Será que são entradas para o reino de Hades (rei do submundo e dos mortos)? Conheça 12 locais que parecem um portal para o submundo.
O planeta Terra é muito extenso. Não quando é comparado com outros planetas, mas ainda assim ele esconde muitos mistérios. Há muitos segredos para serem desvendados, muito espaço territorial (e marítimo) que ainda nem sequer foi explorado. A cada ano surgem novas descobertas sobre o nosso adorável planeta.
Entre as imagens que nos intrigam estão portas de entrada para um novo mundo. Como? Será possível? Será que são entradas para o reino de Hades (rei do submundo e dos mortos)?
É verdade, há locais que suscitam grande curiosidade. Eles são simultaneamente intrigantes, apaixonantes e sedutores. São verdadeiras atrações turísticas, pois tanto encantam, como assustam. Têm tanto de belo, como de misterioso. Aqui, colocaremos em destaque imagens que revelam locais no mundo que parecem um portal para o submundo (um é português!)
Leia também: 12 lugares em Portugal saídos de contos fadas
12 Locais que parecem um portal para o submundo (um é português)
Buraco Azul (presente em Belize)
O Buraco Azul de Belize (do inglês Blue Hole) é extremamente famoso. Além da sua enorme beleza, é ainda o maior buraco azul do mundo. A sua forma ajuda a perceber o seu sucesso. É um círculo perfeito!
Esta caverna subaquática (ou sumidouro natural) encontrado em oceanos são também chamados de cavernas verticais. Elas atingem 124 metros de profundidade, um valor importante com pouco mais de 300 metros de largura.
Naturalmente que este local suscita grande curiosidade a quem pratica mergulho, seja amador ou profissional, pois lá poderão testemunhar a grande diversidade de vida marinha, presente no local. No entanto, o local também é conhecido como “cemitério dos mergulhadores”, pois já foram vários os que por lá perderam as suas vidas.
Er Wang Dong (presente na China)
Um espaço encantador com o seu próprio ecossistema. Só por esse facto se percebe que este sistema de cavernas é enorme. Há neste local seres vivos que só lá existem, habitam os rios e lagos subterrâneos lá presentes e não são vistos em mais nenhum ponto do planeta. Sabia que existem peixes albinos sem olhos? Pois, é verdade! É possível encontrá-los em Er Wang Dong.
Eisriesenwelt (presente na Áustria)
Eisriesenwelt é a maior caverna de gelo do mundo. Está situada a mais de 5.000 pés, possui uma extensão de 42 quilómetros de comprimento e na profundidade são mais de 1.300 pés.
Grande Buraco (presente na África do Sul)
Na cidade de Kimberley, na África do Sul, há uma cratera conhecida como Grande Buraco (Big Hole) que pode tornar-se numa experiência assustadora para quem se depare com a imagem, sem conhecer a informação necessária para compreender que se trata apenas de um enorme mina inativa.
O famoso diamante De Beers foi de lá extraído, com 428,5 quilates. Ao longo do tempo, muitas foram as pessoas que, em busca de diamantes, trabalharam por aqui, mesmo sem usar o equipamento necessário.
Pozzo di S. Patrizio (presente em Itália)
Este é um poço com história e relevância para os italianos. Está localizado no centro de Itália. Antonio da Sangallo, arquiteto e engenheiro, foi o responsável pela construção deste poço.
O objetivo era abastecer a cidade de água, num momento em que ela se encontrava cercada. Num momento em que o Papa Clemente VII se encontrava na cidade, estabeleceu-se em Orvieto, após o saque de Roma, e começou a sua construção, em 1527.
A cratera de 2010 (presente na Cidade da Guatemala)
Quando uma fábrica de 3 andares desaba, as consequências podem ser catastróficas. Tal ocorreu num dos distritos da Guatemala, no dia 1 de junho de 2010. Segundo os investigadores, a grande cratera (sinkhole) que surgiu é uma consequência de a fábrica estar presente num solo muito rico em calcário.
Cavernas de gelo de Mutnovsky (presente na Rússia)
Um vulcão é um local extremamente quente pela presença da lava, por isso o senso comum não associa com facilidade a ideia de gelo a um vulcão. No entanto, o vulcão Mutnovsky está presente na península de Kamchatka, na Rússia.
Foi lá que os cientistas descobriram uma caverna de gelo. Porém, o gelo está a derreter aos poucos e a camada superior da caverna já se tornou muito fina.
Cratera de Darvaz (presente no Turcomenistão)
A Porta para o Inferno, nome dado pelos locais à Cratera de Darvasa, está presente em Darvaz, no Turcomenistão. O fogo, presente no local, que se vê nas fotos, foi aceso em 1971 e continua a queimar, pois é a Porta para o Inferno, um campo de gás natural.
Cratera do Monte Yasur (presente no arquipélago de Vanuatu)
O filme Chinese Zodiac foi filmado em 2012, aproveitando a beleza desta cratera. Presente na ilha de Vanuatu, Yasur é um vulcão que se encontra ativo, sendo que a sua última erupção ocorreu no ano de 2017.
Sendo uma região onde há a presença de tribos, interessa dar relevância às crenças destas pessoas. De acordo com elas, existe neste vulcão uma divindade antiga.
Leia também: Buracas do Casmilo: um percurso pedestre (quase secreto)
Poço Iniciático (presente em Portugal)
Portugal aparece aqui representado por um poço bastante misterioso que tem obtido grande mediatismo na internet, estando presente em diversas redes sociais. Quem fica a conhecer o local, quer partilhar não só as imagens, como a sua história.
Tendo sido construído em Sintra, no início do século passado, este poço, com uma escada em espiral, está ligado a muitas histórias. A escada circunda o poço e, de acordo com o que é frequentemente defendido, simboliza a passagem dos círculos do céu ou do inferno. Diz-se ainda que os maçons realizam por lá os seus rituais de iniciação.
Vertedouro no reservatório de uma represa (presente no norte da Califórnia)
Localizado nos Estados Unidos da América, no norte da Califórnia, o vertedouro (canal responsável pelo desvio e escoamento das águas) impressiona qualquer um pela sua dimensão e poder.
Ele foi construído há 50 anos e é o maior buraco artificial do mundo, por isso atrai turistas de todo o mundo. São várias as toneladas de água que caem por ele em meros segundos. Uma experiência incrível.
Cerro Sarisariñama (presente na Venezuela)
Presente no estado de Bolívar, na Venezuela, Cerro Sarisariña está próximo da fronteira com o Brasil. Centenas de anos passaram depois destes buracos terem sido formados. A sua beleza no contexto que a rodeia é inegável e pode ser testemunhada nas fotos.