Há moedas que parecem comuns, mas são bastante procuradas por especialistas. Confira se tem alguma destas moedas de 50 cêntimos de euro valiosas.
É incrível, mas é verdade. Há diversos objetos que, aparentemente, possuem um valor modesto, mas na verdade valem bem mais.
A moeda, por exemplo, por vezes apresenta um valor facial, mas devido a algumas circunstâncias, pode em alguns casos valer bem mais do que o valor que apresenta na sua face.
É como se a moeda em questão nos quisesse enganar e esconder o seu real valor, mas há especialistas (colecionadores e numismatas) que não são enganados… Eles ensinam os outros a ter alguns aspetos em atenção.
Normalmente, as moedas só valem o valor que apresentam na sua face, mas existem moedas com caraterísticas especiais. Por exemplo, existem 50 cêntimos que valem bem mais do que 50 cêntimos!…
10 moedas de 50 cêntimos de euro valiosas. Tem alguma?
Muitos de nós usamos regularmente moedas de 50 cêntimos. Muitas vezes, até se perdem no fundo das nossas carteiras. Facilmente prescindimos delas para despacharmos o excesso de troco que por vezes se acumula.
No entanto, podemos estar a libertar moedas preciosas, como se se tratasse de moedas comuns… É que há moedas que aparentam ser comuns, mas não são.
Como valem muito mais do que o valor que apresentam na sua face, convém conhecê-las para não fazer asneiras. Se necessário, parta o seu mealheiro, para ver se tem algumas dessas moedas na sua casa.
Colecionismo
Existem muitas pessoas que gostam de colecionar moedas. Muitos adultos de hoje, em miúdos colecionavam cromos e tinham gosto em colar os autocolantes na sua caderneta e, quando esta se encontrava cheia, exibiam-na orgulhosamente.
Essa paixão por vezes permanece, pois o colecionismo pode revelar-se para muitos adultos uma brincadeira bastante séria. Existem colecionadores que apresentam uma paixão particular por determinado produto, embora alguns possam reunir artigos de diferentes categorias.
Há diversos tipos de colecionadores, com coleções para todos os gostos. Há pessoas que colecionam selos; há quem colecione pacotes de açúcar e, entre muitos outros produtos que podem ser colecionados; há quem colecione moedas.
Colecionismo de moedas
O colecionismo de moedas é, para muitos, uma forma de passar o tempo. No entanto, este hobby apaixonante pode tornar-se bastante lucrativo.
Se para muitos pode parecer um passatempo enfadonho, para alguns especialistas nesta matéria passar o seu tempo livre a colecionar moedas pode ser uma atividade bem rentável.
As moedas revelam-se um produto bastante interessante que atrai muitos colecionadores, pois agregam em si diversas qualidades. As moedas são um documento histórico por si só.
Todas elas apresentam um valor na sua face, mas têm outros dados, como ano, origem, entre outros elementos.
Por exemplo, elas normalmente apresentam uma imagem, sendo que esta pode servir para fazer uma homenagem a uma certa pessoa ou a um determinado evento histórico relevante.
Sorte
Para se ser bem-sucedido nesta área de colecionar moedas, existem características importantes a considerar, entre elas estão a sorte, o trabalho e o estudo. Sendo que há muitas moedas especiais em circulação, não é impossível ter a enorme sorte de ter uma moeda valiosa na carteira.
Contudo, muitos não têm o conhecimento necessário para saber o real valor da moeda, que pode ser bastante diferente do seu valor facial. Muitos lamentam ter o conhecimento necessário para as reconhecer, mas não verem surgir as moedas valiosas.
Para não ir em logros que são comuns na internet, é preciso trabalho e dedicar muito tempo ao estudo para estar devidamente informado. Assim, com conhecimento, aproveita-se a sorte que surge na mão ou, então, constrói-se a sorte, pois pode-se tentar ir ao encontro dessas moedas.
Moedas de euro
Entre as moedas de euro que são mais procuradas pelos colecionadores, estão as moedas de 2 euros. A razão é bem simples.
Estas moedas de 2 euros estão mais associadas a momentos especiais. Isto, porque boa parte dos países que têm o euro como moeda oficial, escolhem o formato de moedas de 2 euros quando emitem moedas comemorativas.
Logo, estas moedas revelam-se das mais raras e, por isso mesmo, são das mais valiosas do mercado.
Casos excecionais
Existem casos que fogem a esta regra; que são excecionais.
Por exemplo, na Alemanha, já fizeram moedas comemorativas de 10 euros. Logo, essas moedas possuem, atualmente, um valor bastante superior ao valor de 10 euros que apresentam numa das suas faces.
Valorização das moedas
Como é que é determinado o valor de uma moeda?
Existem diversas variáveis que podem interferir no processo de valorização de uma moeda. Por exemplo, a respetiva raridade ou se uma moeda se encontra ligada a um determinado evento especial.
Outra qualidade a ter em conta é o número das moedas que foram emitidas e que também pode ser um fator de valorização. O estado de conservação ou a existência de algum tipo de erro de cunhagem são alguns dos motivos que podem ajudar a valorizar uma moeda.
Moedas de 50 cêntimos
As moedas de 50 cêntimos, não sendo das mais procuradas pelos colecionadores de moedas, podem ser valiosas. Não sendo das moedas mais lucrativas, há casos excecionais que podem tornar estas moedas valiosas.
As moedas de 50 cêntimos podem ter particularidades que as tornam bem mais valiosas do que aparentam. Por exemplo, é relevante saber se as moedas foram ou não emitidas no Mónaco.
É que o Mónaco é um país que não faz parte da União Europeia, o que desde logo torna as moedas especiais. A moeda euro é utilizada no Mónaco, sendo que o principado cunhou algumas moedas de 50 cêntimos.
Foram cunhadas moedas em quantidades muito reduzidas, o que implica que tenha existido no imediato uma valorização dessas moedas, por via da sua raridade.
Estado de conservação
O estado de conservação é muito importante. Estas moedas têm de estar impecavelmente conservadas para revelarem a valorização que iremos apresentar neste artigo.
Todas as moedas que tenham estado em circulação ao longo de vários anos apresentam um desgaste natural. Por isso, embora sejam moedas raras, não apresentam a mesma valorização.
Assim, tenha isso sempre em consideração, pois as moedas que iremos mencionar só têm a valorização que apresentamos, quando se encontram em bom estado de conservação.
Moedas mais valiosas de 50 cêntimos de euro
- 50 Cêntimos, de Itália, em 2013. Valorização aproximada: 7.50 euros.
- 50 Cêntimos, de Irlanda, em 2008. Valorização aproximada: 7.50 euros.
- 50 Cêntimos, de Bélgica, em 2003. Valorização aproximada: 8 euros.
- 50 Cêntimos, de Itália, em 2004. Valorização aproximada: 8.50 euros.
- 50 Cêntimos, de Itália, em 2007. Valorização aproximada: 10 euros.
- 50 Cêntimos, de Itália, em 2011. Valorização aproximada: 10.50 euros.
- 50 Cêntimos, de Finlândia, em 2002. Valorização aproximada: 11 euros.
- 50 Cêntimos, de Irlanda, em 2007. Valorização aproximada: 11.50 euros.
- 50 Cêntimos, de Espanha, em 2002. Valorização aproximada: 14.90 euros.
- 50 Cêntimos, de Mónaco, em 2004. Valorização aproximada: 85 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: de Itália, em 2013.
Valorização estimada: 7.50 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: da Irlanda, em 2008.
Valorização estimada: 7.50 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: da Bélgica, em 2003.
Valorização estimada: 8 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: de Itália, em 2004.
Valorização estimada: 8.50 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: de Itália, em 2007.
Valorização estimada: 10 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: de Itália, em 2011.
Valorização estimada: 10.50 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: da Finlândia, em 2002.
Valorização estimada: 11 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: da Irlanda, em 2007.
Valorização estimada: 11.50 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: de Espanha, em 2002.
Valorização estimada: 14.90 euros.
Moeda: 50 Cêntimos de euro.
Origem: do Mónaco, em 2004.
Valorização estimada: 85 euros.
Confira se tem alguma destas raridades no porta-moedas. Se tiver alguma (ou várias) destas moedas de 50 cêntimos, será uma grande sorte. Encontrar estas moedas em sua casa pode revelar-se um pequeno tesouro, pois são bem mais valiosas do que aparentam.
Como algumas destas moedas circulam por aí. Por isso, com facilidade, podem até já ter passado pelas suas mãos.
Assim, agora que as conhece e reconhece, não vai repetir o erro de as deixar fugir. Elas estão à disposição dos mais vigilantes. Agora, resta estar com toda a atenção.
Sugestão
Caso tenha algumas moedas que necessite de avaliar, faça questão de procurar um especialista, um numismata ou um colecionador de moedas.
Se tiver essas preciosidades de 50 cêntimos, eles seguramente quererão juntá-las ao seu espólio.
Para vender as suas moedas de 50 cêntimos de euro
Existem sites dedicados a leilões e sites dedicados a numismática. Nos primeiros, pode, por exemplo, saber se tem moedas como a sua e por que preço estão a ser vendidas. Nos segundos, pode mesmo encontrar várias listas com informação preciosa, nomeadamente com os preços de diferentes moedas antigas.
Entre os sítios mais conhecidos neste setor estão: Portugal Moedas e LusoNumismatix. Estes espaços possuem informação relevante sobre moedas portuguesas com diferentes valores e diferentes origens, algumas que datam de século XVIII. Outra fonte importante é o site Numisrepublica, pois aqui poderá encontrar informação útil centrada em moedas da República Portuguesa e ex-colónias.