Descubra alguns dos melhores locais de sonho na Serra da Estrela. São locais imperdíveis e que todos têm mesmo de visitar.
A Serra da Estrela é um dos melhores destinos portugueses ao longo de todo o ano, sendo que na estação mais fria do ano, é o rei do turismo. No inverno, não há melhor local para estar do que na Serra da Estrela. Ela fica coberta por um manto de neve, tornando todas as paisagens ainda mais magníficas do que já são. Viaje até este local e não se irá arrepender, seja sozinho, com a cara-metade, com amigos ou com a família. Este destino assegura bons momentos.
No entanto, independentemente da estação do ano em que se esteja, há inúmeros motivos que justificam colocar a Serra da Estrela como destino para uma escapadinha de sonho. Fique a conhecer alguns dos locais imperdíveis que deve mesmo visitar.
12 locais de sonho na Serra da Estrela
Beleza todo o ano
Ao longo do ano, a mudança de estação vai-se sucedendo. A Serra da Estrela vai-se apresentando de forma distinta. No entanto, a montanha mais alta de Portugal continental proporciona experiências que, sendo diferentes, são igualmente agradáveis.
No inverno, a neve destaca-se na paisagem. No entanto, a riqueza da Serra da Estrela, considerada um Parque Natural, permite experiências incríveis nas outras estações. Por exemplo, a Serra da Estrela é particularmente atrativa no outono. Nesta estação, o cenário apresenta-se amarelo e vermelho. Estas tonalidades tornam a Serra da Estrela bastante inspiradora para as almas mais criativas.
Na estação mais colorida do ano, na primavera, os campos e as pastagens verdejantes, que se encontram na Serra da Estrela, encantam todos os que por aqui passam. No verão, são muitas as pessoas que recorrem aos encantos das praias fluviais da Serra da Estrela. Elas asseguram a frescura que se deseja nos dias mais quentes do ano.
Os 12 lugares imperdíveis
1 – Poço do Inferno
Esta atração encontra-se presente na Ribeira de Leandres, estando num ponto alto, com 1100 metros. O Poço do Inferno encontra-se perfeitamente integrado num cenário de uma beleza paisagística notável. A mãe-Natureza apresenta-se no seu máximo esplendor.
Por toda a beleza local, o Poço do Inferno é considerado um dos ex-libris da Serra. A linha de água da cascata encanta todos os que visitam o local. Essa linha mantém contacto com o granito das rochas presentes no local.
A experiência de visitar este local no inverno é única. A água congela frequentemente. Esse momento torna este paraíso natural, com 10 metros de altura, ainda mais encantador.
2 – Cabeça
A aldeia encontra-se presente num morro que encabeça os diversos socalcos. Cabeça fica sobranceira à Ribeira de Loriga. Entre as atrações da aldeia, encontram-se duas igrejas e duas capelas. No período natalício, esta aldeia atrai muitas pessoas. O fenómeno acontece desde o momento em que a aldeia de Cabeça organiza a iniciativa “Aldeia Natal”.
Este momento acontece desde o ano de 2013. A oportunidade de percorrer as ruas locais é interessante, uma vez que estas se encontram decoradas com excedentes agrícolas e florestais. A lã das ovelhas bordaleiras da Serra da Estrela também é rigorosamente aplicada.
O Natal torna efetivamente a aldeia de Cabeça merecedora de uma visita. No entanto, esta aldeia tem encantos que permitem assegurar bons momentos ao longo de todo o ano. Apesar desse furor natalício, a aldeia tem apenas 170 de habitantes. Visitar esta aldeia é sempre uma experiência enriquecedora.
A aldeia de Cabeça tem uma beleza singular. É bastante fotogénica e em todas as estações do ano apresenta-se de forma deslumbrante, proporcionando diferentes tonalidades e experiências distintas.
3 – Videmonte
Esta pequena aldeia de montanha encontra-se no concelho da Guarda. A aldeia de Videmonte serve como prova de que a Serra da Estrela ainda continua a revelar alguns recantos mágicos. Esta aldeia é um local quase secreto da Serra da Estrela.
No entanto, pode revelar-se uma boa surpresa para quem visita esta aldeia. Videmonte é um destino formidável, apesar de ter menos de 1000 habitantes. São elementos cheios de energia. Além disso, são pessoas acolhedoras, que valorizam o modo de vida local. Esta aldeia é um destino repleto de tradição.
Existem muitas atrações em Videmonte. Videmonte é um pequeno tesouro da Serra da Estrela. Os habitantes desta aldeia valorizam o seu património. Por isso, visitar Videmonte representa uma experiência memorável, pelas tradições locais, pelos hábitos e pelos costumes dos seus habitantes.
Muitas pessoas recomendam que se visite Videmonte durante o Festival Pão Nosso. Embora esta aldeia seja um bom destino em qualquer época do ano, assistir a este evento torna a experiência ainda mais maravilhosa.
4 – Alvoco da Serra
Esta aldeia pode não ser muito popular, mas quem a visita ficará rendido. Trata-se de um dos segredos da Serra da Estrela que merece ser publicitado. A aldeia de Alvoco da Serra está situada no fértil vale da Ribeira de Alvoco. Esta pequena aldeia está presente no concelho de Seia.
A singela aldeia de Alvoco da Serra encontra-se a 680 metros de altitude. A aldeia está perfeitamente integrada no cenário, existindo encostas repletas de socalcos a rodear Alvoco da Serra. Eles foram construídos como forma de domar a paisagem às necessidades dos locais.
A experiência de passear pela aldeia, pelos seus becos e ruelas, revela-se encantadora. Alvoco da Serra é um pequeno tesouro presente na Serra da Estrela. Ele proporciona um agradável momento a quem escolher este destino para uma escapadinha.
Alvoco da Serra é a “aldeia granito”. É assim frequentemente designada, porque a rocha está presente em grande parte da paisagem desta aldeia. A rocha não está apenas presente na montanha. Está também presente nas casas, nas ruas e até nas fontes de água que têm grande importância para a aldeia. Entre os grandes destaques de Alvoco da Serra estão a Casa do Barão e a capela medieval de São Pedro.
5 – Penhas Douradas
Este é um dos pontos mais visitados da região. As Penhas Douradas são um destino turístico popular para quem pretende fazer uma escapadinha de sonho. Neste local, encontram-se unidades hoteleiras de excelência. Penhas Douradas situam-se a 1300 metros de altitude, aproximadamente.
Os blocos de granito dominam a paisagem das Penhas Douradas. Deste local, é possível contemplar uma vista privilegiada sobre o Vale Glaciar do Zêzere. Este glaciar tem 13 km de extensão. Trata-se de um dos maiores glaciares da Europa.
As Penhas Douradas encontram-se numa das regiões mais frias do nosso país. O Observatório Meteorológico encontra-se por aqui. Este Observatório desempenha um papel determinante no estudo e prevenção da previsão do clima de montanha.
A praia fluvial do Vale do Rossim é uma das atrações que se pode encontrar bem perto das Penhas Douradas. Outros destaques que se encontram nas proximidades são o Poço do Inferno e o Covão d’Ametade.
6 – Lapa dos Dinheiros
Lapa dos Dinheiros é uma aldeia pequena nas dimensões, mas grande nas emoções que gera nos seus visitantes. O nome incomum torna este local fácil de memorizar. Convém ter este nome na cabeça no momento de organizar a próxima escapadinha. Esta aldeia tem tudo o que uma pessoa procura no momento de fugir do rebuliço das grandes cidades.
Esta aldeia da Serra da Estrela encontra-se a mais de 700 metros de altitude. Não tendo a mesma popularidade que outras aldeias da região, esta aldeia revela-se tão memorável como as outras. Esta aldeia está presente em plena serra, no concelho de Seia. Lapa dos Dinheiros integra a rede de Aldeias de Montanha.
Existem muitas atrações nesta aldeia. As quedas de água de Lapa dos Dinheiros são o seu ex-líbris. A experiência de assistir a esse espetáculo natural é inesquecível. No entanto, existem outros destaques como a rocha dos Cornos do Diabo, que tem um nome curioso e encanta os que visitam a Lapa dos Dinheiros. O Buraco do Sumo é outro destaque que se pode encontrar por aqui.
7 – Folgosinho
Folgosinho está presente no concelho de Gouveia. Todos os portugueses devem colocar esta aldeia na sua agenda e perspetivar realizar uma escapadinha neste local. Folgosinho é considerada uma das aldeias mais belas da região.
Esta aldeia é um dos tesouros que se encontra na Serra da Estrela. As caraterísticas desta aldeia tornam Folgosinho num destino imperdível. É uma das aldeias mais pitorescas de Portugal.
Folgosinho viveu durante vários séculos em isolamento. Esta realidade em que havia grande distância entre esta aldeia e outras ajudou a moldar a personalidade dos seus habitantes.
Esta aldeia tem um património encantador. Folgosinho é um aldeia associada a diversas lendas. Viriato e Afonso Henriques encontram-se associados a lendas locais.
8 – Loriga
A localização de Loriga permite que os seus visitantes (e habitantes) possam usufruir de vistas memoráveis. Esta aldeia encontra-se a 770 metros de altitude. As paisagens locais são verdadeiramente deslumbrantes. O cenário é tão maravilhoso que Loriga é comparada a um destino turístico de eleição, uma vez que é frequentemente apelidada de “Suíça portuguesa”.
É no concelho de Seia que Loriga está presente. A beleza natural que circunda Loriga é arrebatadora. Este é um local com um encanto único e incomparável. As paisagens de Loriga são de cortar a respiração.
Os socalcos são uma das imagens de marca do cenário que se contempla em Loriga. Esta aldeia encontra-se rodeada por imponentes montanhas, onde se destaca a Penha do Gato ou a Penha do Abutre.
A ribeira de Loriga é outra atração local, tem águas cristalinas que correm no coração desta aldeia. No entanto, Loriga também tem várias atrações, como o seu casario típico, branco. Os telhados destas habitações são particularmente belos, quando ficam cobertos pelo manto branco da neve, que aparece anualmente nos dias mais frios do inverno.
9 – Cortes do Meio
Todos sabem que é na Serra da Estrela que se encontra o ponto mais alto de Portugal Continental. Apesar da popularidade da Serra da Estrela, ainda se conseguem encontrar atrações turísticas pela região que muitos desconhecem.
Há locais que são tesouros turísticos quase secretos. São desconhecidos para a maioria dos turistas que escolhem visitar a Serra da Estrela. A pequena aldeia Cortes do Meio encontra-se perto de Tortosendo, no concelho da Covilhã. As cascatas e piscinas naturais de Cortes do Meio tornam este destino particularmente imperdível no verão.
Esta aldeia é considerada “capital das cascatas e piscinas naturais da Serra da Estrela”. Cortes do Meio apresenta um conjunto de atrações verdadeiramente memorável: as 14 piscinas naturais localizadas no leito da ribeira de Cortes são o seu ex-líbris.
10 – Sabugueiro
Entre as freguesias que integra o Parque Natural da Serra da Estrela, Sabugueiro é uma das maiores. Esta aldeia destaca-se pela sua elevada localização. A aldeia Sabugueiro encontra-se a 1200 metros de altitude.
Sabugueiro é considerada uma das aldeias mais altas de Portugal, estando presente em pleno Parque Natural da Serra da Estrela. Esta aldeia tem diversas atrações. A sua origem deve-se aos abrigos provisórios dos pastores. Estes homens encontravam ali boas pastagens para os seus rebanhos, por isso, como se apresentava como um local de rara beleza, o espaço acabou por se tornar na aldeia do Sabugueiro.
Os seus recursos naturais são encantadores. Além disso, esta aldeia tem ainda um património que ajuda a fazer com que Sabugueiro seja considerada como um dos melhores pontos de partida para conhecer a Serra da Estrela.
11 – Covão d’Ametade
Esta é uma atração bastante popular. O Covão d’Ametade tornou-se num dos locais mais atrativos da Serra da Estrela. Ele retrata uma depressão de origem glaciar. Esta é uma das zonas mais atrativas da Serra da Estrela, devido a toda a beleza do Covão d’Ametade e de toda a sua vegetação envolvente. Por isso, este local deixará todos os amantes de Natureza verdadeiramente maravilhados.
O Covão d’Ametade revela-se uma experiência memorável, um local perfeito para quem procura estar no meio da Natureza. Trata-se de um lugar onde se podem gozar alguns momentos de paz. A calma e a tranquilidade deste local são perfeitas para quem quer fugir à vida agitada da cidade.
12 – Linhares da Beira
A origem desta aldeia remonta ao século XII. Linhares da Beira é uma aldeia medieval que nos apresenta um património encantador. A riqueza do património arquitetónico de Linhares da Beira tornam esta aldeia num local de visita obrigatória. O castelo local é o ex-líbris de Linhares da Beira. Esta construção encontra-se num cenário maravilhoso, proporcionando vistas deslumbrantes para o Mondego.
As ruas e ruelas da aldeia são íngremes e sinuosas. Passear por elas, permite-nos apreciar as qualidades de Linhares da Beira, nomeadamente a beleza singular das casas de pedra desta aldeia, que se apresentam bem conservadas.
Visitar a aldeia de Linhares da Beira permite-nos conhecer a vida dos seus habitantes, contatar com as suas tradições e com o seu quotidiano. Existem alguns estabelecimentos comerciais que foram sendo passados de pais para filhos, dando continuidade a negócios que representam vida e longevidade para a aldeia.
Nesta aldeia, muita da vida que existia antigamente ainda se mantém. Por exemplo, ainda é possível ver senhoras a lavarem a roupa nas margens do rio.
Leia também:
- 15 belíssimos locais no Alentejo de visita obrigatória
- 20 belíssimos locais em Portugal
- 15 fantásticos locais para visitar em Arouca
Quer saber onde pode comer em Serra da Estrela?
Reunimos alguns dos espaços onde pode saborear autênticas especialidades gastronómicas. Estes são restaurantes que colocam na mesa o melhor da gastronomia local.
Restaurante O Albertino
Morada: O Albertino Adro de Viriato 8, 6290-081 Folgosinho
Contactos: (+351) 238 745 266 / (+351) 962 674 201/ [email protected]
Mais informações, aqui.
Alkimya
Morada: Avenida Frei Heitor Pinto 1, Covilhã 6200-113 Portugal
Contactos: (+351) 275 334 174
Mais informações, aqui.
Lenda Viriato
Morada: Rua Santo Aleixo Nº 16 Rua Santo Aleixo 16, Detrás Da Igreja, Unhais da Serra 6215-696 Portugal
Contactos: (+351) 275 971 252
Mais informações, aqui.
Restaurante Medieval
Morada: Estrada Nacional 339 – Penhas Da Saúde, Serra da Estrela 6200-073, Portugal
Contactos: (+351) 275 310 300
Mais informações, aqui.
Restaurante Margarida
Morada: Senhora do Desterro, São Romão, Portugal, 6270-277
Contactos: (+351) 238 321 136 / [email protected]
Mais informações, aqui.
Quer saber onde pode dormir em Serra da Estrela?
Eis algumas sugestões de qualidade:
Hotel Casa de São Lourenço – Burel Mountain Hotels
Morada: Estrada Nacional 232 – Penhas Douradas, Manteigas, Portugal, 6260-200
Contactos: 275 249 730 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Casa das Penhas Douradas – Burel Mountain Hotels
Morada: Penhas Douradas, 6260-200, Manteigas, Portugal
Contactos: (+351) 275 981 045 / (+351) 963 384 026 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Convento do Seixo Boutique Hotel & Spa
Morada: Quinta do Convento, 6230-045 Fundão
Contactos: (+351) 275 249 670 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.
Hotel Madre De Água Hotel Rural
Morada: Estrada de Moimenta, Quinta da Caramuja – 6290 Gouveia
Localização GPS: 40°29’12.2″N, 7°36’44.4″W
Contactos: [email protected] / (+351) 238 493 113 | 966 240 264
Saiba mais informações, aqui.
Resort Aqua Village, Health Resort
Morada: Avenida Principal número 1, Caldas de São Paulo, 3400-521 Oliveira Do Hospital, Coimbra, Portugal
Contactos: +351 238 249 040 / [email protected]
Saiba mais informações, aqui.