Saiba como conseguir um bolo fofo e macio, com um sabor delicioso. Aprenda estes super truques, ponha-os em prática: 10 segredos para conseguir o bolo perfeito.
Há quem julgue que conseguir um bolo perfeito é um truque de magia, mas não. Para preparar um bolo super delicioso, apenas precisa de seguir alguns passos e cumprir certas regras. Respeitar o modo de preparação ou pré-aquecer o forno são apenas algumas das dicas que vamos partilhar e que garantem um bolo fofo e macio, pleno de sabor e doçaria.
Aprenda estes super truques, ponha-os em prática e, depois, é só convidar a sua família e amigos para provarem os bolos mais deliciosos das redondezas.
Leia também: 15 segredos de cozinha que mudarão a sua vida
10 segredos para conseguir o Bolo Perfeito
Cumpra o passo a passo da receita
Para o sucesso de uma receita, é essencial cumprir com rigor o modo de preparação. Nos bolos, os detalhes são fundamentais, assim como as dosagens e a ordem pela qual os ingredientes são misturados. Só cumprindo todas as indicações, é possível obter um bolo com o sabor e a consistência desejadas.
Pré-aqueça sempre o forno
Pré-aquecer o forno é fundamental para o sucesso de um bolo. Basta ligá-lo 30 minutos antes de colocar o bolo a assar, para conseguir um bolo bem cozido e rapidamente. Quantas vezes deixou o bolo ficar seco ou meio cozido. Talvez a explicação esteja mesmo no facto de não ter pré-aquecido o forno, não?
Misture os ingredientes à temperatura ambiente
Na generalidade dos casos, nas receitas de bolos, os ingredientes devem ser misturados à temperatura ambiente. Assim, antes de começar a preparar o bolo, deve reunir todos os ingredientes que precisa, de forma a ser mais fácil conseguir uma mistura mais homogénea e sem grumos.
Cuidado com o fermento em pó…
Sabia que o fermento em pó nunca deve ser batido e que deve ser colocado em último lugar, antes de levar o bolo ao forno? Esta é uma informação que muitos desconhecem, mas que pode fazer toda a diferença no resulto final. Com este cuidado, os seus bolos irão crescer mais, não “afundaram” e terão um aspeto e sabor mais bonito.
O segredo está na massa
A verdade é mesmo esta. Para conseguir uma massa de bolo bem fofa, deve bater os ingredientes a uma velocidade baixa, alternando os produtos secos com os produtos líquidos. Caso inclua claras em castelo, então deve acrescentá-las só no final e delicadamente, de modo a integrar tudo corretamente.
Untar, untar e untar
Um bolo agarrado à forma é tudo aquilo que não queremos. Portanto, para evitar este problema, deve untar sempre muito bem com manteiga e farinha a forma onde vai colocar a massa. Hoje em dia, também já existem outras opções, como papel manteiga ou formas antiaderentes que evitam a necessidade de untar com manteiga e farinha.
Não esteja sempre a espreitar…
A ansiedade não é boa na hora de fazer bolos. Abrir a porta do forno de 5 em 5 minutos é um dos erros crassos de quem diz não saber fazer bolos. Se a sua massa costuma “murchar”, talvez seja este o motivo.
Respeite o tempo de cozedura indicado na receita e só abra a porta do forno quando tiver passado metade do tempo previsto no modo de preparação. A saída constante de ar quente é prejudicial à cozedura do bolo.
Leia também: Saúde: 10 truques caseiros para eliminar manchas nos dentes
Não faça o teste do palito
Apesar de ser muito sugerido nas receitas, o teste do palito não é nada bom para a correta cozedura do bolo. Picar a massa pode fazer com que ela mingue. Assim o que deve fazer é pressioná-la com o dedo e, caso ela afunde mas volte logo ao normal, significa que o bolo já deve estar pronto.
Introduza uma forma com água na base do forno
Na mesma altura em que estiver a pré-aquecer o forno, coloque uma forma com água na base do forno. Tal irá provocar uma humidade boa, pois tornará os seus bolos mais molhadinhos.
Espere para desenformar
Nunca deve desenformar um bolo ainda quente. Deve deixá-lo arrefecer e só quando ele estiver com uma temperatura morna é que o deve retirar da forma. Assim é mais fácil garantir um bolo perfeito e com boa aparência.
PARABÉNS Os conselhos são interessantes e as receitas parecem ser muito boas…só falta experimentar…