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20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro

Dicas para não cair nas “armadilhas” usadas pelos supermercados. Atente em 20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro.

20 truques dos supermercados
20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro

Dicas para não cair nas “armadilhas” usadas pelos supermercados. Atente em 20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro.

Até sabemos identificar alguns, mas a verdade é que “caímos” repetidamente nos truques usados pelos supermercados para gastarmos mais dinheiro. Se algumas destas técnicas e estratégias são bastante evidentes, existem outras bastante discretas e que conseguem mesmo cumprir o seu objetivo: fazer-nos consumir mais e gastar mais dinheiro. Para se proteger destas jogadas de marketing, fique a par destes segredos dos supermercados.

20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro

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Luz e cor

Certamente que já reparou que os supermercados são espaços cheios de cor e luz e isso não é um mero acaso. Essas cores e luzes induzem ao consumismo e existe mesmo um “código de cores” associado a este negócio. O tom verde é associado aos frescos (Natureza), enquanto o vermelho relaciona-se com a carne e o azul com o peixe (mar e frio).

Som ambiente

Também há sempre “música no ar”, quando vamos às compras. E o tipo de música também não é escolhido à sorte. Uma melodia com ritmo acelerado, vai induzir a compras mais rápidas e com maior cedência ao impulso. Já uma melodia mais lenta, pode potenciar compras mais lentas e em maior quantidade.

Relógios

Já reparou que nos supermercados não existem relógios?! Tal é propositado pois, assim, o cliente perde, mais facilmente, a noção do tempo. Também por isso é que a maioria destas superfícies não tem janelas, porque deste modo também não controla, por exemplo, o entardecer (passagem do dia para a noite).

Corredores estreitos

Os corredores interiores são mais estreitos e a explicação é simples. Assim, há mais probabilidade de surgirem filas e congestionamentos, os quais irão fazer com que os clientes observem mais atentamente as prateleiras e reparem em produtos que, de outra forma, lhes passariam despercebidos.

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Distribuição dos produtos

Outra técnica muito utilizada nos supermercados é a de colocar os bens essenciais no fundo da superfície comercial. Assim, terá de percorrer toda a loja para chegar até eles e, dessa forma, há mais probabilidades de ir comprando outros produtos, não essenciais.


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Zonas de lazer

Muitos supermercados já optaram por colocar cafetarias dentro das suas zonas comerciais. Essa é uma forma de os clientes não só consumirem mais, como permanecerem mais tempo naquele espaço.

Artigos em destaque

Todos os supermercados têm artigos em destaque, sejam de feiras (bebé, escola, produtos da região, etc.), sejam temáticos (natal, páscoa, férias de verão). Estes produtos são sempre colocados na entrada da loja, pois assim irá acabar por comprar artigos que nem tinha planeado adquirir, pois não estava à espera de os encontrar.

Carrinhos de compras

Nem os carrinhos de compras são inocentes num supermercado. Eles são cada vez maiores, porque desse modo demoram mais a encher e não sente que está a levar tantas coisas, quando na verdade já comprou muitos produtos. Uma alternativa é experimentar fazer as compras com um cesto.

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Pavimento

O chão do supermercado também é pensado no que toca à sua cor, textura e desenho. Muitas vezes, ele é escolhido de maneira a fazer barulho quando percorrido com o carrinho de compras. Esta é outra técnica para que o cliente caminhe mais devagar e, assim, esteja mais atento a todos os produtos e consuma mais.

Ofertas

Já todos nos rendemos, pelo menos uma vez, aos produtos disponíveis para experimentar de forma gratuita. Contudo, o objetivo dessa gentileza é muito simples: levá-lo a comprar. E, muitas vezes, é o que acontece, certo?_

(cont.)

1 COMENTÁRIO

  1. Excelente artigo. Parabéns. Algumas dessas informações eu ainda sabia o por que, como a de trocarem continuamente os produtos de prateleiras.

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