Início Histórias 10 homens mais ricos de todos os tempos

10 homens mais ricos de todos os tempos

Prepare-se para somar muitos milhões nestas que são as fortunas dos 10 homens mais ricos de todos os tempos. Fique a conhecê-los.

homens mais ricos de todos os tempos
10 homens mais ricos de todos os tempos

10 homens mais ricos de todos os tempos

Prepare-se para somar muitos milhões nestas que são as fortunas dos 10 homens mais ricos de todos os tempos. Fique a conhecê-los.

Quem foi o homem mais rico de sempre? (dica: não é português)

São várias as listas dos homens mais ricos de sempre. Decidimos tomar por base o ranking da revista Time, o qual foi construído com o apoio de vários historiadores e economistas. Da lista seguinte, apenas uma das personalidades ainda se encontra viva. No geral, são os líderes e governantes a dominar esta tabela. Por que será?

10 homens mais ricos de todos os tempos (por ordem decrescente)

10

homens mais ricos
Gengis Khan – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Gengis Khan (1162 – 1227)

Este imperador mongol controlou o maior império em área contígua da História. Contudo, foi um líder “generoso”, já que partilhou a riqueza conseguida nas pilhagens com os seus soldados e comandantes.

Além disso, nunca investiu o seu dinheiro na construção de nenhum palácio ou templo, como era habitual, e consta que quando faleceu a cerimónia do seu funeral foi simples e modesta.

09

homens mais ricos
Bill Gates – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Bill Gates (1955 – )

Este é o único homem desta lista que ainda se encontra vida, representando aqui as fortunas do século XX/XXI.

O fundador da Microsoft tem uma fortuna avaliada em 96.5 mil milhões de euros e, segundo a Forbes, é atualmente a segunda personalidade mais rica em todo o mundo, só superado por Jeff Bezos (Amazon).

08

homens mais ricos
Alan Rufus – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Alan Rufus – Alan, o Vermelho, (1040 – 1093)

Sobrinho de Guilherme, o Conquistador, Alan possuía uma fortuna de cerca de 178 mil milhões de euros. Ficou conhecido por, juntamente com o tio, participar na conquista normanda da Inglaterra. À data da sua morte, a sua riqueza representaria cerca de 7% do PIB inglês, à época.

07

Quem foi o homem mais rico de sempre?
John D. Rockefeller – 10 homens mais ricos de todos os tempos

John D. Rockefeller (1839 – 1937)

Quando morreu, a fortuna de Rockefeller foi avaliada em 1.4 mil milhões de euros (entre declarações de rendimentos e inventários de bens), o que, hoje em dia, corresponderia a 311 mil milhões de euros.

Nas primeiras décadas do século XIX, Rockefeller começou a investir na indústria petrolífera e, em 1880, já controlava 90% da produção norte-americana.

06

Quem foi o homem mais rico de sempre?
Andrew Carnegie – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Andrew Carnegie (1835 – 1919)

Carnegie foi um norte-americano de origem escocesa que, em 1910, vendeu a sua empresa – U.S. Steel – à J.P. Morgan, o que lhe rendeu a módica quantia de 440 milhões de euros (2.1% do PIB norte-americano, à época). A sua fortuna foi avaliada em 339 mil milhões de euros.

05

Quem foi o homem mais rico de sempre?
José Estaline – 10 homens mais ricos de todos os tempos

José Estaline (1878 – 1953)

A riqueza de Estaline e da União Soviética acabam por se confundir. O poder que assumiu politicamente faz com que muitos economistas e historiadores o considerem o homem mais rico de sempre.

Apenas para se ter uma ideia, em 1950, a União Soviética gerava 9.5% do rendimento económico global, o que equivaleria a 6.8 biliões de euros, na atualidade.

04

Quem foi o homem mais rico de sempre?
Akbar, o Grande – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Akbar, o Grande (1542 – 1605)

O maior líder da dinastia Mogol possuiu uma fortuna impossível de contabilizar e quantificar, mas que pode ser estimada, tendo em conta o poderio económico do seu império que representava, nada mais nada menos, do que 25% do PIB mundial!

03

Imperador Shennong – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Imperador Shennong (1048 – 1085)

Imperador de uma dinastia – Song -, cujo poder era bastante centralizado, Shennong enriqueceu à medida que o império enriquecia.

Entre 960 e 1279, foi um dos impérios mais poderosos de sempre e fez com que, nessa altura, a economia chinesa fosse responsável por percentagens entre os 25% e os 30% do rendimento económico global da altura.

02

César Augusto – 10 homens mais ricos de todos os tempos

César Augusto (63 A.C. – 14 D.C.)

César Augusto era o dono de todo o Egito e líder de um império responsável por percentagens entre os 25% e os 30% do rendimento económico global.

A sua fortuna equivalia a ⅕ do império romano o que, atualmente, representaria 4.2 biliões de euros.

01

Mansa Musa – 10 homens mais ricos de todos os tempos

Mansa Musa (1280 – 1337)

E o homem mais rico de todos os tempos foi o líder do império Mali. Apesar da sua fortuna ser difícil de contabilizar, o reino de Musa foi o maior produtor de ouro do mundo, numa época em que este metal era particularmente valioso.

Em todos os registos que existem deste monarca, ele apresenta-se com ceptro de ouro, num trono de ouro e com uma coroa de ouro, ostentando precisamente a sua riqueza e fortuna.
_


OUTROS ARTIGOS QUE LHE PODEM INTERESSAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.