Início Cultura 10 palavras curiosas da Língua Portuguesa

10 palavras curiosas da Língua Portuguesa

Aprenda diariamente uma palavra e aprenda 30 num mês! Testemunhe o seu progresso! Aprenda ou relembre 10 palavras curiosas da Língua Portuguesa.

10 palavras curiosas
10 palavras curiosas da Língua Portuguesa

Aprenda diariamente uma palavra e aprenda 30 num mês! Testemunhe o seu progresso! Aprenda ou relembre 10 palavras curiosas da Língua Portuguesa.

São inúmeras as palavras que fazem parte da língua portuguesa. Será mesmo uma tarefa impossível para nós fazer essa contabilização individualmente. Aliás, nem conseguimos contar as palavras que dominamos, quanto mais as que existem num dicionário…

Os dicionários têm diversas palavras distribuídas por cada página. São mesmo muitas as palavras que existem… Há diferentes dicionários e, em muitos deles, há palavras que não estão noutros dicionários. Existem também palavras novas que surgem, posteriormente, à realização do dicionário.

O maior dicionário de português, a 10ª edição do Dicionário de Moraes (1948), contém 306.949 palavras. Nós, segundo alguns especialistas, temos um vocabulário ativo de apenas 1500 palavras. Todos podemos melhorar e alargar os seus conhecimentos, se houver esse esforço. Se se aprender uma palavra nova todos os dias, serão 7 numa semana e 30 num mês. Serão 300 palavras no espaço de um ano, um bom número a integrar no nosso vocabulário ativo.

Mas, não basta aprender o significado dos conceitos. É indispensável aplicar as palavras aprendidas para elas fazerem parte do vocabulário ativo. Preparado para o desafio de aprender uma palavra diariamente? Confira a nossa lista de palavras e use-as ao longo da semana.


Leia também: Língua Portuguesa: quanto é um bilião em Portugal?


10 palavras curiosas da Língua Portuguesa

Mormaço

Provavelmente de mormo + aço. Este nome masculino significa tempo quente e húmido.

Tarlatana

Termo que vem do francês tarlatane, com o mesmo significado. Este nome feminino significa tecido ralo, mas encorpado, destinado para forros.

Pérfido

Termo que vem do latim perfĭdu, com o mesmo significado. É adjetivo e nome masculino. Significa que ou o que falta à sua fé ou à sua palavra. Também significa que é traiçoeiro e desleal.

Fátuo

Termo que vem do latim fatŭu-, «estúpido; extravagante». É um adjetivo que significa

que tem fatuidade. Define alguém presumido, pretensioso, insensato, frívolo, ignorante, néscio. Fátuo pode ainda ser destinado a algo que só dura um instante, que é passageiro, efémero.

Destrambelhado

Particípio passado de destrambelhar. Destrambelhado é um adjetivo que significa desorganizado, no sentido popular. No mesmo sentido, significa disparatado, descomedido, desnorteado. Também significa amalucado.

COVID-19

Este nome feminino significa doença respiratória viral que é causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, do tipo Betacoronavirus. Foi identificado pela primeira vez, na China, em 2019.

É uma doença que se transmite sobretudo por contacto com material infecioso (nomeadamente por gotículas de secreções respiratórias) e cujos sintomas iniciais incluem febre, tosse e dificuldade respiratória, podendo ter evolução para situações de pneumonia, falência dos rins e de outros órgãos e eventual morte.

Termo que vem do inglês Corona virus disease 2019, «doença de coronavírus 2019», (que foi o ano em que o primeiro surto da doença foi identificado).

Fascículo

Termo que vem do latim fascicŭlu, «feixe pequeno». Este nome masculino significa       pequeno feixe ou molho; braçada. Também significa folheto ou destacável que é publicado  por partes e periodicamente. Ainda significa caderno.

É um termo comum na botânica, significando porção de estames ligados pelos filetes. Significa ainda inflorescência (espécie de corimbo) constituída por pequeno número de flores com pedúnculos muito curtos, sendo ainda fascículo condutor, conjunto individualizado de vasos condutores da seiva, nos vegetais.

Enigma

Termo que vem do grego aínigma, «palavra ambígua», pelo latim aenigma, «enigma». Este nome masculino significa descrição ambígua ou metafórica de algo, para ser decifrada por outra pessoa. É adivinha. Pode significar ainda coisa obscura e difícil de compreender.


Leia também: Língua Portuguesa: qual a origem de «luva»? E «máscara»?


A chave do enigma é o pormenor que torna a explicação do que era enigmático subitamente mais clara. Podem ser encarados como sinónimos termos como: arcano, charada, esfinge, incógnita, adivinha, adivinhação, mistério, xis.

Ínsua

Termo que vem do latim insŭla-, «ilha». Este nome feminino significa pequena ilha de areia que é banhada por um rio ou levada, ilhota. Significa ainda lezíria, ilhota de areia na foz de um rio ou terreno marginal de um rio. Ínsua tem como sinónimos ilhota, ilheta, ilhéu, ilhote, lezira.          

Queixoso

Termo que vem de queixa +-oso. É um adjetivo e um nome masculino. Queixoso significa aquele que se queixa ou se mostra ofendido. Significa ainda aquele que apresenta queixa a qualquer autoridade. Tem como termos sinónimos: querelante, quereloso, ressentido, sentido, triste, doído, lamentoso, lamurioso, lesado, plangente, querelador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.