A aldeia de Castro Laboreiro é uma pérola que brilha intensamente entre as diversas atrações naturais do Parque Nacional da Peneda Gerês.
O Parque Nacional da Peneda-Gerês possui uma riqueza inesgotável, repleta de atrações naturais e criadas pelo homem. Muitas construções históricas ficam para sempre no imaginário de quem visita o Gerês. Existem várias aldeias encantadoras no Gerês.
Contudo, algumas destacam-se entre as demais. Castro Laboreiro é seguramente uma das aldeias mais deslumbrantes que se pode encontrar em Portugal.
Reunimos um conjunto de informações que irá fazer com que nasça em si um desejo fervoroso de visitar esta aldeia tão peculiar. Prepare-se! Após ler o presente artigo sentirá a necessidade de agendar viagem para o Gerês!…
Visite Castro Laboreiro e explore parte do melhor que o Gerês tem para oferecer!
- Localização
- Riqueza
- Vestígios pré-históricos
- Construções castrejas
- Centro histórico
- Castelo de Nossa Senhora da Visitação
- Núcleo Museológico
- Igreja Matriz de Castro Laboreiro
- Moinhos de Castro Laboreiro
- O cão de Castro Laboreiro
- Artesanato local
- Gastronomia
1 – Localização
Castro Laboreiro está presente no Parque Nacional da Peneda-Gerês, no Alto Minho. Esta aldeia maravilhosa situa-se em Melgaço, enquadrando-se perfeitamente num cenário em que a Natureza evidencia toda a sua beleza.
Este é um destino imperdível que tem ainda o encanto de ser banhado pelo rio Laboreiro. Pessoas que adoram a Natureza ficarão fascinadas. Os amantes dos livros de história aprenderão preciosas lições com o património ali encontrado, destacando-se até vestígios pré-históricos.
2 – Riqueza
Assim, facilmente se constata que Castro Laboreiro é uma aldeia com muito para mostrar. Conta com um património arquitetónico extremamente rico.
Entre os seus maiores destaques, estão as construções castrejas. As práticas e costumes locais inerentes à cultura castreja são outro elemento precioso. Os locais têm sabido conservar os seus saberes ao longo dos tempos.
3 – Vestígios pré-históricos
Em Castro Laboreiro, poderá ficar a saber mais sobre os antepassados e os tempos pré-históricos. Nesta aldeia e nas suas proximidades, encontram-se reunidas gravuras e pinturas rupestres.
Além disso, neste território encontraram-se mais de uma centena de dólmenes, preciosidades datadas de há 5000 anos. As cistas são monumentos megalíticos funerários que também estão presentes neste espaço geográfico.
4 – Construções castrejas
O património arquitetónico de Castro Laboreiro é composto por um tipo de construções tradicionais, as castrejas.
O Castelo de Castro Laboreiro é um monumento nacional de grande relevância, o ex-líbris da aldeia. A Igreja Matriz é outro destaque de Castro Laboreiro. O Pelourinho (datado de século XVI) também merece a atenção dos visitantes da aldeia.
Em Castro Laboreiro, existem ainda as igrejas medievais, que encantam pelo aspeto e pela história. Os fornos comunitários são outra curiosidade que revela como era a vida nestas aldeias. Os espigueiros são outro destaque de Castro Laboreiro, uma construção que também é visível noutras aldeias do Gerês. Finalmente, há que destacar os moinhos, construção que desempenhou um papel importante na história e cultura desta região.
Existem outros exemplares arquitetónicos de relevo, nomeadamente pontes representativas das épocas romana ou medieval, como as pontes da Dorna, da Capela, Nova ou da Cava Velha e a Velha.
5 – Centro histórico
O centro histórico é um espaço de visita obrigatória para quem visita Castro Laboreiro. Realizar um passeio por este local revela-se uma experiência singular, que permite explorar a riqueza das ruas antigas que parecem perdidas no tempo.
As ruas estão bem adornadas por casas antigas que foram construídas em pedra de cantaria e que são belíssimas!
6 – Castelo de Nossa Senhora da Visitação
Um castelo é a principal atração da aldeia. A sua presença é notória. Surge imponente perante nós. Este castelo teve um papel histórico relevante. Trata-se de um monumento nacional fascinante com origem tão antiga que remonta ao reinado de D. Afonso Henriques!
O castelo permitiu defender as fronteiras do reino. Contudo, não está exatamente como foi criado. Ao longo dos séculos, o castelo sofreu alterações. As alterações surgem com naturalidade, devido à passagem do tempo e por via dos ataques sofridos ao longo da história.
7 – Núcleo Museológico
Visite o museu presente na antiga Fábrica de Chocolates Caravelos. Neste espaço, poderá conhecer os hábitos, costumes e tradições locais. Existe um centro de documentação e uma sala audiovisual neste Núcleo.
Outro destaque vai para a Casa Castreja anexa a este espaço. Na casa, estão expostas peças de mobiliário. Também estão expostas louças, alfaias agrícolas, entre outros objetos.
8 – Igreja Matriz de Castro Laboreiro
Esta igreja tem como orago Santa Maria da Visitação. A Igreja Matriz local está datada do século IX, sendo uma construção do período pré-românico. Existem marcas e caraterísticas nas obras arquitetónicas que são oriundas de várias fases.
Por exemplo, enquanto se constata que a pia batismal é românica, a campanha e os contrafortes exteriores da igreja são góticos.
A Igreja Matriz é um imóvel de interesse público que apresenta uma aparência barroca, fruto da sua reconstrução no século XVIII.
9 – Moinhos de Castro Laboreiro
Existe um conjunto de moinhos fascinante que se dispersa ao longo do rio Laboreiro. Estas construções testemunharam a arte da moagem que é uma caraterística deste povoado. Dois dos moinhos encontram-se bem conservados. Eles podem ser encontrados junto à Ponte Velha.
10 – O cão de Castro Laboreiro
Esta é uma das raças de cães mais emblemáticas no nosso país. São Cães de Montanha que servem de guarda e pastoreio de gado.
A altura destes cães costumar ficar entre 55 e 65 cm enquanto o peso se situa entre os 25 e 40 Kg. A esperança média de vida destes cães é de 13 anos. A sua pelagem raiada pode apresentar diferentes tonalidades, mais claras ou escuras. A pelagem tigrada apresenta uma cor base com várias tonalidades de cinzento, mas pode comportar também outras cores, nomeadamente o vermelho.
11 – Artesanato local
Sempre que se faz uma escapadinha, há que levar um souvenir para um familiar (ou vários). Ora, nesta aldeia, pode encontrar o objeto perfeito numa peça de artesanato.
Em Castro Laboreiro, trabalha-se cestaria, tamancaria, peças de linho e bordadas e artigos manufaturados com lã pura. As peças criadas são feitas à mão, com uma mestria singular.
As peças revelam um domínio das técnicas tradicionais e um respeito pela arte. A matéria-prima usada nas peças é sempre de elevada qualidade.
12 – Gastronomia
Em Castro Laboreiro, poderá encontrar produtos extremamente saborosos. A qualidade ímpar do fumeiro e dos enchidos é inatacável. Estes produtos são realizados de forma tradicional. Estes produtos possuem um gosto e aroma muito peculiares.
Existem ainda outras tentações, como as broas de centeio e de milho. Pode também aproveitar a estadia para saborear a carne de cabrito e os bifes de presunto. Se desejar adoçar a boca, deve optar pelo bucho doce e pela sopa seca de pão duro.
Leia também:
- As 6 melhores praias para cães em Portugal
- Rio de Onor, a aldeia comunitária encantadora
- Terena, um segredo de sonho no Alentejo
NCultura
Se leu “12 razões para visitar Castro Laboreiro” e gostou deste artigo, deixe-nos o seu comentário! Se gostou deste tema, pode procurar outros artigos sobre Destinos e Viagens no NCultura. Se tem outros temas que pretende que sejam explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões.
Se é apaixonado/a pelo mundo das viagens, da gastronomia regional, história e curiosidades, fique a saber que há mais artigos no NCultura, sobre essas temáticas. Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: Língua portuguesa, Lifestyle, Histórias, Receitas, entre outras…