Considera-se um bom condutor? Destacamos 11 erros que os maus condutores fazem e que devem ser evitados a todo o custo! Saber conduzir um carro é uma atividade bastante útil. No entanto, além da utilidade, há uma grande responsabilidade. Por isso, existe a necessidade de se ter carta de condução, de se conhecer minimamente o Código de Estrada. Existem muitos conhecimentos que se devem dominar quando se conduz.
No entanto, todos vemos erros gritantes nas estradas portuguesas, diariamente, é praticamente impossível não se deparar com maus condutores. Estes condutores colocam-se a si em perigo, mas também a todos os outros. Os passageiros que possam levar, peões e outros condutores. Estes maus condutores que fazem manobras arriscadas, não sinalizam as suas manobras, andam a velocidades indevidas e cometem erros que podem deixar os outros condutores à beira de um ataque de nervos. Os maus condutores podem ser verdadeiramente irritantes.
11 coisas que os maus condutores fazem frequentemente
1 – Não usam cinto de segurança
Os acidentes acontecem, todos os dias. Um condutor até pode achar que domina bem o seu carro, mas a segurança na estrada não depende apenas desse domínio. Existem muitas outras variáveis.
Por isso, há a obrigação da colocação do cinto de segurança. No entanto, os maus condutores “esquecem-se” frequentemente de colocar o cinto de segurança. Infelizmente, um erro deste género pode muito bem ser o último erro de um mau condutor…
O gesto de colocar o cinto de segurança é uma tarefa que leva apenas alguns segundos. Até um condutor de Fórmula 1 é sensato ao ponto de colocar o cinto de segurança quando se encontra no seu carro pessoal.
2 – Distraem-se muito, até comem!
Os maus condutores estão distraídos frequentemente. Alguns distraem-se que parece que ficam em piloto automático, outros fingem que estão num rali. Nas manhãs, é comum ver muitos condutores distraídos, seja na colocação da maquilhagem, seja na mudança de estação de rádio, seja no facto de se estar a tomar um pequeno-almoço apressado.
Os maus condutores esquecem frequentemente que as mãos devem estar no volante. Verter bebidas enquanto se conduz ou virar comida pode levar a momentos de súbitas mudanças de direção ou de velocidade, levando a que ocorram acidentes.
3 – Uso do telemóvel
Há pessoas que sentem necessidade de estar constantemente no telemóvel. Fazem-no até a conduzir. Muitos só querem atualizar o feed das redes sociais ou de notícias. Há maus condutores que se acham excelentes malabaristas, enquanto fazem curvas. Outros maus condutores gostam de ler /escrever mensagens ou até emails. Há quem prefira efetuar ou receber chamadas enquanto conduz. Fazem-no sem usar auricular ou sistema de alta voz, como manda a lei, porque a lei não manda neles.
Os maus condutores demonstram todo o tipo de comportamentos que ficam associados a vários sinistros nas estradas. Além de acidentes que podem prejudicar a vida de muitas pessoas, podendo levar até à morte, dos maus condutores ou de terceiros, há multas pesadas. Pode ser que as multas os faça mudar comportamentos…
4 – Circulam na faixa do meio
Há pessoas que levam muito a sério o lema “no meio é que está a virtude”, por isso é possível ver tantos condutores que insistem em circular tanto nas faixas de ultrapassagem.
Estas pessoas esquecem que se recomenda que ocupem a faixa de rodagem mais à direita. Optam por ficar sempre na faixa do meio. Frequentemente, os maus condutores fazem-no a velocidade excessivamente… reduzida, ignorando os buzinões com que são blindados.
5 – Aceleram desnecessariamente
Se uns pecam por escassez de velocidade, outros primem pelo excesso. A não ser que se trate de uma deslocação para o hospital e se esteja numa ambulância, nunca há verdadeira necessidade de se ir a uma velocidade excessiva.
O excesso de velocidade é uma das maiores causas de acidentes na estrada (e de mortes). Esta opção, que é sempre desnecessária e insensata, implica sempre a colocação de pessoas em perigo, o risco é real, para o mau condutor e para quem se cruza com ele, que podem ser peões ou outros condutores e ocupantes dos diferentes carros.
Os atrasos não são um bom argumento para os maus condutores. Os bons condutores não se atrasam, porque preferem acordar cedo para ir ao seu destino, tranquilamente, dentro do limite de velocidade.
6 – Não assinalam a mudança de faixa (‘dar o pisca’)
Há pessoas que conduzem como se tivessem o carro com os piscas estragados. O comportamento destes maus condutores é imprevisível, porque não avisam sempre que mudam de faixa. Estas pessoas também cometem outros erros: param abruptamente para estacionar, colocando a sua segurança e a dos outros em risco.
A sua religião não admite o uso dos piscas, por isso também saem da autoestrada ou entram numa rotunda sem usar o pisca para assinalar a manobra. Este comportamento é típico dos maus condutores, sendo dos mais irritantes para quem faz uma boa condução e se vê forçado a uma reação súbita.
7 – ‘Colam-se’ aos carros da dianteira
Os maus condutores parecem necessitar de afeto, só assim se percebe que tenham a tendência para se colar ao carro da frente. Desta forma, os maus condutores não cumprem com o Código de Estrada, pois eles não mantêm as distâncias de segurança. Esse comportamento dos maus condutores pode originar multas.
Por vezes, adotam mesmo um comportamento agressivo, fazendo a aproximação em velocidade para obrigar o condutor do carro da frente a desviar-se, de forma a que a “princesa” possa desfilar e continuar a sua marcha, prosseguindo com a repetição de erros, desrespeitando as regras básicas de segurança rodoviária.
8 – Ocupam dois lugares de estacionamento
Há maus condutores que são tão grandiosos que gostam de encontrar dois lugares de estacionamento para si. É comum deparar-nos com falta de lugares em alguns locais muito procurados, nas grandes cidades, nos parques públicos, nos shoppings e noutras grandes superfícies.
No entanto, estas pessoas são especiais, porque conseguem encontrar dois lugares. Elas estacionam entre dois lugares, impedindo outra pessoa de ter um lugar de estacionamento. Seja por dificuldades a estacionar, seja por preguiça de insistir na manobra, seja por mero comodismo, o mau condutor fica indiferente em ver o seu carro ocupar dois lugares.
9 – Ocupam lugares de estacionamento que não devem
As pessoas querem facilitar a sua vida e não se importam muito com a vida dos outros. Por isso, até podem ocupar um lugar destinado a deficientes. Estes lugares destinam-se apenas a pessoas que são portadoras de alguma incapacidade e necessitam dessa prerrogativa.
Esses lugares de estacionamento visam facilitar a vida a quem tem de lidar com várias condicionantes. Por isso, estes lugares encontram-se ou perto da sua casa ou em locais muito distintos, como shoppings, por exemplo. No entanto, os maus condutores só pensam em si e ocupam estes lugares indiferentes a estas pessoas.
Não cometa estes erros e aprenda mais com o código da estrada:
- Os 7 erros mais comuns de condução que todos já cometemos
- Pode-se pisar a linha contínua para ultrapassar ciclistas?
- Evite as Multas: 15 infrações ao Código da Estrada que podem custar caro
10 – Não cumprem as regras de circulação nas rotundas
Existem regras explícitas para se circular nas rotundas, elas estão presentes no Código da Estrada. No entanto, o conteúdo presente no Código de Estrada não interessa muito para os maus condutores.
Eles fazem mesmo questão de não cumprir, eles adoram contornar a rotunda sempre na faixa da direita, mesmo (ou sobretudo!…) quando não pretendem tomar o percurso da primeira saída. Fazem-no sem sinalizar as suas manobras.
11 – Ignoram as más condições climatéricas
As recomendações de condução defensiva, quando se está perante condições climatéricas adversas, são completamente ignoradas pelos maus condutores. Estas pessoas preferem continuar a conduzir de forma irresponsável, quando se encontra a chover torrencialmente, ou quando está a nevar.
O piso fica muito diferente quando se está num belo dia soalheiro, mas para os maus condutores é como se fosse a mesma coisa, pois o carro tem sempre 4 rodas. O comportamento destas pessoas até pode levar a que o carro deixe de ter as 4 rodas, pois os carros deslizam e embatem, podendo levar à perda de rodas ou outros problemas bem mais graves…