Existem diversas atrações, por isso, selecionar apenas 15, é uma tarefa ingrata. Confira os 15 locais que tem de visitar no Parque Nacional Peneda-Gerês.
Haverá destino mais fascinante no nosso país do que o Parque Nacional Peneda-Gerês? Para os amantes da Natureza, torna-se muito difícil dizer que sim. A riqueza natural deste parque é absolutamente maravilhosa.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é o único parque nacional de Portugal e apresenta uma riqueza única em fauna e flora. Além de árvores, flores, animais fascinantes (alguns em perigo de extinção), o PNPG tem um conjunto enorme de atrações.
No Parque Nacional Peneda-Gerês, estão presentes inúmeras atrações, por isso selecionar apenas 15 locais revela-se uma tarefa ingrata e injusta. É uma tarefa subjetiva que feita por outra pessoa facilmente daria origem a outros 15 locais com igual qualidade. No entanto, iremos partilhar consigo a nossa seleção, de forma que possa aproveitar ao máximo a estadia no Gerês.
15 locais que tem de visitar no Parque Nacional Peneda-Gerês
- Uma aldeia / vila
- Um castelo / fortaleza
- Uma Igreja / santuário
- Uma ponte
- Ruínas
- Umas termas
- Um trilho
- Uma atração inesperada
- Uma cascata / queda de água
- Uma lagoa / piscina natural
- Um rio
- Um miradouro
- Um museu
- Um hotel
- Um restaurante
Parque Nacional Peneda-Gerês
O parque está integrado na Rede Nacional de Áreas Protegidas, que é gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF). O PNPG apresenta uma área total de 69 596 hectares.
Ao longo do seu território, o Parque Nacional Peneda-Gerês está presente em 22 freguesias. Estas freguesias estão distribuídas pelos concelhos de Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre.
-
Uma aldeia / vila
Castro Laboreiro é uma aldeia presente em Melgaço. Esta aldeia parece uma pérola do Alto Minho, brilha num cenário de grande beleza natural.
Em Castro Laboreiro, foram encontrados vestígios pré-históricos que nos permitem saber mais sobre os nossos antepassados e sobre as pessoas que passaram por estas terras, antes de Portugal existir.
Nas proximidades da aldeia, foram encontradas gravuras e pinturas rupestres. Além disso, foi encontrada uma centena de dólmenes, com mais de 5000 anos. A aldeia de Castro Laboreiro está perfeitamente enquadrada num cenário onde a Natureza se evidencia. O rio Laboreiro é uma das mais encantadoras. Além da beleza natural que a circunda, há nela um património arquitetónico bastante rico, com destaque para as suas construções castrejas.
O centro histórico de Castro Laboreiro revela uma riqueza incomum. É charmoso, com as ruas tão antigas que nos fazem caminhar até outros séculos e que permitem uma viagem no tempo. Nessas ruelas encontram-se casas antigas, bem adornadas. As habitações de Castro Laboreiro foram construídas em pedra de cantaria e são verdadeiramente pitorescas!
-
Um castelo / fortaleza
O Castelo de Lindoso é seguramente uma das construções mais encantadoras do Parque Nacional Peneda-Gerês. Este castelo é o ex-libris da aldeia de Lindoso. A aldeia comunitária que tem o maior aglomerado de espigueiros de Portugal. São mais de 50 espigueiros (construídos nos séculos XVII e XVIII).
O castelo foi construído durante o reinado do rei D. Afonso III (1210-1279). Este castelo é um monumento militar medieval impressionante que encanta todos os que visitam a aldeia de Lindoso.
No interior deste monumento, está presente o Núcleo Museológico do Castelo de Lindoso. Neste Núcleo, poderá ficar a conhecer uma coleção de armas e uma coleção do espólio arqueológico que foi encontrado nas escavações realizadas na área envolvente do castelo.
-
Uma Igreja / santuário
A aldeia da Peneda encontra-se na freguesia de Gavieira, no munícipio de Arcos de Valdevez que integra o distrito de Viana do Castelo. A aldeia ela está situada num cenário privilegiado, num lugar de uma beleza natural única. O surgimento desta aldeia está relacionada com o Santuário da Peneda.
Esta construção é encantadora. O santuário católico foi dedicado à Virgem Maria sob a invocação da nossa Senhora da Peneda. A igreja foi elevada a Santuário Diocesano em 2020, devido à Diocese de Viana do Castelo, que compreendeu a importância do Santuário de Nossa Senhora da Peneda.
Entre os dias 31 de agosto e 8 de setembro muitas pessoas vistam a aldeia. Neste período, ocorre a peregrinação de Nossa Senhora da Peneda.
-
Uma ponte
A Ponte da Misarela (ou Ponte do Diabo) encontra-se sobre o rio Rabagão, estando a cerca de 1 km da sua foz no rio Cávado, na freguesia de Ruivães, concelho de Vieira do Minho, distrito de Braga.
A ponte, que liga as freguesias de Ruivães e Ferral, no concelho de Montalegre, está associada a uma das lendas mais populares de Montalegre. A ponte encontra-se implantada no fundo de um desfiladeiro escarpado, encontrando-se assente sobre os penedos, é uma ponte sustentada por um único arco com cerca de 13 metros de vão. Esta ponte, que foi erguida na Idade Média e está a alguma altitude em relação ao leito do rio, foi reconstruída no início do século XIX.
Contudo, segundo a lenda, a ponte em questão terá sido construída num instante pelo Diabo. O génio do mal realizou esse serviço após combinar a troca da alma com um criminoso que se encontrava foragido.
O homem estava a tentar atravessar o rio Rabagão e a ser perseguido, momento em que a ponte surgiu para o salvar. A ponte também ficou ligada a rituais de fertilidade feminina. Esta ponte está classificada como Imóvel de Interesse Público desde de 30 de novembro de 1993.
-
Ruínas
Em tempos idos, o mosteiro de Santa Maria das Júnias foi um monumento importante para a região. Contudo, o Mosteiro foi abandonado na sequência da abolição das ordens religiosas em Portugal, momento que aconteceu no século XIX.
Com o abandono e o passar do tempo, a Natureza começou a tomar conta do mosteiro e boa parte dele caiu em ruínas. Assim, o mosteiro tornou-se numa atração singular.
O cenário continua a ser encantador. O espaço tornou-se num lugar bucólico, idílico. A experiência de estar neste local, que parece saído de um filme de ficção científica é distinta, uma prova de que a Natureza facilmente supera a civilização. Neste espaço, encontrará um cenário fantástico, perfeito relaxar, para ouvir a Natureza, para refletir ou orar…
-
Umas termas
Os dias no Gerês são bastante exigentes, pois implicam caminhadas. É necessário esforço e resistência, por isso o corpo pode ficar maltratado. É necessário mimá-lo de forma a regressar na melhor forma, quando for preciso novo investimento de energias. Por isso, é sensato mimar o seu corpo com uns tratamentos de excelência.
As Termas do Gerês estão presentes em pleno coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês. As Termas do Gerês estão num contexto deslumbrante, com lagos e montanhas de rara beleza. Além da envolvente paisagística, a Água Termal do Gerês apresenta características únicas.
O novo espaço Termal e de Spa é constituído pelo Balneário Termal. Ele apresenta instalações que foram renovadas e ampliadas. Além dos espaços terem sido requalificados, existem novos equipamentos e serviços que tornam este espaço num Spa termal moderno.
Neste local, poderá retemperar forças, recarregar baterias e restabelecer o equilíbrio necessário para continuar a usufruir ao máximo da riqueza natural e patrimonial do Parque Nacional Peneda-Gerês.
-
Um trilho
O Trilho da Mata da Albergaria segue pela Geira Romana, um dos trilhos do Gerês mais encantadores. É um trilho dos pequenos que pode ser realizado por todos. O começo do trilho é realizado na Portela do Homem, o mesmo ponto onde acaba. Está mesmo ao lado da fronteira com o país vizinho, a Espanha.
A escolha deste trilho deve-se à possibilidade de se fazerem passeios pedestres aptos para toda a família. A Mata da Albergaria parece saída de um livro infantil. É como um bosque encantado. Esta mata é composta por carvalhos seculares que são tão imponentes como deslumbrantes.
A frondosa vegetação reivindica protagonismo no cenário. As cascatas (Cascata da Portela do Homem e as Cascatas das Lagoas da Mata da Albergaria) são perfeitas para se refrescar nos dias quentes. A experiência de mergulhar nas águas cristalinas (e frias) é inesquecível.
No entanto, o grande destaque é mesmo percorrer os 2 km pela milenar Geira Romana. A antiga calçada romana permitia cruzar o Gerês e fazer a ligação de Bracara Augusta (que hoje conhecemos como Braga) a Asturica Augusta (conhecida, atualmente, como Astorga, em Espanha).
Características:
Percurso Circular.
Dificuldade Técnica: Fácil
Distância: 4,5 km
Local de Partida/Chegada: Portela do Homem
-
Uma atração inesperada
O Fojo do Lobo é uma atração incomum. Ele consiste numa armadilha ancestral de grandes proporções que servia para caçar os lobos da região, animais que frequentemente causavam estragos e comiam o gado.
O Fojo do Lobo tem 64 metros de comprimento e apresenta 2,17 metros de altura média. Há poucas armadilhas ancestrais deste género, com estas qualidades. O Fojo do Lobo é um dos maiores fojos deste tipo em toda a Península Ibérica. A sua estrutura é constituída por um par de muros altos em pedra. Os muros do Fojo do Lobo descem pela encosta e ficam rodeados por vegetação. No final das paredes da armadilha ancestral, encontra-se o poço no qual o lobo caía.
O poço do Fojo do Lobo tem cerca de 3 metros de profundidade. O predador dos rebanhos caía no poço com facilidade, devido ao poço ter a “boca” escondida com pequenos galhos, folhas e arbustos.
-
Uma cascata / queda de água
A Cascata do Arado (Terras de Bouro) está a 900 metros de altitude, aproximadamente. Esta é uma cascata que consegue encantar todas as pessoas, devido às suas águas translúcidas e límpidas.
A Cascata do Arado é seguramente uma das mais belas e famosas do Parque Nacional Peneda-Gerês. As suas maravilhosas águas apresentam-se nas melhores condições. São perfeitas para dar uns bons mergulhos. Neste espaço, também encontrará as condições ideais para realizar um fantástico piquenique, para conviver com a família e/ou amigos.
Informação útil:
Coordenadas GPS: 41°43’27.1″N (Latitude) / 8°07’47.7″W (Longitude).
Para chegar a este local, deve deslocar-se primeiro de carro, maioritariamente. Posteriormente, será necessário andar um pouco a pé. O percurso é feito
pela N308-1.
O estacionamento deve ser feito junto ao Miradouro das Rocas. Depois, segue-se o percurso (curto) a pé. Aqui, poderá nadar e dar uns mergulhos. Mas, devem existir alguns cuidados. O calçado deve ser o adequado ao terreno, pois as rochas presentes no local são bastante escorregadias.
-
Uma lagoa / piscina natural
A lagoa de Fecha de Barjas está situada no fundo de um vale encantador, onde ainda se destaca uma cascata bastante acarinhada pelas pessoas que visitam o Parque Nacional Peneda-Gerês. A cascata e a lagoa de Fecha de Barjas encontram-se nas Caldas do Gerês, bem perto da aldeia da Ermida, no concelho de Terras de Bouro.
A cascata do Taiti (como é popularmente conhecida) não é acedida facilmente, implica ter de passar por caminhos pedestres sinuosos e sem proteções. A parte da cascata que é preferida pelos adultos irem a banhos, mas que é desaconselhada para grupos com crianças.
Por isso, se levar filhos, deve escolher as primeiras lagoas que surgem no percurso. São lagoas mais rasas e de fácil acesso. Esta lagoa não tem infraestruturas nas proximidades. Por isso, é necessário levar na mochila mantimentos para o dia.
-
Um rio
No Parque Nacional Peneda-Gerês, a água é abundante. Não faltam rios, ribeiros e cursos de água a rasgar cenários verdes encantadores e montanhas. A mancha verde presente por todo o Gerês é ainda mais encantadora com a presença de rios.
Entre os rios do Gerês brilha o Rio Cávado. Este rio deixa a sua marca por toda a região do Minho. A sua presença é imponente. O Rio Cávado nasce na serra do Larouco e atravessa o PNPG, fazendo o seu percurso até sossegar o seu ímpeto na barragem da Caniçada.
O seu percurso segue tranquilamente, com passagens a norte de Braga e por Barcelos, até finalmente desaguar em Esposende, concluindo aí o seu percurso de 135 km.
Os outros cinco rios presentes no PNPG são afluentes do Rio Cávado. Os 5 rios são todos muito importantes para a região. Os rios são: Homem, Gerês, Rio Fafião, Cabril e a Ribeira de Beredo.
-
Um miradouro
Não faltam miradouros de excelência no Parque Nacional Peneda-Gerês. Entre os mais populares, está o Miradouro da Pedra Bela localizado no topo da vila do Gerês, em Terras de Bouro. Este miradouro encontra-se a 834 metros de altitude.
O Miradouro da Pedra Bela proporciona uma vista arrebatadora sobre as montanhas e sobre o rio Cávado. A experiência de assistir ao pôr do sol deste miradouro é verdadeiramente especial, único.
O Miradouro da Pedra Bela é o miradouro mais famoso e mais visitado na Serra do Gerês. Na paisagem local, destacam-se ainda as montanhas, a albufeira da Caniçada.
Coordenadas GPS: 41°42’56.47”N – 8° 9’11.73”W.
-
Um museu
Ecomuseu do Barroso – Vezeira e a Serra
Este centro interpretativo é denominado “Vezeira e a Serra”. Está presente em Fafião e visa promover o território que integra o Parque Nacional Peneda-Gerês (PNPG).
Os turistas poderão ter contacto com as cabanas dos pastores, com as lagoas, com os currais, com os lagares e com os moinhos locais. Este espaço visa valorizar a memória coletiva e tem como objetivo enaltecer o património natural, cultural e etnográfico destas Terras de Barroso.
Informação útil:
Ecomuseu de Barroso. Vezeira e a Serra
Morada: Rua da Sarramada, n.º 8, 5470-017 Fafião, Cabril.
Contactos: 276 009 140 / [email protected]
A entrada é gratuita
Mais informações, aqui.
Horário Verão
De Quarta a Domingo das 9h às 12h30 (manhãs) das 14h às 18h (tardes)
Horário Inverno
De segunda a sexta: das 9h às 12h30 (manhãs) das 14h às 17h00 (tardes)
Ao Sábado e ao domingo | só por marcação
-
Um hotel
O Hotel Mira Castro tem uma localização privilegiada está presente em pleno coração de Castro Laboreiro, um dos melhores destinos do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Este hotel revela-se um espaço que assegura momentos de grande tranquilidade. Proporciona um sossego ancestral, num cenário absolutamente maravilhoso, com uma paisagem deslumbrante.
Informação útil:
Morada: MiraCastro. Hotel e Restaurante, 4960-095 Castro Laboreiro, Melgaço.
Contactos: (00351) 251 460 020 / [email protected]
Mais informações, aqui.
-
Um restaurante
Existem vários restaurantes tradicionais que revelam o melhor da gastronomia local. Uma das melhores opções que poderá encontrar no Parque Nacional Peneda-Gerês é o restaurante Lurdes Capela.
Morada: Rua Dr. Manuel Gomes de Almeida N 77, Gerês 4845-067 Portugal.
Contacto: +351 253 391 208 / [email protected]
Mais informações, aqui.