Há muitos que desconhecem que um produto como as borras de café pode ter inúmeras utilidades… Eis 10 maneiras de reaproveitar a borra de café. Surpreendente! É bastante comum usarmos coisas e deitarmos fora. A nossa sociedade não está educada a poupar e a reutilizar. Por exemplo, as borras de café podem ter diversos usos. Embora a maior parte dela esteja destinada ao lixo, o pó de café, mesmo após ser transformado em borras, tem diversas utilidades. Por isso, não o coloque no lixo…
O café é uma bebida bastante agradável que faz parte do quotidiano de milhões de pessoas em todo o mundo. São inúmeras as pessoas que têm a necessidade de beber uma ou mais (há quem exagere!…) chávenas de café diárias. Ele permite obter mais energia, despertar e ainda nos ajuda a concentrar. Contudo, muitos desconhecem, mas as borras do café podem ter diversos usos. Quer saber mais?
10 maneiras de reaproveitar a borra de café. Surpreendente!
A borra de café decompõe-se depois de colocada no lixo e liberta gases tóxicos (entre eles está o gás metano, que é 20 vezes mais potente que o CO2!) que sobem direto para a atmosfera. Por isso, não a coloque no lixo!
Leia também:
- 7 motivos surpreendentes para usar aloé-vera. Tome nota!
- 11 ideias fantásticas para aproveitar a borra de café
Eis os diversos usos que pode dar à borra do café!
Compostagem doméstica
A borra de café pode ser usada na compostagem doméstica. As minhocas revelam-se importantes neste processo, ajudando a transformar o material orgânico em adubo natural!
Fertilizante natural
Como contém nutrientes importantes, a borra de café pode ser usada para fertilizar o solo. A borra de café contém carbono e nitrogénio. Ela pode e deve ser usada pela sua função de fertilizante natural.
Pode ainda misturar a borra de café com ingredientes ricos em potássio e fósforo, nomeadamente casca de ovo moída, farinha de sangue, ossos ou esterco de animais. É necessário misturar e deixar a fermentar por 2 meses antes de aplicar no solo.
Hortas e jardins
Pode ainda ser usado sem adicionar nada mais, numa jardinagem orgânica, usando a borra de café como adubo.
A borra de café enquanto adubo pode ser usada para fazer crescer melhor determinados vegetais, pois torna os solos ácidos. A borra de café permite ainda proteger o solo, impedindo que surjam ataques de fungos e lesmas.
Elimina riscos dos móveis
As borras de café com água podem amenizar o problema dos riscos em móveis. Aplique o preparado nos riscos do móvel, com um cotonete. Depois, aguarde uns 5 minutos e faça uma limpeza no local com um pano de algodão.
Evita a invasão de alguns animais
Determinados insetos são afastados pelo cheiro que vem da borra de café. Basta colocá-la no trajeto que as formigas ou os gatos fazem quando invadem as suas plantações ou armários. Coloque a borra dentro de um pires e ponha-o no sítio que pretende.
Elimina maus cheiros
Coloque a borra de café no frigorífico e ela ajudará a eliminar os maus cheiros do seu interior. Esfregue a borra de café nas mãos e elimine o cheiro a alho ou a cebola, entre outros.
Limpeza
A borra de café ajuda a eliminar mesmo a sujidade que é difícil de limpar, seja em louça, panelas ou em grelhas do fogão. Também ajuda a desentupir pias.
Estética
É um bom esfoliante
As borras de café tornam a pele mais bonita e saudável. Misture a borra de café com um pouco de óleo de coco (ou de água) e esfregue o preparado no rosto e no corpo.
Reduz e combate a celulite
Aplique a borra de café, depois de a misturar com água ou com óleo de coco. Coloque o preparado diretamente nas zonas onde encontra a celulite. Faça-o por uns 10 minutos e repita-o 2 vezes por semana.
Cabelo
Estudos indicam que a borra de café permite estimular o crescimento do cabelo. Coloque a borra de café na cabeça e aplique no couro cabeludo (2 vezes/semana), com movimentos circulares.
Importante
O conteúdo aqui apresentado é de caráter informativo. Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.
Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.
NCultura
Se leu o presente artigo e gostou reaja a ele e faça um comentário!
Se tem neste tema um particular interesse conheça outros artigos sobre café, há diversas no NCultura. Se tem paixão pelo mundo do café, saiba que há mais artigos sobre café no NCultura. Se tem outros temas que gostaria que fossem explorados pelo NCultura, deixe-nos sugestões!
Apaixone-se pelo NCultura e explore diferentes temáticas: turismo e viagens, língua portuguesa, cultura, histórias, entre outras…
Muito interessante… Obrigada pelo conteúdo relevante.
Já estou utilizando como fonte de adubo natural.
Hoje tenho mais informações.
Muito bom.
Obrigado!
Sucesso à Ncultura.