O site internacional The Culture Trip elenca as 17 razões que enchem os portugueses de orgulho. São lugares épicos, monumentos, doces…
The Culture Trip é um site internacional bastante respeitado. Num artigo enalteceu várias razões que justificam uma visita ao nosso país. Segundo esta fonte, Portugal é um país seguro, com um povo amigável e acolhedor. Este é um país que tem uma história fascinante, com uma cultura riquíssima.
Portugal também tem uma gastronomia de elevada qualidade, a comida deliciosa e ainda há uma boa pastelaria. Assim, este site internacional chega à fácil conclusão, Portugal é um país ótimo para se visitar. The Culture Trip reuniu algumas das razões que devem encher os portugueses de orgulho.
17 razões que enchem os portugueses de orgulho
1 – Parque Nacional da Peneda-Gerês
O Parque Nacional da Peneda-Gerês é o maior entre os vários parques presentes em Portugal. Este é o destino perfeito para os que amam a natureza e adoram fazer caminhadas e acampar.
Os fotógrafos profissionais e os amadores têm muita matéria-prima para tirar fotografias de excelência, há paisagens memoráveis e várias atrações. O The Culture Trip destacou: a Cascata do Arado, o parque e a igreja do Santuário de Nossa Senhora da Peneda, e o miradouro da Pedra Bela, que oferece vistas fantásticas sobre o parque.
2 – Convento do Cristo em Tomar
Tomar destaca-se pela sua história e arquitetura fantásticas. The Culture Trip defende que esta “é uma das cidades mais subestimadas de Portugal”. O site internacional destacou o Convento do Cristo ou Convento dos Cavaleiros Templários de Tomar, “um dos seus mais belos marcos”.
Ao longo dos séculos este edifício mudou de mãos muitas vezes, o que levou a que sofresse mudanças. Uma realidade que permitiu que agora apresente vários estilos arquitetónicos de diferentes épocas. Há ainda um forte enfoque no estilo manuelino, o estilo arquitetónico também conhecido como gótico tardio português.
3 – Sete Cidades em São Miguel
As ilhas dos Açores são autênticas pérolas de Portugal. A ilha de São Miguel é a maior e uma das mais populares. Há várias atrações que deliciam quem a visita. Quedas de água, trilhos fantásticos para pessoas que adoram caminhadas e até fontes termais para momentos relaxantes.
A singular zona das Sete Cidades pode ser encontrada no canto noroeste, entre os seus destaques estão as lagoas gémeas azuis e verdes. Os Açores são um arquipélago com 9 ilhas, este “é um dos pontos mais bonitos de qualquer uma das nove ilhas”.
4 – Mosteiro dos Jerónimos
O Mosteiro dos Jerónimos é uma obra emblemática que está associada a diversas curiosidades. Este monumento foi construído em homenagem à Época dos Descobrimentos. O Mosteiro dos Jerónimos tem algumas das figuras históricas mais notáveis de Portugal, nomeadamente o navegador e explorador Vasco da Gama que foi lá sepultado. Foi no Mosteiro dos Jerónimos que se desenvolveu a receita dos pastéis de nata, uma criação feita pelos monges que ali viviam.
5 – Pasteis de Belém
A receita dos pastéis de nata foi comprada pelos proprietários originais da loja dos Pastéis de Belém. Estas pessoas compraram a receita há quase 200 anos. Posteriormente, começaram a vender os pastéis de nata cremosos onde ainda hoje se encontram os Pasteis de Belém.
Assim, os pastéis de Belém estão à venda ao lado da sua casa original, o Mosteiro dos Jerónimos. Esta loja pode ser pequena (tendo em conta o interesse gerado), mas atrai multidões de clientes.
6 – Vale do Douro
O vinho do Porto é uma das pérolas de Portugal. O Vale do Douro é a casa deste produto mundialmente conhecido. Este local coberto de colinas apresenta vinhas em ambos os lados do rio Douro. Segundo o The Culture Trip o Vale do Douro “é um espetáculo para ser visto”. Aproveite a visita, durante a sua estadia faça questão de aproveitar as degustações oferecidas em várias vinícolas e vinhedos que proporcionam visitas guiadas.
7 – Alentejo
O Alentejo é a maior região do país, esta região estende-se do Algarve ao centro de Portugal. Existe nela uma grande diversidade de paisagens, há praias deslumbrantes, parques, campos de arroz, há também sobreiros e oliveiras… e há adegas. O Alentejo é outra grande região vinícola portuguesa que é reconhecida pelos seus vinhos. The Culture Trip defende que o Alentejo é “o segredo mais bem guardado de Portugal”.
8 – Palácio da Bolsa no Porto
O Palácio da Bolsa é propriedade da Associação Comercial do Porto, um edifício do século XIX que se tornou um símbolo da cidade portuense. Segundo o The Culture Trip este poderá ser “o edifício mais bonito do Porto”. O Salão Árabe é uma das atrações deste belíssimo edifício.
9 – Universidade de Coimbra
A Universidade de Coimbra está localizada no centro de Portugal. É uma das universidades mais antigas do planeta e a mais antiga de Portugal. Uma das atrações da Universidade de Coimbra está na deslumbrante Biblioteca Joanina que, segundo o The Culture Trip, é uma das mais belas bibliotecas do mundo.
10 – Castelo de Guimarães
O Castelo de Guimarães está presente na “charmosa vila medieval de Guimarães”. O castelo é uma construção encantadora, uma das atrações mais populares do país. Este castelo abrigou os primeiros reis e rainhas de Portugal. Além da beleza do castelo em si, há ainda outros elementos que o valorizam, como as esplêndidas vistas sobre a área circundante.
11 – Chiado de Lisboa
O famoso escritor Fernando Pessoa passeou várias vezes por estas ruas. Há várias lojas do Terreiro do Paço à Rua Garrett. O Chiado tem tantos atrativos que facilmente pode manter os turistas alegremente ocupados por uma tarde ou por um dia inteiro…
Segundo o The Culture Trip “a parte baixa da baixa de Lisboa, é uma miscelânea de personalidades, repleta de grandes edifícios históricos, hotéis (boutique) encantadores, lojas tradicionais e restaurantes deliciosos que servem uma cozinha portuguesa fenomenal”.
12 – O Pico
O pico mais alto de Portugal está localizado na segunda maior ilha açoriana. É uma enorme aventura poder alcançá-lo, mas isso é uma experiência que os amantes da aventura não se importam de viver. O Pico é uma ilha que alberga vinhas únicas, que crescem nos seus solos vulcânicos. Nesta ilha pode encontrar outras atrações, é um excelente local para a prática de desportos aquáticos e para caminhadas.
13 – Santuário de Fátima
Este é o local mais sagrado de Portugal. O santuário é um destino muito popular para os peregrinos religiosos. O Santuário de Fátima é composto por capelas e outros edifícios. O santuário foi construído no topo do local onde surgiu a aparição. Segundo rezam as crónicas, os três pastorinhos viram a Virgem Maria há mais de 100 anos. Este marco religioso foi visitado pelo Papa Francisco em maio de 2017, para o 100.º aniversário do evento.
14 – Oceanário de Lisboa
Este espaço é considerado o maior aquário interior da Europa. O Oceanário de Lisboa pode ser encontrado no Parque das Nações. As famílias numerosas devem visitar este espaço, ótimo para as crianças. O Oceanário é um grande defensor dos esforços de conservação costeira e coloca à disposição dos visitantes várias exposições temporárias e permanentes.
15 – Palácio da Pena
Sintra tem tantos encantos que parece uma vila extraída das páginas de um livro de histórias infantis. Uma das grandes atrações da cidade é o Palácio da Pena. Esta construção invulgarmente deslumbrante é um marco fantástico. O Palácio da Pena é uma construção realizada a pedido do rei Fernando II.
Neste palácio há diversos espaços que encantam, nomeadamente algumas salas estão disponíveis para visitar. Realizar passeios pelas salas e pelos jardins é uma experiência distinta, os jardins abrigam centenas de espécies florais nativas e exóticas.
16 – Quinta da Regaleira
A Quinta da Regaleira é outro dos marcos mais visitados de Sintra e não está muito distante do Palácio da Pena. Este é um espaço tão misterioso quanto deslumbrante e conta com uma história fascinante e intrigante.
A Quinta da Regaleira tem a casa, os jardins e esculturas como grandes atrações, mas ainda tem grutas, um poço inacreditável, torres… A propriedade tem símbolos da alquimia e dos Cavaleiros Templários. Uma das maiores curiosidades está no Poço de Iniciação, uma das partes mais fascinantes da propriedade que se encontra associada aos Templários.
17 – Algarve
Segundo o The Culture Trip, o Algarve é o oásis azul do país, ao sul. O Algarve é um destino paradisíaco, está cheio de resorts, há praias deslumbrantes, bares de praia e muitas atrações que permitem que qualquer pessoa viva experiências memoráveis. Há grutas à beira-mar que são encantadoras.
Há trilhos fantásticos para caminhadas. Existem diversas lojas que permitem muitas oportunidades para quem gosta de fazer compras nas suas férias. Outra das grandes atrações do Algarve está na comida, existem restaurantes incríveis que encantam todos os visitantes. As riquezas do Algarve são tantas que este destino é frequentemente escolhido como destino de férias, seja por portugueses, seja por estrangeiros.
Leia também:
- Desvende a história do Padrão dos Descobrimentos em Lisboa
- 10 recordes portugueses mais insólitos do Guinness
- A Marinha mais antiga do mundo tem 705 anos e é portuguesa!
NCultura
Se leu “17 razões que enchem os portugueses de orgulho” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Curiosidades no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…