Uma lista de 11 coisas que os turistas jamais devem fazer em Portugal, segundo o site internacional de turismo The Culture Trip.
The Culture Trip deixou-se encantar por Portugal. Este site internacional dedicado à área do turismo defende que “todos devem visitar Portugal pelo menos uma vez na vida e explorar o maior número possível de partes do país”.
Assim, refere que Portugal conta com um património fantástico, destacando as belas praias e gastronomia de qualidade, como algumas das inúmeras razões que podem justificar uma viagem até ao nosso país.
No entanto, o The Culture Trip alerta que tal como acontece noutro país qualquer, há sempre regras a respeitar de forma a assegurar que a experiência é aproveitada da melhor forma. The Culture Trip publicou algumas dicas imperdíveis que todos os turistas devem conhecer.
11 coisas que os turistas jamais devem fazer em Portugal
1 – Esquecer-se do Protetor solar
Portugal tem um clima incrível que dura (quase) todo o ano. O sol está presente ao longo de quase todo o ano e pode causar problemas ao turista mais esquecido. As pessoas que adoram praias populares, os que adoram piqueniques ou os amantes de caminhadas, terão várias oportunidades de passar momentos inesquecíveis. Contudo, convém que nunca se esqueçam de levar protetor solar (e creme facial), mesmo durante o inverno, para não deixar marcas dolorosas na pele.
2 – Deixar as sapatilhas de caminhada em casa
Convém não deixar em casa o calçado indicado para caminhadas. Em Portugal há ruas de paralelos que geram desconforto. Há ainda muitas ruas íngremes nas grandes cidades. Os caminhos não pavimentados no campo e as caminhadas na areia ao longo da costa, podem causar danos nos pés. Por isso, o uso de sapatos adequados é obrigatório.
3 – Assumir que conduzir é sempre a melhor maneira de explorar
Apesar de existirem vários pontos de referência e vilarejos que facilmente se alcançam de carro, os turistas devem ter em conta que o transporte público pode revelar-se uma melhor opção. Os pontos mais populares podem ser alcançados de comboio ou de autocarro. O transporte público permite economizar no preço e ainda evita frustrações no trânsito e no momento de encontrar uma vaga de estacionamento.
4 – Comunicar em espanhol
As pessoas em Portugal falam português e não espanhol. Os portugueses comunicam melhor em inglês (ensinado nas escolas) do que em espanhol, nomeadamente os mais jovens. Os filmes e programas de televisão em inglês são exibidos em Portugal no idioma original, algo que permite que haja alguma facilidade no uso da língua inglesa.
5 – Ser tímido e evitar tentar coisas novas
Os portugueses são um povo acolhedor. Eles adoram partilhar a sua cultura. Os que visitam este maravilhoso país devem aproveitar a oportunidade para experimentar coisas novas, durante a visita devem provar comidas e experimentar coisas diferentes.
6 – Ser arrogante com as suas habilidades de natação
Visitar as praias e experimentar desportos aquáticos, é uma decisão sensata e sempre divertida. Contudo, tenha em conta que o Oceano Atlântico pode ser desafiante e algumas praias têm grandes rochas. Praias como a Nazaré e Peniche, são conhecidas por ter ondas gigantescas que até assustam os surfistas profissionais. Conheça bem as condições das praias antes de se atirar de cabeça.
7 – Negligenciar a arquitetura
A arquitetura deste país é impressionante. Seria um erro crasso estar em Portugal e não aproveitar a oportunidade para ver alguns dos edifícios mais bonitos do país. Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira são dois nomes portugueses com obra na arquitetura contemporânea, mas há obras históricas que merecem a atenção dos visitantes. O estilo manuelino tradicional está presente em edifícios emblemáticos.
8 – Comer em centros turísticos
Os centros turísticos são mais caros e não apresentam a mesma qualidade. Há vários restaurantes tradicionais que apresentam os melhores pratos típicos da sua região. Além disso, normalmente, servem em maior quantidade, com uma melhor relação qualidade-preço.
9 – Almoçar antes das 13 ou jantar antes das 19h
Normalmente o almoço é servido, na maior parte do país, depois da 1 da tarde, entre as 13h00 e as 15h00. O jantar só começa depois das 19h00 ou 20h00 e pode durar até às 23h00 (dependendo da região ou cidade). As cozinhas (e às vezes os restaurantes inteiros) costumam estar fechadas entre essas horas.
10 – Beber muito
Beber faz parte da experiência, nomeadamente num país em que tem vinho e cerveja de qualidade. Contudo, é sempre um erro beber em demasia, prejudicando a experiência de estar num país repleto de atrações. The Culture Trip deixa o alerta: “beber demais enquanto visita um país estrangeiro nunca é uma boa ideia, mesmo que esse país tenha fama de ser seguro, como Portugal”.
11 – Ficar apenas nas grandes cidades
Lisboa e Porto são realmente cidades incríveis, mas o país tem muitos outros destinos que são merecedores de uma visita. O Alentejo ou Algarve, o centro de Portugal, as ilhas, não faltam destinos no resto do país que são verdadeiramente encantadores.
A maioria das 11 coisas que um estrangeiro não deve fazer são tão válidas para Portugal como para a maioria dos países. A recomendação de falar Inglês por ex. é óbvia, em qualquer lado é a 2ª língua aprendida nas escolas. Todavia o francês é também falado em Portugal por muitos com mais de 50. Evitar restaurantes em zonas turísticas é sensato em qualquer parte do mundo.
Aquilo que mais me irrita num estrangeiro é tentar ajudá-lo e ver que está com medo que eu queira qualquer tipo de recompensa.
Primeiramente dizer que Portugal é um pais lindo é, como nós brasileiros dizemos: é chover no molhado !
O povo é muito receptivo e tive muita facilidade para me comunicar…sempre digo que estar em Portugal é estar na Europa; assim, eles são lógicos e perguntas com repostas óbvias nao caem bem ! O que é mais importante é o brasileiro agir com bom senso, afinal, não está em seu próprio país !
Lindo