Aprenda a fazer um bolo imaculado e surpreenda toda a família e amigos. Apresentamos-lhe truques para um bolo fofinho.
Para quem gosta de cozinhar e receber pessoas em casa, um dos grandes prazeres é, sem dúvida, fazer bolos. Podem ser de chocolate, laranja ou canela. Podem ser secos ou ter coberturas mais gulosas. Podem servir de sobremesa ou de ingrediente para o lanche. Podem ser maiores ou mais pequenos. Redondos, retangulares ou, até, quadrados. Certo é que se quer sempre um bolo perfeito, ou seja, bem fofo.
Todavia, nem sempre o resultado final é o que idealizávamos. Por vezes, o bolo não desenforma. Outras vezes, fica com uma consistência borrachosa. Há, ainda, vezes que fica demasiado seco e rachado. A boa notícia é que há formas de evitar estes percalços, bastando seguir os próximos 10 truques para um bolo fofinho e saboroso.
10 truques para um bolo fofinho e saboroso
Pré-aquecer o forno
Mesmo que a receita não o indique, pré-aquecer o forno, alguns minutos antes de colocar o bolo a assar, vai garantir que ele coze de forma mais rápida e uniforme. O não cumprimento deste passo pode, muitas vezes, ser o motivo para o bolo abater ou não atingir a consistência e textura pretendidas.
Utilizar corretamente o fermento em pó
Uma das queixas frequentes, por parte de quem faz bolos, é que eles não cresceram suficiente, mesmo quando foi adicionado fermento ao preparado. Uma das razões para isso pode ser o facto deste ingrediente não estar a ser colocado da maneira e no momento adequados. O fermento em pó não deve ser batido e deve ser adicionado ao preparado na última fase da receita, ou seja, antes do bolo ir ao forno.
Leia também: Bolo de iogurte húmido e fofinho: 3 receitas simples, fáceis e deliciosas
Usar uma forma com água na base do forno
Sem dúvida que a fase de cozedura no forno é muito importante para o sucesso do produto final. Por isso, a dica que deixamos é para que, no momento de pré-aquecer o forno, coloque uma forma com água, na zona inferior do forno. O vapor de água que vai libertar ajudará a tornar o bolo mais húmido.
Cumprir a receita
Costuma dizer-se que na hora de fazer bolos, não se pode facilitar nas dosagens indicadas e um grama a mais ou a menos pode mesmo comprometer o resultado final do doce. Por isso, se está a seguir uma receita, procure acompanhar detalhadamente o passo a passo e não ignore nenhuma recomendação ou indicação.
Preparar bem a massa
Embora o processo de cozedura seja muito importante, a preparação da massa também deve ser cuidadosa, de forma a garantir que o bolo vai ficar com a consistência pretendida. Por isso, bata sempre o preparado a uma velocidade baixa, alternando os produtos secos com os produtos líquidos. Se houver lugar às claras em castelo, elas devem ser acrescentadas no final, delicadamente.
Deixar os ingredientes à temperatura ambiente
De um modo geral, na confeção de bolos, é preferível manter os ingredientes à temperatura ambiente. Isso ajuda a tornar a mistura mais homogénea e facilita a ligação dos produtos. Assim, o primeiro passo, antes de preparar o bolo, é mesmo retirar todos os ingredientes do frio.
Não fazer o teste do palito
Pode parecer estranho, mas este teste muito comum, pode mesmo fazer o bolo mingar. Portanto, na hora de querer saber se o bolo já está ou não cozido, pressione com o dedo a massa. Caso a massa afunde, mas volte depois ao normal, é sinal de que o bolo já cozeu e está bem fofo.
Leia também: Torta de Chocolate simples e fácil, 4 doces tentações
Untar bem a forma
Outro dos problemas frequente na confeção de bolos é ele não desenformar corretamente. Muitas vezes, a causa disso é a forma não estar suficientemente untada com manteiga e farinha. Portanto, unte corretamente ou, se preferir, use papel manteiga ou uma forma antiaderente.
Não abrir a porta do forno
No geral, só deve abrir a porta do forno para colocar o bolo e, depois, para o retirar. Abrir a porta de 5 em 5 minutos vai fazer com que o bolo murche. A dica é que confie no tempo de cozedura indicado na receita e, eventualmente, espreite pelo vidro da porta, quando já tiver passado metade do tempo previsto.
Desenformar o bolo já morno
Para evitar “rachadelas” no bolo, procure desenformá-lo, já arrefecido. Assim, o processo será mais simples e o resultado final muito mais satisfatório.
BOA DICA. 😉