Dicas para não cair nas “armadilhas” usadas pelos supermercados. Atente em 20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro.
Até sabemos identificar alguns, mas a verdade é que “caímos” repetidamente nos truques usados pelos supermercados para gastarmos mais dinheiro. Se algumas destas técnicas e estratégias são bastante evidentes, existem outras bastante discretas e que conseguem mesmo cumprir o seu objetivo: fazer-nos consumir mais e gastar mais dinheiro. Para se proteger destas jogadas de marketing, fique a par destes segredos dos supermercados.
20 truques dos supermercados para gastarmos mais dinheiro
Luz e cor
Certamente que já reparou que os supermercados são espaços cheios de cor e luz e isso não é um mero acaso. Essas cores e luzes induzem ao consumismo e existe mesmo um “código de cores” associado a este negócio. O tom verde é associado aos frescos (Natureza), enquanto o vermelho relaciona-se com a carne e o azul com o peixe (mar e frio).
Som ambiente
Também há sempre “música no ar”, quando vamos às compras. E o tipo de música também não é escolhido à sorte. Uma melodia com ritmo acelerado, vai induzir a compras mais rápidas e com maior cedência ao impulso. Já uma melodia mais lenta, pode potenciar compras mais lentas e em maior quantidade.
Relógios
Já reparou que nos supermercados não existem relógios?! Tal é propositado pois, assim, o cliente perde, mais facilmente, a noção do tempo. Também por isso é que a maioria destas superfícies não tem janelas, porque deste modo também não controla, por exemplo, o entardecer (passagem do dia para a noite).
Corredores estreitos
Os corredores interiores são mais estreitos e a explicação é simples. Assim, há mais probabilidade de surgirem filas e congestionamentos, os quais irão fazer com que os clientes observem mais atentamente as prateleiras e reparem em produtos que, de outra forma, lhes passariam despercebidos.
Distribuição dos produtos
Outra técnica muito utilizada nos supermercados é a de colocar os bens essenciais no fundo da superfície comercial. Assim, terá de percorrer toda a loja para chegar até eles e, dessa forma, há mais probabilidades de ir comprando outros produtos, não essenciais.
Leia também: As 40 moedas portuguesas mais valiosas e raras (e podem estar no seu cofre)
Zonas de lazer
Muitos supermercados já optaram por colocar cafetarias dentro das suas zonas comerciais. Essa é uma forma de os clientes não só consumirem mais, como permanecerem mais tempo naquele espaço.
Artigos em destaque
Todos os supermercados têm artigos em destaque, sejam de feiras (bebé, escola, produtos da região, etc.), sejam temáticos (natal, páscoa, férias de verão). Estes produtos são sempre colocados na entrada da loja, pois assim irá acabar por comprar artigos que nem tinha planeado adquirir, pois não estava à espera de os encontrar.
Carrinhos de compras
Nem os carrinhos de compras são inocentes num supermercado. Eles são cada vez maiores, porque desse modo demoram mais a encher e não sente que está a levar tantas coisas, quando na verdade já comprou muitos produtos. Uma alternativa é experimentar fazer as compras com um cesto.
Pavimento
O chão do supermercado também é pensado no que toca à sua cor, textura e desenho. Muitas vezes, ele é escolhido de maneira a fazer barulho quando percorrido com o carrinho de compras. Esta é outra técnica para que o cliente caminhe mais devagar e, assim, esteja mais atento a todos os produtos e consuma mais.
Ofertas
Já todos nos rendemos, pelo menos uma vez, aos produtos disponíveis para experimentar de forma gratuita. Contudo, o objetivo dessa gentileza é muito simples: levá-lo a comprar. E, muitas vezes, é o que acontece, certo?__
Ilhas
Já aqui falámos dos produtos em destaque no supermercado. Mas, agora, referimo-nos aos que são colocados naquelas espécies de ilhas, que dão a sensação de terem artigos com desconto, o que nem sempre acontece…
Temperatura
Mesmo nos dias frios de inverno, o supermercado mantém o seu clima ameno. Tal traz conforto e faz com que se acabe por permanecer mais tempo dentro destas superfícies, a comprar, claro.
Relocalização dos produtos
Quem costuma visitar, habitualmente, o mesmo supermercado, certamente já se deparou com uma relocalização dos produtos. Por exemplo, subitamente, o corredor dos produtos de higiene passou a ser o corredor das bolachas. Estas alterações também pretendem fazer com que compre mais, porque desta maneira “obrigam-no” a percorrer corredores e áreas que, de outra forma, não percorreria.
Leia também: Animais de estimação: 9 coisas que não deve fazer a um cão
…,99€
Os preços a terminarem em ,99€ vieram para ficar e o motivo tem tudo a ver com uma questão de perceção. Se comprar uma calças a 9,99€, a ideia que vai reter é que as calças lhe custaram 9€, quando na verdade custaram 10€ (menos 1 cêntimo!).
Promoções
As promoções e os descontos são sempre um incentivo ao consumo. A questão é que, frequentemente, este não é um negócio vantajoso para o cliente. Independentemente do desconto ou da promoção, avalie sempre o preço individual do objeto e perceba se ele está, realmente, mais barato do que é costume.
“Casamentos felizes”
Não, ainda não é possível casar num supermercado, mas há combinações de produtos absolutamente infalíveis e nada inocentes. Imaginemos que vai até ao corredor das bebidas alcoólicas, para comprar cerveja. É natural que por lá encontre snacks salgados ou outros aperitivos, já que estes são produtos que combinam na perfeição com cerveja.
Distribuição pelas prateleiras
O nível no qual os produtos são colocados também não é casual. Os produtos mais caros ficam sempre em prateleiras ao nível do olhar da maioria dos consumidores, enquanto os artigos mais baratos ficam ou muito em baixo, ou muito em cima. É escusado explicar qual o objetivo, certo?
Entrada do supermercado
Sempre que visita o supermercado, ele “dá-lhe as boas-vindas” com promoções tentadoras. A verdade é que, como ainda tem o carro vazio, é fácil acabar por colocar um ou dois desses produtos dentro do carrinho, mesmo que não precise deles, nem os tencionasse comprar.
Leia também: 15 coisas que nunca deve fazer a um gato
Linha de caixas
Esta é uma “armadilha” em que muitas pessoas caem regularmente. Enquanto esperamos para ser atendidos, encontramo-nos rodeados de pastilhas, guloseimas e revistas que são uma tentação para ocupar o tempo, principalmente se tiver crianças consigo. Esses artigos são, normalmente, de marca e caros.
Aromas
Juntamente com as promoções, é comum encontrar na entrada dos supermercados os produtos mais cheirosos, sejam da área da cosmética e da higiene, seja do setor da padaria e confeitaria. Odores agradáveis, atraem os clientes e impulsionam o consumo.
Excelente artigo. Parabéns. Algumas dessas informações eu ainda sabia o por que, como a de trocarem continuamente os produtos de prateleiras.
Pois é. Nada como fazer uma lista do que é preciso. Nada de desvios. Resulta sempre.