Sabia que existem 18 coisas que nunca deve colocar na sanita de sua casa? Veja quais são estes objetos e os possíveis problemas que lhe podem causar!
A sanita não é um buraco negro, mas muitas pessoas usam-na como se ela transportasse as coisas para outra dimensão. A verdade é que há quem se meta em problemas muitos sérios por colocar coisas onde não deve. A sanita tem os seus limites.
Se quer que ela se mantenha funcional, há que respeitar as suas limitações. A sua principal função é encaminhar as necessidades fisiológicas do ser humano, eliminando-as através da descarga.
No entanto, muitas pessoas fazem várias asneiras, colocando tudo e mais alguma coisa na sanita. Quer saber quais são as coisas que nunca deve colocar neste elemento fundamental em qualquer quarto de banho?
18 coisas que nunca deve colocar na sanita
1 – Comida
Não coloque restos de comida na sanita. Aparentemente, colocar um pedaço de pão não causa problemas de maior dimensão, mas pode juntar-se a outros conteúdos e formar uma pasta. Há ainda quem coloque outro tipo de comida, nomeadamente pedaços de ossos (ex: costelinhas), caroços de uma pera ou de maçã… Não o faça, pelo bem da sua sanita!
2 – Borra de café
Outra das coisas que muitas pessoas colocam pela sanita são borras de café. Ora, pode não parecer, mas trata-se de uma opção problemática, porque as borras de café não são completamente solúveis. Se elas forem misturadas com gorduras que se encontrem nos canos, irá gerar-se uma bola difícil de destruir. Por isso, coloque-as no lixo doméstico. Elas também podem ser usadas na terra.
3 – Óleo alimentar, azeite, manteiga ou margarina
Frequentemente, há pessoas a colocar sopa que azeda ou óleo de fritar pela sanita. Cometem esse erro, porque sabem que há uma alta probabilidade destes itens verterem se forem colocados no lixo. Deve ter em conta que os óleos alimentares, como acontece com outras gorduras, não se dissolvem com facilidade. Este tipo de gorduras são difíceis de eliminar da água e acabam por se agarrar nas paredes das canalizações. Com o tempo, os problemas irão surgir.
Os restos de óleos e azeite devem ser colocados em recipientes vazios e bem fechados. Posteriormente, devem ser largados nos pontos de recolha adequados. Se não tiver essa alternativa, deposite no caixote do lixo comum.
4 – Fezes do gato
Embora a canalização se encontre preparada para eliminar as nossas fezes, não está preparada para fazer o mesmo com as fezes dos gatos. Estes animais fazem as suas necessidades nas caixas de areia. Por isso, estes elementos que se agarram às fezes dos gatos podem danificar e até corroer os canos.
5 – Animais de estimação
Não é incomum encontrar peixes de estimação, hamsters, ratos-do-deserto nos esgotos. Apesar de ser das piores coisas que se pode mandar pela sanita, há pessoas a fazê-lo, seja por questões ambientais e morais.
6 – Pastilha elástica
As caraterísticas da pastilha elástica são bem conhecidas. Após ser mastigada, torna-se bastante pegajosa e, posteriormente, endurece. Por isso, além da poluição que causam, as chicletes podem representar um problema sério.
7 – Fio dentário
Apesar de ser aparentemente inofensivo, o fio dentário é um item que não deve ser colocado na sanita. Embora tenha uma dimensão quase irrisória, pode prender-se a algum outro objeto.
Ora, por não ser biodegradável, esse fio irá acumular sujidades. Com o tempo, irá impedir a passagem da água canalizada.
8 – Cabelos
Os cabelos fazem o mesmo que o fio dentário. Estes elementos são bastante resistentes e, como apresentam grande duração, eles contribuem para a formação de “ninhos”, criando barreiras nos esgotos, levando a uma acumulação de detritos e levando mesmo a um entupimento dos mesmos.
9 – Tinta e resíduos de bricolage
Após fazerem as suas bricolages, muitas pessoas fazem a limpeza dos materiais. O problema está no facto de colocarem a água usada pela sanita. Por exemplo, a tinta é mais um produto que causa muitos problemas.
10 – Beatas de cigarros
Não deve colocar as beatas de cigarros pela sanita. Elas ficam a flutuar nos mares e rios. As beatas não são biodegradáveis. Por isso, estes elementos irão poluir o ambiente, além de poderem acabar por ser ingeridos por diferentes espécies que se encontram nos oceanos, podendo até levar à sua morte. O fumador deve colocar as beatas no lixo comum.
11 – Lenços de papel, toalhitas húmidas ou papel de cozinha
Apesar destes elementos terem parecenças com o papel higiénico são mais resistentes. Por isso, não deve colocar lenços de papel, papel de cozinha e toalhitas na sanita, porque eles podem bloquear as tubagens, pois não se deterioram com tanta facilidade, como acontece com o papel higiénico.
12 – Algodão
O algodão não se deve colocar na sanita, seja em discos ou em bolas. Nenhum item neste material deve ir para a sanita, porque ele não se degrada. Além disso, o algodão incha quando entra em contacto com a água.
Por isso, pode causar muitos problemas nos canos. Desta forma, sempre que quiser eliminar algodão, faça por colocar esses itens no ecoponto azul (se não apresentarem vestígios de gordura).
Aprenda a cuidar da sua casa de banho:
- 10 coisas que não deve fazer na casa de banho
- Como limpar a casa de banho de forma rápida e eficaz
- Toalhas de banho: saiba quando as deve lavar
13 – Químicos
Os químicos não devem ser colocados na sanita. Eles podem poluir muito as águas. Por isso, esse erro pode causar muitos problemas. Até poderá colocar em causa a fauna e a flora marinha.
14 – Medicamentos
Não deve colocar estes itens na sanita, pois há medicamentos que são bastante perigosos e potenciais contaminadores das águas. Quando já não se usa um medicamento ou quando este se encontra fora de prazo, deve ser colocado numa saca e entregue numa farmácia.
15 – Tampões, pensos rápidos ou pensos higiénicos
Estes objetos não devem ser colocados na sanita, porque podem bloquear os tubos dos esgotos.
Ora, frequentemente, para desbloquear e remover os resíduos, é necessária uma intervenção humana. O melhor destino para tampões, pensos rápidos e pensos higiénicos é o lixo indiferenciado.
16 – Fraldas
É errado colocar uma fralda na sanita, porque faz muitos estragos, até porque incha com a água.
17 – Preservativos
Os preservativos não devem ser colocados na sanita, porque podem bloquear as tubagens e, muito provavelmente, acabarão por ir parar aos mares ou rios. Apesar de serem fabricados a partir de um produto natural, eles não são biodegradáveis.
Os preservativos podem demorar cerca de 30 anos a decomporem-se. Idealmente, deve embrulhá-los em papel e depois deve colocá-los no lixo normal.
18 – Cotonetes
Embora seja um erro comum, os cotonetes não devem ser colocados na sanita. Muitas pessoas desconhecem, mas nas apanhas de lixo realizadas nas praias portuguesas, os cotonetes são um dos objetos mais encontrados. Eles são pequenos, mas podem criar barreiras nos filtros e bloquear a passagem.