Há dicas que se revelam particularmente úteis. Conheça alguns truques que “salvam vidas”. Saiba quais são os melhores produtos alternativos na culinária!
Quem está habituado ao mundo da gastronomia seguramente que já viveu a frustrante sensação de começar a cozinhar e a meio do processo perceber que há um ingrediente essencial que surpreendentemente não está na nossa cozinha ou despensa.
Ora, por muito grande que seja a desilusão, o espetáculo tem de continuar, que é como quem diz, há que continuar a cozinhar. Mesmo não tendo um determinado produto, é possível continuar a receita, pois há sempre alternativas.
Há também quem tenha de procurar produtos que sejam bons substitutos por questões de saúde. Ora, há que perceber que se terá um resultado necessariamente distinto, mas que pode revelar-se igualmente satisfatório.
10 produtos alternativos na culinária que tem de conhecer
1 – Uma alternativa ao fermento
Para substituir o fermento químico na confeção de bolos, pode recorrer a outro produto que faz o bolo crescer quando é submetido ao calor, o bicarbonato de sódio.
2 – Uma alternativa ao açúcar
Como alternativa ao açúcar mais refinado, pode recorrer a açúcar amarelo (ou mascavado).
Para fazer bolos, bolachas, biscoitos ou adoçar chás ou cafés, pode usar mel ou melaço.
Na confeção de bolos, pode reduzir ainda a quantidade. Pode optar por usar 1 chávena de açúcar para 2 chávenas de farinha. Também se revela sensato reduzir a quantidade de açúcar para ⅓. Tal funciona na maioria das receitas. Faz-se um bolo de sabor bem agradável e bem mais saudável.
3 – Uma alternativa ao sal
Use flor de sal como substituta, pois é uma opção que tem mais nutrientes. O sal pode ser reduzido substancialmente na maioria das receitas. Em muitas receitas, também pode recorrer a ervas aromáticas como alternativa ou complemento.
4 – Uma alternativa nas receitas salgadas
Por vezes, fica a dúvida se devemos usar manteiga ou azeite nas receitas salgadas.
Use azeite extravirgem (de preferência biológico e com o máximo de 0,2 de acidez) nos pratos salgados. A opção pelo azeite é mais saudável (sendo uma boa fonte de vitamina A, D e E).
A manteiga também tem o problema de queimar mais facilmente.
5 – Uma alternativa ao refogado
Há quem ache que para fazer sopa se deve refogar, previamente, os legumes. Mas basta apenas cozer os legumes em água, sendo uma opção muito mais saudável que não prejudica a qualidade da sopa. No final, pode juntar um fio de azeite ou ervas aromáticas.
6 – Uma alternativa à farinha “branca”
A quantidade de farinha “branca” pode ser substituída ou, pelo menos, reduzida substancialmente. Use apenas metade de farinha branca e junte outra metade de farinha integral para fazer bolos igualmente saborosos, mas mais saudáveis.
Se achar que fica um bolo mais pesado ou seco, use 1/3 de farinha integral e 2/3 de farinha branca. Pessoas que sofram de problemas digestivos devem usar farinha de espelta ou farinha de arroz como alternativa à farinha de trigo.
7 – Uma alternativa à gordura
Pode usar creme vegetal como alternativa em cozinhados em que use a tradicional manteiga. A gordura nos bolos também pode e deve ser reduzida, independentemente da opção usada, seja ela azeite, óleo, manteiga.
Num bolo médio, pode usar-se apenas 1/3 de chávena de gordura, acompanhando a quantidade de duas chávenas de farinha e uma chávena de açúcar. Mas mesmo esta quantidade pode ser reduzida ou até suprimida (em alguns casos, pois pode ser substituída por iogurte natural).
O bolo feito com iogurte natural fica mais enriquecido pelo cálcio, mas também se torna num bolo mais saudável e macio. Pode substituir a manteiga por iogurte natural na totalidade ou, então, pode recorrer a um opção intermédia: dividir a quantidade de manteiga entre iogurte e manteiga (creme vegetal).
Em determinados bolos, pode usar-se banana esmagada como alternativa à manteiga. Outra alternativa que pode usar é a beterraba, elemento que pode substituir a manteiga integralmente nos bolos de chocolate. Esta opção praticamente não altera o sabor do bolo, mas deixa-o bem mais saudável. Já o abacate pode substituir a manteiga na mousse de chocolate.
O óleo de amendoim (que não satura a altas temperaturas) ou o óleo de girassol revelam-se boas alternativas ao óleo. Pode também usar sumos de fruta na confeção de alguns bolos, como substitutos do óleo. Por exemplo, no bolo de laranja e no bolo de limão.
8 – Uma alternativa ao cacau
A farinha de alfarroba revela-se uma excelente alternativa, caso pretenda reduzir ou substituir o cacau nos bolos. A farinha de alfarroba não só ajuda a tornar o bolo mais belo, como ainda concede ao mesmo um sabor distinto.
Pode optar por usar em conjunto ou substituir por completo. Ou seja, tanto pode usar farinha de alfarroba para substituir a quantidade total de cacau em pó, como pode conjugar ambos os produtos, misturando cacau em pó com farinha de alfarroba.
Os mais gulosos não prescindem do verdadeiro sabor do chocolate. Por isso, nesse caso, recomenda-se que chocolate com 75% de cacau, sendo puro chocolate, sem adição de açúcar ou gordura ou com adição numa quantidade inferior.
9 – Uma alternativa aos ovos
Existem algumas alternativas que servem como solução perfeita para substituir os ovos na confeção de bolos. A melhor alternativa para esse fim é a linhaça.
O melhor procedimento a seguir é o seguinte: estime uma colher de sopa de sementes de linhaça para cada ovo de que necessita. Deve triturar previamente as sementes na trituradora.
10 – Uma alternativa às natas
As natas são um ingrediente chave em diversas receitas, revelando-se uma bela dor de cabeça, quando percebemos que não temos natas em casa. Ora, quando tal acontece, pode usar-se iogurte natural. Este produto pode substituir as natas na maior parte das receitas.
O iogurte natural pode substituir as natas no cheesecake, na bavaroise, na mousse de frutas ou até no recheio de bolos. Pode ainda usar iogurte natural (como alternativa às natas) com um pouco de gelatina em pó para sobremesas que deseja que fiquem consistentes.
Pode recorrer ao iogurte grego, se desejar criar uma sobremesa ou um recheio mais cremoso e consistente. Para os pratos salgados, pode usar o requeijão como alternativa às natas. Tal funciona nas quiches, massas…
Os intolerantes à lactose também necessitam de encontrar alternativas às natas. Neste caso, as natas tradicionais devem ser substituídas por iogurtes naturais sem lactose ou por natas de soja.