Prepare-se para somar muitos milhões nestas que são as fortunas dos 10 homens mais ricos de todos os tempos. Fique a conhecê-los.
Quem foi o homem mais rico de sempre? (dica: não é português)
São várias as listas dos homens mais ricos de sempre. Decidimos tomar por base o ranking da revista Time, o qual foi construído com o apoio de vários historiadores e economistas. Da lista seguinte, apenas uma das personalidades ainda se encontra viva. No geral, são os líderes e governantes a dominar esta tabela. Por que será?
Leia também: Os 10 países mais poluidores do mundo
10 homens mais ricos de todos os tempos (por ordem decrescente)
10
Gengis Khan (1162 – 1227)
Este imperador mongol controlou o maior império em área contígua da História. Contudo, foi um líder “generoso”, já que partilhou a riqueza conseguida nas pilhagens com os seus soldados e comandantes.
Além disso, nunca investiu o seu dinheiro na construção de nenhum palácio ou templo, como era habitual, e consta que quando faleceu a cerimónia do seu funeral foi simples e modesta.
09
Bill Gates (1955 – )
Este é o único homem desta lista que ainda se encontra vida, representando aqui as fortunas do século XX/XXI.
O fundador da Microsoft tem uma fortuna avaliada em 96.5 mil milhões de euros e, segundo a Forbes, é atualmente a segunda personalidade mais rica em todo o mundo, só superado por Jeff Bezos (Amazon).
08
Alan Rufus – Alan, o Vermelho, (1040 – 1093)
Sobrinho de Guilherme, o Conquistador, Alan possuía uma fortuna de cerca de 178 mil milhões de euros. Ficou conhecido por, juntamente com o tio, participar na conquista normanda da Inglaterra. À data da sua morte, a sua riqueza representaria cerca de 7% do PIB inglês, à época.
07
John D. Rockefeller (1839 – 1937)
Quando morreu, a fortuna de Rockefeller foi avaliada em 1.4 mil milhões de euros (entre declarações de rendimentos e inventários de bens), o que, hoje em dia, corresponderia a 311 mil milhões de euros.
Nas primeiras décadas do século XIX, Rockefeller começou a investir na indústria petrolífera e, em 1880, já controlava 90% da produção norte-americana.
06
Andrew Carnegie (1835 – 1919)
Carnegie foi um norte-americano de origem escocesa que, em 1910, vendeu a sua empresa – U.S. Steel – à J.P. Morgan, o que lhe rendeu a módica quantia de 440 milhões de euros (2.1% do PIB norte-americano, à época). A sua fortuna foi avaliada em 339 mil milhões de euros.
05
José Estaline (1878 – 1953)
A riqueza de Estaline e da União Soviética acabam por se confundir. O poder que assumiu politicamente faz com que muitos economistas e historiadores o considerem o homem mais rico de sempre.
Apenas para se ter uma ideia, em 1950, a União Soviética gerava 9.5% do rendimento económico global, o que equivaleria a 6.8 biliões de euros, na atualidade.
04
Akbar, o Grande (1542 – 1605)
O maior líder da dinastia Mogol possuiu uma fortuna impossível de contabilizar e quantificar, mas que pode ser estimada, tendo em conta o poderio económico do seu império que representava, nada mais nada menos, do que 25% do PIB mundial!
03
Imperador Shennong (1048 – 1085)
Imperador de uma dinastia – Song -, cujo poder era bastante centralizado, Shennong enriqueceu à medida que o império enriquecia.
Leia também: Os 10 destinos turísticos mais perigosos do mundo para viajar
Entre 960 e 1279, foi um dos impérios mais poderosos de sempre e fez com que, nessa altura, a economia chinesa fosse responsável por percentagens entre os 25% e os 30% do rendimento económico global da altura.
02
César Augusto (63 A.C. – 14 D.C.)
César Augusto era o dono de todo o Egito e líder de um império responsável por percentagens entre os 25% e os 30% do rendimento económico global.
A sua fortuna equivalia a ⅕ do império romano o que, atualmente, representaria 4.2 biliões de euros.
01
Mansa Musa (1280 – 1337)
E o homem mais rico de todos os tempos foi o líder do império Mali. Apesar da sua fortuna ser difícil de contabilizar, o reino de Musa foi o maior produtor de ouro do mundo, numa época em que este metal era particularmente valioso.
Em todos os registos que existem deste monarca, ele apresenta-se com ceptro de ouro, num trono de ouro e com uma coroa de ouro, ostentando precisamente a sua riqueza e fortuna.