Se vai rumar a Norte, saiba quais as aldeias imperdíveis que deve mesmo conhecer. Descubra as mais belas aldeias do Norte de Portugal.
As aldeias são, por norma, espaços calmos e tranquilos, onde a Natureza, o património, a história e a tradição se unem num espaço repleto de atrações, mas onde o tempo parece passar mais devagar.
Cada vez mais procuradas, sobretudo por quem quer “fugir” à confusão e ao movimento das cidades, estas aldeias do Norte de Portugal convidam ao descanso e à comunhão com a Natureza. Se quer passar uns dias sossegado, então inspire-se nas nossas sugestões das mais fantásticas aldeias do Norte de Portugal.
15 das mais belas aldeias do Norte de Portugal
1 – Castro Laboreiro, Melgaço
Esta aldeia situa-se entre a Serra da Peneda e a Serra de Castro Laboreiro, num planalto que oferece as melhores vistas panorâmicas. Entre os seus pontos de interesse estão o castelo de Castro Laboreiro e as suas pontes românicas e medievais.
2 – Gralheira, Cinfães
Na Serra do Montemuro, a aproximadamente 1100 metros de altitude, fica esta aldeia, apelidada de “Princesa da Serra”. A sua paisagem é incrível, composta por lameiros férteis e verdejantes. Por isso, entre as atividades locais está a criação de gado.
Aqui, é frequente cair neve, pelo que é um bom destino para as férias de inverno. As casas tradicionais são feitas em granito e colmo.
Em termos gastronómicos, destacam-se a vitela arouquesa, o cabrito e o anho assados em forno de lenha, os cozidos, o arroz de salpicão, entre outras iguarias deliciosas.
3 – Drave, Arouca
Esta aldeia é encantadora, apesar de se encontrar ao abandono. Nas imediações, ficam as antigas minas de volfrâmio. A Natureza parece intocada, fruto de estar desabitada, o que é um reflexo do êxodo rural que é, cada vez mais, uma realidade.
Esta aldeia faz parte do Geoparque de Arouca e vale bem a pena uma visita.
4 – Aldeia de Montesinho, Bragança
Integrada no Parque Natural de Montesinho, esta aldeia encontra-se a aproximadamente 1000 metros de altitude. Muito sossegada, as suas casas típicas são feitas de granito, com telhados de lousa e varandas de madeira.
A paisagem é deslumbrante, muito graças à Serra de Montesinho. Nesta aldeia, pode ainda visitar o Núcleo Interpretativo de Montesinho e o Museu local.
5 – Vale de Poldros, Monção
Esta aldeia encontra-se isolada e é isso que lhe confere um misticismo e um caráter muito próprio. Vale de Poldros encontra-se a 1200 metros de altitude e oferece uma paisagem incrível sobre a serra da Peneda. As montanhas e os vales e as casas em pedra conferem um toque único a esta aldeia.
Chamada de “aldeia dos hobbits” pelas suas semelhanças com os cenários dos filmes da saga do “Senhor dos Anéis”, nesta aldeia reside apenas uma pessoa. Fernando Gonçalves foi emigrante em Andorra, tendo regressado à aldeia em 2004, abrindo um restaurante que alimenta os visitantes da aldeia.
6 – Ucanha, Tarouca
Esta é uma das aldeias mais antigas da zona, com várias atrações como: a Ponte Fortificada, a Torre de Portagem, a Igreja Matriz de São João Evangelista, as ruínas românicas da Abadia Velha, as casas típicas coloridas e as Caves da Murganheira.
7 – Quintandona, Penafiel
Esta aldeia encontra-se excecionalmente conservada. Possui, aproximadamente, meia centena de residentes. Aqui, o sossego impera e a comunhão com a Natureza é possível e muito agradável.
A apenas meia hora da Invicta, Quintandona é o destino ideal para uma escapadinha em família ou com amigos. Faz parte da Rota do Românico e, além dos encantos naturais, possui uma arquitetura única.
Não deixe de espreitar as casas típicas em xisto, granito amarelo, lousa e ardósia, sempre adornadas com flores frescas.
8 – Gimonde, Bragança
Com cerca de 16,5 km² de área, esta aldeia possui aproximadamente 300 residentes. Se for até lá, visite o Castro de Gimonde e a Ponte de Gimonde, mas aproveite também para admirar as vistas e os encantos naturais, já para não falar da boa comida, nomeadamente o seu fumeiro e compotas.
9 – Soajo, Arcos de Valdevez
Conhecida pelos seus espigueiros, classificados como imóvel de interesse público, esta aldeia é belíssima e tem vários pontos de interesse, como é o caso da Casa da Câmara, da Casa do Enes, da Igreja Paroquial de São Martinho do Soajo, do moinho em ruínas e do pelourinho.
10 – Estorãos, Ponte de Lima
Esta é uma pequena aldeia minhota, cuja beleza não deixa ninguém indiferente. As suas paisagens são magníficas e a atmosfera medieval ainda está patente em muito do seu património e construções.
11 – Sistelo, Arcos de Valdevez
Esta aldeia fica no Parque Natural da Peneda-Gerês. Nos últimos anos, tornou-se mais popular pela Ecovia do Vez, considerada uma das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de aldeias rurais.
É também apelidada de Pequeno Tibete Português, devido aos seus socalcos e às suas vistas incríveis. Nesta aldeia, pode encontrar plantações de milho, feijão e batata, mas também o castelo, a igreja paroquial, a ponte romana, o moinho e o miradouro do Chão da Armada.
12 – Lindoso, Ponte da Barca
Esta aldeia faz parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Entre as suas atrações, encontram-se o Castelo de Lindoso, o conjunto de espigueiros dos séculos XVIII e XIX, a Igreja Matriz, o lavadouro da aldeia, o Pelourinho, o Cruzeiro do Castelo e o Cruzeiro do Largo do Destro. Se for até lá, não esqueça a máquina fotográfica.
Leia também:
- Uma das aldeias mais pequenas e preciosas do Norte de Portugal
- Os 9 destinos mais visitados pelos turistas na Região Norte
- Uma das pontes mais bonitas do Norte de Portugal
13 – Pitões das Júnias, Montalegre
Esta aldeia encontra-se a 1100 metros de altitude. A sua paisagem é incrível e a sua Natureza apaixonante. As ruas são estreitas e sinuosas, as casas feitas de granito e o ambiente pitoresco.
De visita obrigatória são as ruínas do Mosteiro de Santa Maria das Júnias e a Cascata de Pitões das Júnias, entre muitos pontos de interesse que irá descobrir, à medida que explora a aldeia.
14 – Vilarinho de Negrões, Montalegre
Renda-se aos encantos desta aldeia verdadeiramente bonita em todos os seus detalhes e pormenores. Das ruas à Albufeira do Alto Rabagão, há muito para ver e admirar neste destino que preserva as suas casas típicas, como um património de grande valor que o tempo não deve fazer desaparecer.
15 – Rio de Onor, Bragança
Esta aldeia fica no Parque Natural de Montesinho e foi considerada uma maravilha de Portugal. É uma aldeia comunitária, conhecida pelas suas casas de xisto e uma praia fluvial apetecível, sobretudo nos meses de verão.
Em termos patrimoniais, deve visitar a Ponte Romana, a Igreja Matriz e os moinhos comunitários. Se falar com os residentes, peça-lhes para falarem rionorês, um dialeto da aldeia que funde o português e o castelhano.
Assim, concluímos o difícil desafio de reunir algumas das mais belas aldeias do norte do país. Porém, certamente que muitas ficaram por nomear, sendo igualmente donas de grande beleza e encanto. Por isso, não deixe de sugerir a inclusão de outras aldeias do Norte que, na sua opinião, podiam figurar nesta lista. Ficamos à espera!