Início Cultura Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário

Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário

Quantas palavras de português aprendeu hoje? Conheça palavras e aplique-as! Venha descobrir 11 interessantes palavras que enriquecem o vocabulário.

palavras que enriquecem o vocabulário
Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário

Quantas palavras de português aprendeu hoje? Conheça palavras e aplique-as! Venha descobrir 11 interessantes palavras que enriquecem o vocabulário.

A língua portuguesa contém um número elevadíssimo de palavras, sendo impossível dominar este património rico e vasto. Por isso mesmo, ao longo da nossa vida, apenas dominamos uma pequeníssima parte das palavras que existem. Dessa pequena parte que conhecemos, acabamos por usar apenas uma porção reduzida.

Devemos aprender o máximo de palavras que nos for possível de forma a ter uma maior capacidade de comunicação. Uma boa estratégia é conhecer pelo menos uma palavra por dia. Mas o verdadeiro desafio está em conseguir aplicar as palavras corretamente! Veja a nossa lista de palavras e use-as ao longo da semana.


Leia também: «Estivéramos» é erro de português?


Língua portuguesa: 11 palavras que enriquecem o vocabulário

Remanescente

Termo que vem do latim remanescente, “sobrar”. É um adjetivo que significa aquilo que remanesce, que sobra ou resta. Por exemplo: “A água remanescente da enchente.”

Este substantivo masculino tem como significado resto, sobra, sobejo. Após a retirada de uma parte ao todo, fica o remanescente, o que sobeja, o que sobra. Depois de beber a limonada, percebi que ainda tinha gelo remanescente no copo.

Remanescente pode ser ainda a pessoa que permanece depois do fim de algo, de algum acontecimento. Pode ser aquele que sobrevive. “A Maria é a última remanescente a saber o segredo daquela receita.”

Intempérie

Termo que vem do latim intempérĭe, com o mesmo significado. Este nome feminino significa mau tempo, referindo-se a quaisquer condições climáticas que se apresentem mais intensas (nomeadamente tempestade, furacão, seca, vendaval, vento forte, chuva torrencial). “Por via da chuva e por outras intempéries climáticas, a colheita de uvas foi severamente prejudicada!”

No sentido figurado, por ser usado para identificar uma situação desfavorável, pode dirigir-se a uma circunstância infeliz; a um contexto desfavorável; a uma desgraça. “É preciso seguir em frente e enfrentar as intempéries da vida com determinação.”

Eminência

Este substantivo feminino advém do latim eminentĭa, “relevo”. Característica do que é eminente, do que sobressai em relação aos demais; eminência é proeminência.

Eminência também pode ser aquilo que aparece a mais numa superfície; uma saliência, uma eminência na construção.

No sentido figurado, eminência significa supremacia moral. Pode ser um termo destinado a alguém que revela excelência intelectual: “A eminência daquele músico é memorável e encantadora.” Forma de tratamento utilizada para os cardeais (esta é abreviada por Emª.)

Na anatomia, é um termo referente a protuberância, geralmente percebida na superfície de um osso: “eminência óssea”.

Diligência

Termo que vem do latim diligentia, com o mesmo significado. Este substantivo feminino significa esmero, solicitude com que se quer fazer alguma coisa. Significa ainda presteza, velocidade e competência no modo de fazer algo: “trabalhava com diligência”.

Diligência é zelo, cuidado e aplicação na realização de algo. “Ele tratou o paciente com diligência.”

Ação de investigação oficial, busca. No sentido jurídico, diligência é ação judicial feita fora de um cartório. No sentido militar, diligência é trabalho militar ou policial feito fora do quartel. É ainda carruagem de quatro rodas, puxada por cavalos, que antigamente era destinada ao transporte de pessoas ou correio.

Clarão

Este substantivo masculino significa claridade intensa. Clarão é uma luz muito viva e passageira. “Ele assustou-se com o clarão do relâmpago.” Clarão é uma cintilação muito rápida e brilhante, podendo ser o de uma faca.

No sentido figurado, clarão é o momento ou situação breve que revela um sentimento ou um estado de espírito. Significa ainda capacidade criativa, talento, inspiração. No sentido popular, clarão significa espaço sem árvores, nem vegetação, aberto em meio à floresta; clareira.

Nearco

Termo que vem do latim navarchus, -i, do grego naúarkos, -ou. Nearco é um substantivo masculino. Na história, é um termo que na Grécia Antiga significava comandante de uma frota, de um navio de guerra.

Endémico

Termo que vem do francês endémique. Na biologia, este adjectivo significa algo que é exclusivo de determinada região. Aquela é uma espécie endémica. Diz-se da espécie ou organismo que é nativo de uma dada região ou cuja distribuição está restrita a essa região.

Na medicina, é um termo relativo a endemia ou doença frequente nos habitantes de uma região ou localidade. Endémico é algo particular a um determinado povo ou a uma determinada região. Aquele é um problema endémico. Por exemplo: “A malária é endémica em algumas regiões africanas.”

Prosélito

Este substantivo masculino é referente a pagão que abraçava uma religião diferente da sua. Foi o pagão convertido ao judaísmo.

No sentido figurado, é aquele que se tornou o novo convertido a uma determinada religião, a uma certa seita ou a um partido em particular. É partidário; sectário, sequaz.

Dicotomia

Termo que vem do grego dikhotomía, com o significado de divisão em dois. Este é um substantivo feminino que significa divisão em dois, oposição entre duas coisas. É separação de uma coisa em duas, por antagonismo. Dicotomia é ainda partilha ilícita ou pouco ética de honorários, geralmente entre médicos.

Na astronomia, dicotomia é um termo referente a fase da lua ou de outro planeta ou satélite, quando é visível com uma metade iluminada. Na botânica, dicotomia é um modo de divisão de certas hastes em ramos bifurcados. Na lógica, dicotomia significa divisão de um conceito em dois outros que abrangem toda a sua extensão.


Leia também: 10 palavras da Língua Portuguesa com diferentes significados


Anuência

Termo que vem do latim annuentĭa, de “consentir”. Este substantivo feminino significa aprovação para a realização de algo; permissão. Ato de anuir. Anuência é ainda licença favorável; expressão de concordância; dar consentimento. É também ação ou consequência de anuir, de consentir, de aprovar. “Ele teve a anuência do pai para vender o carro.”  Aquiescência.

Prolixo

Termo que vem do latim prolixu. É um adjetivo que é referente ao uso de palavras em excesso; discurso difuso. Prolixo é quando não se consegue resumir uma ideia, nem encurtar um pensamento: “É um treinador prolixo.” Superabundante. Extenso.

Prolixo é o que fala ou escreve recorrendo a mais palavras do que o necessário; que se perde em explicações supérfluas, insignificantes; orador ou político prolixo.

Prolixo pode ser definido como entediante; é algo que se estende demoradamente; que se torna enfadonho; que se desenvolve em demasia; algo abundante.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, eu moro em Londrina, estado do Paraná, no Brasil, e por aqui se diz que uma pessoa está “fazendo proselitismo”, ou é proselitista, quando sabidamente pensa de uma maneira, mas fala como se pensasse de outra. Um grande abraço a todos, Napoleão Gomide.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.