos possuem o maior olho entre os mamíferos terrestres. Os cavalos apenas são superados pelas focas, pelas baleias e pela avestruz.
8 – Os dentes crescem sem parar
Os dentes dos cavalos não param de crescer durante toda a sua vida. Por isso, os dentes podem até cair, antes dos animais morrerem.
9 – Os dentes não mentem
Naturalmente, os dentes não indicam a idade exata do animal. No entanto, os dentes dos cavalos ajudam nas estimativas sobre a respetiva idade. Com base nos dentes, é possível determinar a idade dos cavalos, observando o desgaste dos incisivos e tendo em conta a alimentação e os cuidados recebidos pelo cavalo.
Os cavalos necessitam de ter cuidados regulares e adequados à sua dentição. Frequentemente, um cavalo pode viver mais tempo que os seus dentes. Por isso, no momento de alimentar estes animais, quando se encontram em idade avançada, é importante ter um cuidado adicional com a composição do alimento.
10 – Estes animais são incapazes de vomitar
Embora a maioria dos animais vertebrados consiga vomitar, com o tempo, os cavalos perderam essa capacidade. A razão para essa incapacidade está num anel muscular extremamente forte. Este anel é chamado de esfíncter cardíaco e encontra-se na entrada do estômago do animal.
Esta estrutura é a responsável por impedir que qualquer coisa que entre na sua barriga possa sair. Por isso, a única forma de a comida escapar do estômago do cavalo é se este animal sofrer uma rutura estomacal.
Ora, geralmente, esse procedimento causaria a sua morte. Como os cavalos por meio do vómito não conseguem expelir toxinas ingeridas, é preciso ter muito cuidado com a alimentação deles.
11 – O período de gestação dos cavalos
O período de gestação dos cavalos é de 11 meses. As fêmeas dos cavalos só têm um potro; raramente têm dois.
12 – O exemplar mais caro
O cavalo mais caro está avaliado em 200 milhões de euros e trata-se de um animal bastante requisitado. Este cavalo, Galileo, como é chamado, é da raça Puro-Sangue Inglês.
Galileo é um equino muito valorizado por causa dos diversos títulos conquistados. Este cavalo é muito procurado principalmente para a reprodução. Muitos pagam para terem cavalos descendentes de um grande campeão.
13 – O cavalo percebe a respiração do cavaleiro
Estes animais são muito percetivos. Outra das curiosidades sobre cavalos é que eles podem intuir o que o cavaleiro sente. Quem o monta transmite-lhes informação que ele reconhece, nomeadamente através da sua respiração. Essa informação pode servir como sinal de perigo a seu redor.
14 – O cavalo diferencia as emoções
O cavalo é um animal bastante sensível. Este animal consegue diferenciar sentimentos, nomeadamente o amor, a felicidade, a tristeza, a frustração, o medo ou a ansiedade. O cavalo também pode sentir tristeza durante meses, por exemplo, depois de perder um animal do seu grupo ou após perder um cavaleiro.
15 – Os potros
Os potros conseguem correr após o nascimento durante horas! Estes animais nascem com as suas extremidades com 90% do tamanho que elas vão alcançar quando se tornarem adultos.
Por isso, os potros podem chegar a uma velocidade média de até 44 km/h. No entanto, há exemplares que até conseguem duplicar essa marca.
16 – Os cavalos têm memória
Os cavalos apresentam uma excelente capacidade para memorizar. Existem determinados comportamentos que acontecem devido a experiências vividas anteriormente que ficam gravadas na memória dos cavalos e que estão ligadas a situações desagradáveis, em forma de trauma.
Durante a noite, o cavalo relaxa e recorda-se do que aprendeu durante o dia, reforçando a memória estabelecida.
17 – A sede do cavalo
Os cavalos bebem entre 25 e 30 litros de água por dia.
18 – Os cavalos conseguem mover as suas orelhas em 180 graus
Estes animais têm esta capacidade incomum, porque têm 16 músculos em cada uma das orelhas. Além disso, é possível medir a temperatura do cavalo tocando nas suas orelhas. Quando as orelhas se encontram frias, o animal sente-se da mesma forma.
Leia também:
- Cavalo Lusitano, um dos mais belos do mundo
- Garrano, a raça de cavalos selvagens do Gerês
- 25 alimentos que os cães não podem comer
19 – O cavalo mais velho
A esperança média de vida de um cavalo é de 25 a 30 anos, sensivelmente. No entanto, houve registo de um cavalo que viveu 62 anos, entre 1760 e 1822. Era chamado de Velho Billy. Este era um cavalo oriundo de Lancashire, na Inglaterra.
20 – No Brasil, é possível comer carne de cavalo
No Brasil, o consumo de carne de cavalo é permitida. Aliás, até existe um decreto sobre isso. Segundo o artigo 10 do Decreto 9.013, de 2017, os cavalos são apresentados como espécies de animais para açougue. Por isso, não existe nenhum impedimento legal em vender e consumir a carne do animal.
21 – O número de cavalos no mundo
Atualmente, estima-se que se encontrem 75 milhões de cavalos. Além de ser o país mais populoso de seres humanos, a China também tem o maior número de cavalos. Calcula-se que vivem cerca de 10 milhões de cavalos na China. No entanto, o adestramento é mundialmente popular.
22 – O mito do cavalo branco
Por fim, há a destacar que os cavalos representaram um papel importante em diferentes culturas do mundo. Em muitas regiões, o cavalo branco tem sido considerado sagrado e ainda é venerado.
Ao longo da história, foram criados vários mitos sobre o cavalo branco. Na Pérsia, os cavalos eram sacrificados em honra do deus Mithra, deus da Luz e dos pastos. Durante a antiga Índia, esses cavalos também se sacrificavam, como forma de assegurar a prosperidade do reino.