Há aldeias nortenhas que apresentam um conjunto de características que nos fazem viver uma experiência mágica. É como se fossem aldeias de contos de fadas.
Portugal evidencia um sério crescimento na área de turismo. O sucesso nesta matéria tem sido alimentado com a criação de infraestruturas de norte a sul do país. Há mais hotéis e restaurantes nas grandes cidades. No entanto, há cada vez mais interesse em conhecer outros pontos do país, zonas mais rurais, sem a agitação própria das cidades.
Há uma aposta cada vez mais expressiva em visitar aldeias, locais remotos que asseguram a tranquilidade que se deseja numa escapadinha. A região norte revela-se um espaço geográfico particularmente rico em aldeias imperdíveis. Estas aldeias encontram-se presentes em locais onde a Natureza se apresenta no seu máximo esplendor.
A beleza natural que circunda as aldeias são parte dos argumentos que tornam estes locais em destinos imperdíveis para uma escapadinha de sonho. Estas aldeias fazem-nos viajar no tempo, pela história, pois servem de provas das memórias antigas dos portugueses.
Elas apresentam-nos um “Portugal autêntico”, pelas tradições, pela cultura local, mas também nos fazem viajar pela imaginação… Há aldeias nortenhas que apresentam um conjunto de caraterísticas que nos faz viver uma experiência mágica, como se estivéssemos num conto infantil.
15 aldeias de contos de fadas no Norte de Portugal
1 – Aldeia de Pontes, Melgaço
Esta aldeia pode ser pequena, mas faz-nos sentir grandes emoções. Esta aldeia contínua a ser revitalizada, estando preparada para receber os visitantes da melhor forma. Esta aldeia encontra-se circundada por uma beleza bestial. O cenário deslumbrante apresenta a Natureza típica do Alto Minho no seu máximo esplendor.
A Aldeia de Pontes apresenta um conjunto de alojamentos que permite aos visitantes ter uma oportunidade única de descansar num cenário encantador. Poder fazê-lo após se realizar um passeio pelas redondezas, o que se revela bastante recompensador.
2 – Gimonde, Bragança
Esta é uma das aldeias mais populares de Bragança. Gimonde proporciona aos seus visitantes uma estadia agradável, sendo uma aldeia conhecida pela hospitalidade das suas pessoas.
Uma das suas atrações mais populares está na sua ponte em xisto. Todos os que visitam Gimonde ficam agradavelmente surpreendidos com esta aldeia.
3 – Ponte de Mouro, Monção
A aldeia de Ponte de Mouro encontra-se em Monção. A aldeia está presente na freguesia de Barbeita, a poucos quilómetros do centro da vila minhota. Uma das melhores experiências que se pode viver nesta aldeia é dar um mergulho nas águas do rio local. A paisagem é digna de filme.
4 – Quintandona, Penafiel
Esta aldeia apresenta grandes qualidades. Quintandona é uma aldeia pouco conhecida, mas que surpreende quem a visita pelas suas construções em pedra de lousa e de xisto. Além disso, ela está inserida num local privilegiado, de grande beleza natural.
Ao redor de Quintandona, há uma paisagem agrícola e florestal. O cenário deslumbrante da aldeia torna cada fotografia tirada em Quintandona um argumento para lá regressar.
5 – Ucanha, Tarouca
Esta aldeia proporciona momentos agradáveis aos seus visitantes. Estes têm de caminhar pelas ruas estreitas da aldeia para conhecer verdadeiramente a essência de Ucanha. Todos os que passeiam pela aldeia ficam deslumbrados com o conjunto colorido de casas.
A ponte romana de Ucanha é outra atração desta aldeia. Fazer uma visita às Caves da Murganheira é uma experiência obrigatória que permite que o famoso espumante seja apreciado.
6 – Pitões das Júnias, Montalegre
Esta aldeia tem grande riqueza a nível de fauna e de flora. Pitões das Júnias é considerada uma das aldeias mais altas do país. Passear por este local revela-se uma experiência extremamente agradável, inesquecível.
7 – Soajo, Arcos de Valdevez
Nesta aldeia, destacam-se as pequenas casas. Estas habitações de Soajo foram erguidas com blocos de granito. As suas ruas de pedra parecem guiar as pessoas que visitam Soajo, levando os visitantes para o largo onde o singular pelourinho (que é Monumento Nacional desde 1910) se ergue e parece cumprimentar os recém-chegados.
Quem visita Soajo deve visitar a eira comum. Além disso, há nesta aldeia um conjunto imponente de 24 espigueiros. Estes espigueiros foram construídos em pedra. Era nestas construções que a comunidade guardava os cereais. Boa parte deles ainda mantém a sua utilidade.
8 – São Xisto, São João da Pesqueira
São Xisto é uma aldeia situada num dos trechos mais belos da região duriense. A aldeia apresenta vistas únicas para o rio Douro. Esta aldeia tem vindo a ser recuperada. A recuperação da aldeia de São Xisto está praticamente concluída. Por isso, não faltam razões para visitar esta aldeia que tem muito para mostrar.
9 – Vilarinho de Negrões, Montalegre
Vilarinho de Negrões é uma das aldeias mais pitorescas de Portugal. Esta aldeia proporciona uma experiência memorável. Vilarinho de Negrões destaca-se pela preservação das suas casas. O cenário é encantador, principalmente por Vilarinho de Negrões se encontrar sobre uma estreita e bela península.
Leia também:
- 4 aldeias escondidas e apaixonantes perto de Lisboa
- As aldeias e vilas mais bonitas do Alentejo
- 12 incríveis aldeias abandonadas em Portugal
10 – Rio de Onor, Bragança
Esta aldeia revela-se um destino fantástico para uma escapadinha. A aldeia Rio de Onor tem toda a tranquilidade de que as famílias necessitam, especialmente as que querem fugir da agitação das grandes cidades.
Esta aldeia está presente no Parque Natural de Montesinho. Rio de Onor é muitas vezes definida como “uma aldeia, dois países”! Trata-se de uma aldeia fronteiriça, que se localiza no concelho de Bragança e é atravessada pela fronteira com Espanha. Por isso, do lado português, está Rio de Onor; do lado espanhol, está Rihonor de Castilla.
11 – Montesinho, Bragança
Esta aldeia proporciona uma experiência agradável. A serenidade caraterística desta aldeia seduz todos os visitantes que procuram fugir ao rebuliço das grandes cidades. Passar uns dias em Montesinho revela-se um momento de puro deleite, até porque se pode ficar instalado numa das casas locais que foram adaptadas para turismo.
Estas casas feitas em granito apresentam telhados em lousa. As varandas das habitações são feitas em madeira e encontram-se abertas para a serra, dando acesso a vistas incríveis.
12 – Drave, Arouca
Esta encantadora aldeia encontra-se rodeada por altos montes. Drave é uma aldeia que conquistou grande popularidade pela experiência que proporciona aos seus visitantes. A aldeia encontra-se num lugar mítico. O cenário é verdadeiramente surpreendente, principalmente quando a aldeia é vista de cima.
13 – Sistelo, Arcos de Valdevez
Esta aldeia está presente em pleno Parque Nacional Peneda-Gerês. Sistelo é uma das aldeias portuguesas mais encantadoras e mais populares. Ela está presente num cenário com paisagens deslumbrantes, de tirar o fôlego.
O Castelo é um dos ex-líbris de Sistelo. O parque de merendas desta aldeia torna possível o convívio. A experiência de fazer um piquenique revela-se extremamente agradável. Neste momento, as pessoas podem repor as energias após realizarem caminhadas.
14 – Lindoso, Ponte da Barca
Esta aldeia é uma pérola presente no Alto Minho. A aldeia de Lindoso está inserida no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Lindoso é uma aldeia que tem um castelo como ex-líbris, já classificado como monumento nacional. Lindoso merece uma visita. Todos os que querem viver uns dias tranquilos terão o sossego e a paz que procuram nesta aldeia.
15 – Estorãos, Ponte de Lima
Esta aldeia transmite um ambiente medieval. Estorãos é uma aldeia que beneficia das
caraterísticas das paisagens da região minhota. A aldeia de Estorãos encontra-se situada no concelho de Ponte de Lima, sendo uma aldeia que proporciona uma experiência bastante agradável a quem a visitar.