Quando visitar a capital, não pode deixar de visitar as 10 grandes atrações de Lisboa. O nosso país tem diversas cidades a receber vários turistas. A capital é um destino que se destaca nesta matéria. Há vários motivos que ajudam a tornar Lisboa num destino turístico bastante popular internacionalmente. Há vários monumentos extraordinários que merecem destaque.
No presente artigo, reunimos algumas das melhores atrações que não se podem perder quando se visita Lisboa. São os destaques imperdíveis da capital portuguesa, espaços que apresentam as melhores coleções de arte ou exemplares de arquitetura que impressionam.
As 10 grandes atrações de Lisboa de visita obrigatória
1 – MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Este museu ocupa dois edifícios vizinhos presentes numa antiga central termoelétrica e num novo edifício icónico. O Maat apresenta-se em forma de concha e com linhas curvas e fluídas.
Este edifício foi desenhado por Amanda Levete, uma arquiteta britânica. O Museu tem quase 3000 metros quadrados para exposições. Este museu é o único no mundo a conjugar as disciplinas de arte, arquitetura e tecnologia.
2 – Museu Calouste Gulbenkian
Calouste Gulbenkian era colecionador de arte. Ele comprava “apenas o melhor”. Cada peça da coleção deste homem é uma obra-prima, um tesouro raro ou única. Este museu apresenta uma das coleções privadas mais importantes e impressionantes do mundo, com obras de diversos períodos e áreas, provenientes de diferentes eras, que vão desde arte egípcia a greco-romana e islâmica. No museu, podemos ainda encontrar pintura e artes decorativas de vários países europeus.
3 – Convento da Madre de Deus / Museu do Azulejo
Neste convento do século XVI, é contada a história e a evolução da arte do azulejo. Neste espaço, encontra-se um património singular. Trata-se do único museu no mundo dedicado a esta arte que teve origem no antigo Egito. No entanto, alastrou-se pelo norte de África e Europa. Posteriormente, os portugueses dominaram a arte.
4 – Museu Nacional dos Coches
Este museu tornou-se numa das atrações mais populares de Lisboa, sendo dos espaços mais visitados da capital. Este museu apresenta uma coleção única no mundo. Por aqui, poderá encontrar alguns dos coches mais magníficos e luxuosos.
Estes veículos transportaram ao longo dos séculos diversos elementos da nobreza e realeza europeia. Originalmente, os coches foram expostos no antigo Picadeiro Real. Contudo, atualmente, encontram-se num edifício contemporâneo. Este espaço foi desenhado por Paulo Mendes da Rocha, um arquiteto brasileiro premiado.
5 – Museu Nacional de Arte Antiga
Este espaço abriu em 1884. O museu foi criado para reunir os “tesouros nacionais” num local. No Museu Nacional de Arte Antigo, encontram-se obras emblemáticas. A grande obra-prima do museu são os Painéis de São Vicente, do século XV, atribuídos a Nuno Gonçalves. Estes painéis representam 60 figuras venerando São Vicente. Entre elas está o Infante Dom Henrique. Outras obras populares são “As Tentações de Santo Antão” de Hieronymus Bosch ou “São Jerónimo” de Dürer. Após ver a coleção, passeie pelo jardim do museu, descontraia no café com esplanada e aprecie a encantadora vista sobre o Tejo.
6 – Castelo de São Jorge
Este castelo foi erguido há mais de um milénio. Ele está presente na colina mais alta da cidade. O imponente elemento arquitetónico foi construído no século VI. O castelo foi ocupado por romanos e visigodos, antes de se tornar num palácio durante a ocupação árabe.
Após ser conquistado por D. Afonso Henriques (primeiro rei de Portugal) em 1147, ele recebeu o nome do santo padroeiro de Inglaterra, após ser feita a aliança luso-britânica.
Numa das salas, encontra-se uma pequena coleção de achados arqueológicos. Nesta divisão, Vasco da Gama foi recebido após ter regressado da Índia. O Castelo de São Jorge oferece vistas de cortar a respiração.
7 – Parque das Nações
Quando Lisboa foi escolhida para palco da Expo 98, a parte oriental da cidade era uma zona industrial muito pouco convidativa. Contudo, desde então, o espaço renasceu, transformando-se num bairro futurista.
Neste local, encontram-se alguns exemplos fantásticos da arquitetura contemporânea. A Estação do Oriente é um deles, mas o Pavilhão de Portugal e a sua extraordinária pala destacam-se. Trata-se de uma construção de Álvaro Siza Vieira.
Muitas das construções deste bairro futurista têm os oceanos como inspiração. Neste espaço, podemos encontrar um dos maiores aquários do mundo e, seguramente, um dos mais impressionantes!
8 – Museu Coleção Berardo
O polémico empresário Joe Berardo aceitou expor a sua valiosa coleção de arte moderna e contemporânea no CCB (Centro Cultural de Belém) em 2007. Desde então, este museu ficou com o seu nome.
A coleção do museu é reconhecida como uma das melhores da Europa. Este espaço oferece uma visão global das artes plásticas desde o século XX à atualidade.
9 – Torre de Belém
Esta torre é o ex-líbris da cidade e foi construída em 1515. A Torre de Belém apresenta-se como uma bela fortaleza com grande importância histórica. Ela protegia Lisboa e servia de ponto de partida das viagens dos “Descobrimentos.”
Esta construção é um exemplar da arquitetura manuelina. A Torre de Belém é Património Mundial. A experiência de apreciar os seus diversos detalhes esculpidos é memorável. Estão presentes em pedra, cordas, nós, cruzes, esferas armilares. Um dos destaques vai para uma escultura de Nossa Senhora do Bom Sucesso, que protegia os marinheiros.
10 – Mosteiro dos Jerónimos
O mosteiro é uma construção do século XVI. Esta construção é a grande atração de Lisboa. O Mosteiro dos Jerónimos proporciona uma viagem à época dos “Descobrimentos”. Visitar este museu permite-nos viajar a um tempo em que as especiarias do Oriente geravam grande riqueza, que permitiu pagar esta grandiosa arquitetura.
O Mosteiro dos Jerónimos está classificado como Património Mundial. Este espaço serviu de palco a eventos históricos importantes, tais como a assinatura do Tratado de Lisboa em 2007, que contou com a presença dos 27 membros da União Europeia.