Embora muitos torçam o nariz em comprar produtos de marca branca, a verdade é que estes produtos podem ser tão bons como os outros.
Nos supermercados, existem produtos idênticos, de diferentes marcas, em que não nota grande diferença. Por isso, as marcas brancas, que são opções mais baratas, revelam-se uma opção sensata. A maioria das pessoas em Portugal tem um poder de compra reduzido, por isso “comprar barato” é uma decisão que permite que se faça uma melhor gestão do orçamento.
Embora exista o preconceito de que comprar marcas brancas é comprar pouca qualidade, essa ideia não é verdadeira. Além disso, quem evita comprar marcas brancas está a desperdiçar euros, que podem ser muito importantes ao longo do mês.
Embora muitos torçam o nariz em comprar produtos de marca branca, a verdade é que estes produtos podem ser tão bons como os outros.
15 produtos de marca branca que valem a pena
Preço reduzido
As marcas brancas estão presentes em praticamente todas as grandes superfícies. Estas marcas prometem oferecer um produto muito semelhante ao produto apresentado pelas marcas mais famosas. No entanto, apresentam preços muito mais baixos.
Existem diferentes razões para se apresentar um preço inferior. Não tem tanto a ver com a qualidade do produto, mas com outras questões, como uma embalagem mais fraca e menos atraente, falta de investimento em marketing…
Ora, estas razões refletem-se no valor final cobrado ao consumidor, mas não se refletem na qualidade do produto, que é o mais importante para o consumidor.
Qualidades
Muitos produtos de marcas brancas são produzidos pela mesma fábrica que produz os produtos de outras marcas, mais populares.
Em alguns casos, o processo produtivo é diferente, implicando uma receita distinta, existindo diferenças nas quantidades de ingredientes, por exemplo. Um produto utilitário pode ser criado com matéria-prima mais fraca ou com peças distintas que os produtos semelhantes de marcas mais populares.
Casos delicados
Existem diferenças entre os diferentes produtos. Nem sempre é a melhor opção comprar produtos de marca branca. Em alguns produtos, a diferença de qualidade é significativa, por isso merecem o investimento em produtos de marca própria.
No entanto, a marca branca revela-se uma opção sensata e acertada em alguns produtos em particular. As marcas mais caras podem ser mais acertadas do que as marcas brancas em casos específicos, por exemplo, no caso de consumidores com necessidades especiais (nomeadamente, relativamente a alergénios).
Outros casos
Deve ainda evitar a compra de produtos de marca branca em alguns casos específicos. Por exemplo, evite comprar produtos de marca branca que estejam destinados a um uso mais íntimo ou produtos cuja qualidade tem um impacto direto na saúde.
O mesmo se pode dizer em produtos da higiene da família. Desta forma, deve evitar comprar os seguintes produtos de marcas brancas: produtos íntimos; produtos de higiene; combustíveis; produtos para animais.
Normas europeias
No entanto, tenha em conta que existem normas europeias de qualidade que todas as marcas são obrigadas a cumprir, inclusivamente as marcas brancas. Por isso, o consumidor acaba sempre por estar protegido de efeitos adversos graves.
Existe um nível de qualidade e segurança mínimos que é assegurado com qualquer produto, independentemente da marca, como acontece com os produtos de cosmética e dos preservativos, por exemplo, em que existe uma grande preocupação com a qualidade.
Produtos portugueses
Uma das nossas preocupações deve ser também a promoção da economia nacional. Por isso, convém dar a devida atenção aos rótulos. Normalmente, as marcas brancas vendem produtos de origem portuguesa.
No entanto, existem alguns casos particulares em que os produtos de marca branca são produzidos no estrangeiro. Por isso, não deve ser o preço o único critério no momento de fazer uma compra.
A melhor opção
Existem produtos de qualidade vendidos com o rótulo das marcas brancas. Nestes produtos, existem grandes parecenças, por isso por que razão pagar mais por produtos idênticos?
Optar por marcas brancas permite assegurar uma poupança que pode ser importante na gestão das contas ao longo do mês. Em alguns casos, as marcas brancas apresentam uma qualidade tão aproximada dos produtos de marca que nem se notaria grande diferença se fosse realizada uma prova cega.
1 – Alguns materiais de cozinha
Existem alguns materiais de cozinha em que podia experimentar várias marcas diferentes, sem que fosse fácil distinguir uns dos outros, além do preço.
Produtos como o papel de alumínio, película transparente, sacos para congelados,… são muito parecidos, nas diferentes marcas. Estes produtos são iguais na cor, na textura, em tamanho padronizado. Portanto, não faltam razões para se comprar estes produtos de marcas brancas.
2 – Óculos
Este pode ser um artigo surpreendente para esta lista, mas pode optar por óculos de marca branca que tem artigos de qualidade. Por isso, a preferência dos consumidores por armações de marca torna-se bastante intrigante, uma vez que as marcas mais populares são mesmo muito mais caras.
A verdade é que estes produtos não apresentam grandes diferenças. Os desenhos dos óculos de marca não são muito diferentes dos concorrentes de marcas brancas, que são bem mais baratas. Por isso, quando for ao oculista, opte apenas pela armação com que se sente melhor, olhe só para o espelho, não para os símbolos que estão nos óculos.
3 – Detergentes
A composição do detergente pode diferir de produto para produto, mas não é algo que dependa exclusivamente da marca. Por isso, convém olhar para o rótulo dos componentes do produto, não para o nome comercial. Escolha o detergente menos abrasivo.
4 – Produtos de higiene
O penso, por exemplo, é um dos produtos que se pode comprar sem hesitar. Todos os pensos cumprem devidamente a sua função, independentemente da marca.
Existem muitos outros produtos que cumprem a sua função de forma perfeita, tais como: o mercúrio, a água oxigenada, o álcool, a acetona, a escova e a pasta dos dentes, entre outros.
5 – Leite
Estamos num país produtor de leite, por isso não falta leite de qualidade. Em Portugal, também não faltam grandes cooperativas. Normalmente, as diferentes marcas que estão presentes na prateleira do supermercado apresentam um leite idêntico.
Elas não têm vacas exclusivas, nem requintadas. É bastante comum o leite das diferentes marcas vir do mesmo sítio e geralmente também vai para o mesmo sítio. A diferença está na embalagem. É embalado em pacotes diferentes.
6 – Legumes congelados
Após os legumes serem congelados, eles sabem sempre ao mesmo, independentemente do rótulo e do preço. Aliás, a grande diferença está mesmo no momento do pagamento e na opção estética, no grafismo da caixa.
7 – Especiarias
As especiarias podem ser muito diferentes na caixa, na embalagem, no frasco, mas no sabor não há diferença. O sabor das especiarias é idêntico.
Pode provar caril, pimentão-doce, alho picado, orégãos ou outras especiarias de diferentes frascos, que não sentirá grande diferença no sabor. A marca mais cara é menos amiga do seu bolso, por isso faça opções sensatas.
8 – Leguminosas enlatadas
Os feijões vêm quase todos dos mesmos produtores, por isso, independentemente da marca, quando chegam ao prato, já fizeram o mesmo percurso. Os feijões até são enlatados na mesma fábrica. No entanto, no momento de colocar a etiqueta, eles seguem caminhos diferentes.
9 – Fraldas
Apesar de muitas famílias optarem por comprarem fraldas de marca popular, trata-se mais do pensamento de quem quer fazer o máximo pelo seu rebento. Existe mais um efeito psicológico para essa opção do que diferenças evidentes no produto.
Se comprar um pacote de fraldas de marca branca, este vai assegurar o mesmo: irá cumprir integralmente com a função. Se não existir um problema de pele na criança, não existe nenhuma diferença nos produtos!
10 – Saladas embaladas
Uma alface é uma simples alface. Desde que esteja fresca, toda a alface se revela um produto de qualidade. O importante nestes produtos é mesmo o selo, que indica o prazo de validade.
Se tiver dois produtos de marcas diferentes com a mesma frescura, opte pelo mais barato. A qualidade é a mesma e ainda consegue poupar.
11 – Aperitivos
As batatas fritas podem ser diferentes de marca para marca, mas existem outros produtos que asseguram a mesma qualidade.
Por exemplo, seguramente que não sentirá grandes diferenças se comprar azeitonas de marca branca e outras mais caras. Se se excluir o preço, uma azeitona “barata” é tão boa como qualquer outra.
12 – Leite em pó
Se optar por analisar em laboratório o leite em pó de diferentes embalagens diferentes irá constatar que o valor nutricional é igual. Por isso, não é sensato optar por outras opções quando as marcas brancas asseguram um produto de qualidade.
13 – Cereais
Os cereais também são muito semelhantes. Se colocar os cereais de uma marca numa taça com leite e juntar outros cereais de uma marca branca, provavelmente não irá notar grande diferença entre colheradas.
14 – Frutos secos
Existem diferentes frutos secos saborosos, nomeadamente, nozes, amêndoas, amendoins, cajus. No entanto, estes podem ser vendidos a preços muito diferentes. Apesar do valor comercial, o seu sabor é o mesmo. Por isso, não hesite e escolha a opção mais barata.
15 – Água engarrafada
Faça um jogo para descobrir a diferença. Compre garrafas de água de diferentes marcas e retire os rótulos das garrafas. Depois, prove ou faça alguém provar as diferentes águas. Dificilmente vai reconhecer a água que é mais cara.
Mesmo que reconheça, será que a diferença é de tal ordem que mereça o preço mais elevado? A água é incolor e não tem sabor. Ela serve para matar a sede, desde que apresente um bom PH. Qualquer água cumpre a sua função.
Leia também:
- Coloque o pano de cozinha no micro-ondas. Perceba porquê.
- Como limpar o microondas eficazmente. Tome nota!
NCultura
Se leu “15 produtos de marca branca que valem a pena” e gostou do nosso artigo, deixe-nos o seu comentário. Se tem alguma sugestão de artigos que gostaria de ver aqui presentes, deixe-nos a sua proposta nos comentários.
Se o tema explorado neste artigo é do seu interesse, pode procurar outros artigos sobre Lifestyle. Há vários no NCultura que serão do seu agrado.
Se tem interesse em saber mais sobre outros temas que não encontra no NCultura, pode sempre deixar-nos sugestões sobre temáticas que possam ser exploradas. Se sente uma paixão imensa pela Cultura, visite-nos diariamente.
Terá muitos artigos no NCultura que irá adorar! Deixe-se apaixonar pelo NCultura e explore as diferentes temáticas aqui presentes. Entre elas estão áreas como: Viagens, Vinhos, Língua Portuguesa, Histórias, Lifestyle, entre outras…