Será que sabe tudo o que foi elencado nesta lista das 14 coisas incríveis que Portugal deu ao mundo? Confira…
Portugal pode ser um pequeno país, mas deu enormes contribuições para o mundo. Um site internacional destacou esse papel que o nosso país teve ao longo da sua história. The Culture Trip recorda que os portugueses foram pioneiros ao lançarem-se ao mar de forma determinada, tendo chegado a locais nunca visitados por europeus.
Atualmente, Cristiano Ronaldo é um nome famoso em todo o planeta e leva consigo o nome de Portugal. Anteriormente, esse papel foi desempenhado por navegadores. Os portugueses viveram na Era dos Descobrimentos um momento especial onde não só descobriram terras estrangeiras, como exerceram uma forte influência noutros povos.
A influência portuguesa espalhou-se por toda a parte, em diferentes continentes. O site que é uma referência na área do turismo reuniu algumas das formas como o nosso país influenciou o resto do mundo.
14 coisas incríveis que Portugal deu ao mundo e que muitos desconhecem
1 – A cortiça
Portugal é responsável pela produção de mais de metade da cortiça do mundo. É possível comprar praticamente qualquer coisa feita com cortiça. Em Portugal, pode-se comprar desde bolsas a pulseiras, há sapatos de cortiça e um vasto leque de outros produtos. Nomeadamente rolhas de vinho, outro produto que os portugueses adoram. O Alentejo e o Algarve rural são duas regiões onde a aposta na cortiça é assinalável.
2 – Uso de portagens eletrónicas
Portugal foi o primeiro país a recorrer a um sistema único de portagens eletrónicas. A Via Verde facilita a passagem e evita a necessidade de parar constantemente. Este serviço revelou-se muito importante para aqueles que se deslocam para o trabalho.
3 – Marmelada
A marmelada pode até nem ter sido inventada por portugueses, mas a palavra ‘marmelada’ vem do nosso país. O site recomenda a quem ainda não provou, a dar uma dentada na próxima vez que tomar um pequeno-almoço em Portugal, “fica ótima na torrada”.
4 – O ukulele
O famoso instrumento musical ukulele, que é o cavaquinho em Portugal, chegou ao Havai no século XIX através do madeirense João Fernandes, um homem que emigrou para trabalhar nas plantações de açúcar.
5 – Dois famosos vinhos doces
O vinho do Porto e o vinho da Madeira são vinhos portugueses bastante populares em todo o mundo. Estes produtos possuem uma importância para as respetivas regiões que não é incomum vê-los como protagonistas em receitas tradicionais. Por exemplo, a famosa francesinha tem o vinho do Porto no molho, um dos ingredientes secretos.
6 – Caril vindaloo da Índia
Poucos o sabem, mas a famosa receita da Índia foi inspirada nos portugueses. O vindaloo é um prato originário de Goa, ele provém da receita portuguesa, carne de vinha d’alho (trata-se de carne marinada com vinho e alho). Esta receita foi introduzida quando os portugueses descobriram Goa, durante a época dos Descobrimentos.
7 – Tempura
Os peixinhos da Horta em Portugal estão na origem da faísca que acendeu o frenesi da tempura no Japão, após serem introduzidos pelos portugueses.
8 – Saudade
Uma das palavras mais bonitas do mundo é portuguesa. A palavra saudade não só é bela pelo significado como é singular, não há uma tradução direta para o inglês. Saudade é uma palavra que “mistura perda, saudade, amor e melancolia”. Por isso, a saudade é um tema bastante comum no fado, um estilo musical português que é de cortar o coração.
9 – Bacalhau
O bacalhau não é um alimento português, é pescado nas águas gélidas de países distantes (nomeadamente os nórdicos, Islândia, Noruega, entre outros). Contudo, os portugueses adotaram o Bacalhau, apelidam-no de “fiel amigo” havendo mais de 1001 receitas dedicadas ao bacalhau.
10 – Vinho Verde
O Vinho Verde é um produto que apenas é feito em Portugal. O vinho verde pode acompanhar refeições à base de carne de porco ou ser saboreado enquanto come frutos do mar. O nome ‘vinho verde’ pode enganar, esta variedade não é verde e pode ser um vinho branco, rosé e tinto.
11 – Especiarias
Portugal teve um papel importante durante a Era dos Descobrimentos. Nessa aventura pelos mares os portugueses trouxeram canela e outras especiarias para o mundo ocidental.
12 – Surf o ano todo
Portugal tem condições climatéricas invejáveis, sendo um destino bastante estimado pelos surfistas. Há surfistas que viajam para Portugal ao longo do ano de forma a “desfrutar deste fantástico desporto sempre que se quiser”. Se muitos escolhem o inverno por esta ser a melhor época para surfar, já que o mar revela ondas maiores, outros escolhem o verão como época ideal para aprenderem a modalidade.
13 – Dispositivos para medir a latitude no mar (astrolábio)
Os navegadores portugueses, de 1500, não eram só bons, eram muito inteligentes. Os navegadores portugueses aperfeiçoaram uma maneira de medir a latitude enquanto estavam no mar.
14 – Pastéis de nata
O pastel de nata é um dos doces portugueses mais famosos, um sucesso que pode ser saboreado em diferentes partes do mundo. Contudo, a sua melhor versão continua em Portugal, mais precisamente em Lisboa…